sábado, 21 de fevereiro de 2009

DECOLA O DESEMPRGO NA EMBRAER

Não dá para não ficar preocupado! Para muitos, e em especial para os 4.200 funcionários da Embraer, empresa ligada ao Governo Federal, o carnaval deste ano terá um novo sabor. O sabor do desemprego, uma nítida alusão a tudo que Lula vem apregoando.

De nada adiantou otimismo do presidente Lula, em querer passar aos brasileiros a imagem de que o Brasil está imune à crise financeira norte americana. O fato é que, palavras são fáceis de serem ditas, porém a ação, a atitude é que é difícil de ser exercitada, Lula sempre foi muito bom de ‘palavras’ jogadas ao vento, e muitas vezes têm acertado o que lhe deu maior poder de continuar fazendo o ‘jogo’ do poder.
O fato é que a realidade é mais séria do que se imaginava, a crise vem como um tsunami e arrasta todos que estão desatentos ou brincando de governar. As demissões na Embraer foram antecipadas pelo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo.

Segundo Coutinho, a Embraer depende muito do mercado externo e se encontra em situação complicada por conta da crise internacional. No encontro, ele ressaltou que haveria "expressivas demissões". Na própria segunda-feira, Coutinho informou a Lula sobre as demissões na Embraer.
As demissões na Embraer equivalem aproximadamente 20% do efetivo de 21.362 empregados. A direção da empresa justificou que a decisão era resultado das dificuldades decorrentes da crise financeira internacional.

A Embraer também revisou suas estimativas para 2009. A empresa calcula entregar 242 aeronaves no período (ante 270 na previsão anterior), com uma receita prevista de US$ 5,5 bilhões (ante US$ 6,3 bilhões). Por conta da redução da estimativa de receita, a empresa refez sua previsão de investimentos para US$ 350 milhões neste ano (ante R$ 450 milhões).
E Lula continua com aquele mesmo 'joguinho' de que: "nada sei, nada sabia" e nós simples mortais brasileiros, resta-nos lamentarmos, afinal!! este filme já assistismos. várias vezes.

Ailton Santiago.
Fonte: Folha Online

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O VEREADOR E SUAS ATRIBUIÇÕES


No dia primeiro de janeiro deste ano, tomaram posse em todos os municípios da federação brasileira, vereadores e prefeitos que irão administrar nos próximos 4 anos os destinos de seus municípios, alguns poucos como, o de Nova Olímpia-MT, somente foram empossados os vereadores, pois o candidato a prefeito teve seus direitos e o diploma cassado pelo TER. Ser político, e em especial vereador, para muitos passou a ser uma profissão, e de tal forma assim a encaram, e não deixa de ser um bom negócio ser vereador, vejamos: qual emprego você conseguiria e já no primeiro dia você ganha 30 dias de férias (recesso), remunerado é claro!

Isso justifica o grande interesse das pessoas em querer ser um vereador, Não precisa ter estudo, (aliais, nem para ser presidente do país), basta saber ler mais ou menos e igualmente desenhar o nome. É a única profissão que não exige teste teórico ou prático, diferentemente de qualquer outra profissão, que além do teórico, e prático o candidato ainda passa por uma avaliação médica e psicológica. É bom refletir: que emprego você conseguiria ganhar mais de R$ 3 mil/mês(Nova Olímpia-MT) com a sua qualificação? (claro, com algumas exceções), poucos dos nossos “representantes” fora da política conseguiria um salário desses, e olha que nem estou citando certas regalias que o cargo lhe concede.

Como vocês podem ver, para ser vereador é fácil, qualquer pessoa tem chances de chegar lá, basta ter uma boa rede de relacionamentos, boa lábia, e muita disposição para abraçar, beijar, acariciar, visitar, tomar um montão de café amargo e um ‘saco’ enorme prá carregar todos os pedidos dos seus possíveis eleitores. Ah! Ia me esquecendo, precisa também de um ‘pouquinho’ de dinheiro, digamos para atender alguns dos pedidos eleitorais. Mas que fique claro. Isto não é “compra” de voto.

No Estado do Paraná, minha terra natal, foi realizada uma pesquisa pelo Data-Censo em parceria com a Federação dos Bancários da CUT/PR (FETEC/PR), e encaminhado aos Tribunais Eleitorais (TRE e TSE) e também aos presidentes e relatores das comissões que tratam da reforma política. O objetivo da pesquisa foi medir o nível de consciência do eleitor na hora de escolher um candidato.

Para os tribunais, além de informar os resultados, foi solicitada também uma campanha que esclareça os eleitores sobre o real papel de um vereador.

- Veja abaixo resumo dos resultados da pesquisa feita com 200 eleitores entrevistados.

- 69% dos eleitores não sabem para que serve o vereador;

- 52% não votariam se a eleição não fosse obrigatória;

- 68% não levam em conta o partido na hora de votar;

- 30% não lembram em quem votou para prefeito e 51% não lembram em quem votou para vereador;

- 10% Disseram que venderiam seu voto. O valor mencionado foi de qualquer valor até 6 mil reais;

- 66% são favoráveis a redução do número de vereadores mesmo sabendo que não traria redução de despesa ao município;

- 66% dizem que decidem seu voto nos últimos dias antes da eleição;

- 68% disseram que são pouco influenciados por programa eleitoral;

É uma lástima que o povo ainda não se conscientizou da importância de se ter um bom representante, seja na esfera municipal, Estadual ou Federal, o vereador é o elo mais próximo que o simples cidadãos tem, para reivindicar melhorias para sua rua, bairro e cidade e aí entra também a importância do bairro ter ser representante na câmara.

O vereador tem duas funções principais: fiscalizar as ações da Prefeitura e legislar. A segunda implica em analisar e votar, aprovando ou rejeitando, projetos de lei apresentados pelos próprios parlamentares, pelo Executivo (Prefeitura) ou pela sociedade civil. O parlamentar, como parte de seu mandato, exerce suas funções também fora das salas do legislativo, seja visitando as comunidades ou participando de discussões sobre temas municipais em eventos fora da Câmara. Mas, em grande parte do tempo, estão nos gabinetes, nas comissões técnicas ou em plenário, onde é apreciado e votado a maioria dos projetos que podem se transformar em leis municipais.

Do ponto de vista estrito da Constituição Federal, o vereador pode:

- Aprovar, emendar ou rejeitar o projeto de orçamento do município, que é de iniciativa do Executivo.

- Definir de que forma o solo urbano deve ser ocupado: altura dos prédios, uso residencial ou comercial etc.

- Fiscalizar permanentemente atos do governo – acompanhar e denunciar irregularidades da administração municipal ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público. Exemplo: acompanhar o resultado das licitações, empenho e pagamento das firmas contratadas; acompanhar como o dinheiro é aplicado e verificar a qualidade dos serviços.

- Criar normas gerais sobre concessão de serviços públicos.

- Conceder títulos de homenagem aos cidadãos.

E o vereador não pode:

- Alterar a estrutura administrativa da Prefeitura.

- Gerar despesa pública fora do orçamento.

- Legislar sobre assuntos de competência do Estado ou da União.

“Se quisermos ter melhores representantes em ambas as esferas, precisamos melhorar em muito nossos critérios de escolha”.

Ailton Santiago.

Fonte: Fetec/PR.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

RESULTADO FINAL DA ENQUETE: "PARA PREFEITO DE NOVA OLÍMPIA-MT"

  • Prezados amigos.

    Quero agradecer imensamente as mais de 400 pessoas que até o momento acessaram este blog, alguns desses deixando registrado seus comentários e, em especial agradeço aos 183 visitantes que votaram na Enquete que ora se apresentava.

    Quanto ao resultado da enquete, quero lembrá-los que o mesmo não possui nenhum valor cientifico, referindo tão somente à opinião e os anseios dos internautas. O que de certa forma, não deixa de ter seu ‘valor’ já que foram mais de 180 pessoas que deram sua opinião e ainda pelo fato de se tratar de um blog sério e feito com responsabilidade.

    Os percentuais não fecham nos 100% porque são feitos arredondamentos à menor dos números apresentados.

    Um forte abraço a todos.

    Ailton.

    Veja abaixo como ficou o resultado final da enquete:


    Rímer de Oliveira...........................................................40%

    Luis Carlos Fanaia........................................................35%

    José Flores dos Santos..................................................10%

    Ari Cândido Batista............................................. ...........5%

    Eduardo de Oliveira Almeida – DUDA...........................3%

    Cristóvão Masson...........................................................2%

    Nenhum deles.................................................................2%

    Milton L. Guimarães.....................................................00%

domingo, 8 de fevereiro de 2009

A CRISE ECONÔMICA E SUAS CONSEQUÊNCIAS (PARTE III) FINAL

MOTIVAÇÃO:

Nesta terceira e ultima parte desta série de artigos sobre o A Crise Econômica e Suas Conseqüenciais, tentarei traçar algumas linhas como de prometido, sobre o tema "motivação", assunto este tão debatido nas organizações: quem nunca ouviu de seu chefe ou líder: "esta equipe precisa é de motivação". Mas como fazer isto? Basta ligar um botão e pronto, todos estarão motivados?

Se quisermos falar de motivação, primeiro é preciso rever alguns conceitos básicos, nunca devemos enfrentar conflitos internos como falta de motivação, e ainda mais tentar solucioná-los, utilizando-se de artifícios, com a desculpa de estar cumprindo uma obrigação, meramente trabalhista. Seja com: aumentos salários, benefícios (horas extras bancos de horas); planos de saúde, odontológicos e seguro de vida; Férias (coletivas e individuais); Folgas, só isso não basta, você estará somente retardando o inevitável.

Funcionário não é "despesa" é um colaborador, um participante ativo de uma organização. O Funcionário depende da empresa para subsistir e a empresa depende do funcionário para existir. Empresa sem funcionários não produz, vende ou rende nada, é um simples complexo de edificado. Como citei no artigo anterior, o patrimônio maior de uma organização é o seu capital humano, e motivar este trabalhador, é dever moral da organização. Como posso esperar produzir ou vender algo sem que meu empregado/colaborador tenha motivos para querer fazê-lo.

Para escrever este artigo, consultei a analista de RH e psicóloga Danieli Fernanda Delpin Santiago e procurei ler muitos artigos e livros que pudessem me auxiliar e dar maior embasamento sobre o assunto.

Segundo, o consultor comportamental Wilson Mileris, “é fundamental eleger metas factíveis, não impossíveis" além do lado do funcionário, é válido analisar, também, como deve fazer o empresário, que muitas vezes precisa contratar trabalhadores por tempo determinado, mas não sabe ao certo como motivar e estimular esse pessoal que está cheio de disposição e energia. Um método fácil e aplicado aos funcionários temporários, uma vez que eles trabalhem com metas diárias, é que, em se cumprindo o pré-estabelecido pela empresa, ganhe benefícios-extras, como vale-refeição e cesta-básica, o que pode gerar certa motivação, porém por curtíssimo tempo. "Isso só não basta, uma vez que esse tipo de motivação é provocado por fatores externos", afirma.

Segundo o consultor, a motivação pelo incentivo é, igualmente, temporária, inspirada pela vontade de ganhar recompensas caso se atinja determinado objetivo. "Essa funciona por um determinado tempo, uma vez que a motivação vem de fora para dentro. È, portanto, artificial, nada mais do que um artifício que pode criar arestas de difícil conserto nas equipes, o que pode ser destrutivo". Outra prática muito aplicada em grandes corporações é a motivação pelo medo, que é aquela em que o chefe trabalha sob o signo da ameaças, como se sempre houvesse uma espada sobre a cabeça de cada colaborador. "Essa, em especial, se caracteriza por frases como: Se vocês não atingirem os objetivo, cabeças vão rolar. Isso pode levar a equipe a atingir as suas metas, mas sem criatividade e muito menos comprometimento. Como os regimes políticos autoritários, sempre geram revoltas e, pior, não cria vínculos".

Já o terceiro tipo é o que vem de dentro, a automotivação, que dispensa, em parte, estímulos externos. "A pessoa age porque quer e não porque se sente obrigada a isso. Ela fará o que for necessário para cumprir o que combinou consigo mesma, ou seja, as suas metas. Essa é a verdadeira motivação, porque parte do próprio desejo de participar de determinado processo de maneira a influir nos resultados, a fazer diferença. A pessoa sabe que, ao concorrer para a consecução de suas atividades, todos serão beneficiados".

Entretanto, para que haja essa mudança de comportamento em prol de uma mentalidade positiva e que todos na equipe estejam, de fato, envolvidos e comprometidos com os ideais da empresa, é preciso que o líder desempenhe um papel fundamental: o de amigo. "O chefe ideal é aquele que sempre se reúne com a equipe para transmitir, com clareza, o que deseja, compartilha o seu sucesso com todos, conhece o problema pessoal de cada um, suas virtudes e limitações, para que, juntos, possam superar desafios. Afinal, o que determina o sucesso ou não da equipe é a postura do líder".

O especialista lembra que a sabedoria dos líderes está na paixão por vencer e despertar o desejo de sucesso naqueles que o acompanham nessa missão. "A melhor motivação é aquela que acende o amor pelo trabalho que está sendo realizado. Ele precisa manter os desejos de superação tão vivos e ardentes para que acendam a chama do entusiasmo e da persistência, Também contribui, decisivamente, para a automotivação de seus empregados / colaboradores".

Fora, fracasso! Fora, Crise!

O que conduz ao fracasso é detalhem à primeira vista tão pequeno que os descuidados nem se dão conta deles. "Com raríssimas exceções, as pessoas não falham por falta de educação, talento ou conhecimento. Falham por omissão. Até pensam, refletem. Mas lhes falta o fundamental no conjunto de precondições para chegar ao sucesso: a ação".

Por essa razão, o consultor comportamental reforça que o líder que realmente deseja ver a sua equipe apaixonada por seu objetivo precisa manter-se campeão. Ou seja, garante a continuidade do êxito, o chamado "sucesso sustentado". "Ele, necessariamente, precisa trabalhar entre dois extremos: a criação e a manutenção, sem descuidar de nada nesse processo contínuo, como as pessoas que têm o cuidado de fazer exercícios para manter o corpo em forma", salienta.

Outra importante recomendação: toda a atenção é pouca no que se refere ao peso da carga que sua equipe é capaz de suportar. É como a estória do burrico que puxa a carroça. Se você coloca a vareta com a cenoura muito longe do burrico, no começo, o animal anda. Contudo, como logo percebe que nunca alcançará a cenoura, uma hora se cansa e desiste. Por outro lado, se você coloca a vareta muito próxima, o burrico vai comer tudo e também não vai se motivar. À distância, ou seja, o incentivo deve ser adequado. É fundamental, portanto, eleger metas factíveis, não impossíveis. E comemorar cada sucesso no meio do caminho.

Em seu livro "O Click do Êxito", Mileris dá dicas de como levar uma vida melhor com metas definidas. Sustenta que a equação do sucesso está apoiada em dois fatores: a postura mental e um plano de ação pessoal consistente. "A realização das metas, de maneira correta, gera a automotivação e o estimulo necessário para manter a disciplina, de maneira a impedir qualquer esmorecimento antes do término da corrida. Um bom exemplo de que isso funciona é o treinamento a que se dispõem as pessoas que correm maratonas: trabalham com um rigoroso passo a passo e sabem que só se cumprirem à risca o que está programado têm chance de cruzar a linha de chegada".
Agora você já sabe como motivar sua equipe, mas e você? Como se sente diante de todos esses acontecimentos? Crise econômica, juros altos, quedas nas vendas, inadimplências, queda na produção etc. etc. Nada fácil, não é mesmo? Não existe fórmula mágica de motivação, cada membro da empresa, seja líder ou um simples empregado deve agir como um ator, no qual deve representar maravilhosamente o seu papel de colaborador e parceiro da organização.

Seja você também um artista!

Ailton Santiago.