terça-feira, 20 de outubro de 2009

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA EM NOVA OLÍMPIA

Deu no Diário da Serra desta terça-feira (20), que o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Barra do Bugres, propôs ação civil pública de improbidade administrativa e reparação de danos ao erário contra o ex-prefeito e o vereador do município de Nova Olímpia, José Elpídio de Morais Cavalcante e Ari Cândido Batista-(ARIZÃO) respectivamente. De acordo com a ação, além da suspensão dos direitos políticos dos requeridos, o MP solicita também o ressarcimento dos danos causados ao erário.


A tirar pelo que vem acontecendo nos últimos tempos, na política de Nova Olímpia, está cada vez mais difícil ser político por estas bandas da capital do álcool e do açúcar, um dia é lançamento de um ‘tal’ CD “Chico & Julio” e sua banda podre, que chegou a fazer o maior sucesso de vendagens, outro dia é prefeito cassado, depois é um foguetório danado anunciando à posse do cassado, e nos últimos dias a prisão de políticos e de outras personalidades da city, e dizem a boca maldita que muita coisa ainda vai rolar, pois figurinhas carimbadas de nossa sociedade ficaram de fora deste imbróglio.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

RESULTADO DA ENQUETE SOB (IN)SEGURAÇA PÚBLICA EM NOVA OLÍMPIA

Por trinta dias este blog, quis saber qual a opinião dos internautas a respeito da (in)segurança que tem reinado ultimamente nossa cidade. E o que é preciso ser feito para coibi-la ou minimizá-la.

No entanto, lembro aos amigos, que o resultado da enquete não possui nenhum valor cientifico, nem por isso deixa de refletir o que pensa os internautas, bem como serve de alerta às autoridades para que tome as devidas providências.

Vejamos o Resultado da Enquete:
  • 7,4% - Desejam ter “Delegado da Polícia Civil com residência fixa em Nova Olímpia”

  • 29,6% - Querem a “Implantação da Comarca em Nova Olímpia”

  • 25,9% dos internautas, acham que é preciso ter “Mais Atitude do Prefeito e dos Vereadores”
  • 14,8% - querem “Mais policiais nas Ruas – dia e noite”
  • 3,8% - acham que a “População deve se trancar em casa e deixar os bandidos soltos”
  • 18,5% - dos internautas acham que “Todas as Alternativas Acima”

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ESTE É O BRASIL dos "Companheiros & Companheiras" à fazer escola por aqui!

Além da falsa sensação de bem-estar e alegria


Sob o título "E a turma bate palmas!", o artigo a seguir é de autoria do juiz Edison Vicentini Barroso, de São Paulo, que assina o texto como "cidadão brasileiro":
 
E A TURMA, BATE PALMAS
Definitivamente, é o triunfo do mal! O homem de bem está em baixa. O pudor perdeu a voz. O caráter reto ficou sem rumo. E a turma, bate palmas.


Um País para dar certo. Uma nação para brilhar... tantas coisas a conquistar! Todavia, vê-se a indecência se encastelar, o descaramento escancarar. E a turma, bate palmas.


Os escândalos se repetem, abundantemente. Ninguém sabe, ninguém viu. Todos fingem que acreditam. Assim tem sido neste Brasil. E a turma, bate palmas.


O MST invade propriedades. Que importa se produtivas? Causa danos, prejuízos. Rompe cercas, destrói casas, esmaga plantações, furta e até rouba, num banditismo inconteste. O governo subvenciona, num acumpliciamento inequívoco. As leis, aí estão – frouxas, como são. A impunidade campeia. E a turma, bate palmas.


Os impostos se avolumam, numa sobrecarga nunca vista. O povo, dócil, paga a conta. Os desvios se anunciam. As verbas se esvaem, no bueiro da esperança. À ética, quase não se vê. A moral é velha desconhecida. O governo torna público: menor a arrecadação, restituição devida virá a seu tempo e modo, sabe-se lá quando! E a turma, bate palmas.


Os inocentes pagam pelos culpados. Os valores estão invertidos. Bacana é levar vantagem, doe a quem doer. E a desculpa não tarda: desde que o mundo é mundo, tem sido assim. Enfim, há de se viver bem, esquecidos do dom de bem viver. E a turma, bate palmas.


Vive-se dum jogo de aparências. Mentes pensantes sabem disso. Mais que isto, sentem o arrepio da impotência, na ânsia inocente de que as coisas vão mudar. Pelo visto, mudarão... para pior. E a turma, bate palmas.


A corrupção é regra. Mais que tudo, a selvageria é moral. Os desvios de rumo têm cobertura oficial. O pão e o circo estão dispostos, à disposição da população. A copa do mundo, as olimpíadas... tudo, a traduzir a falsa sensação de bem-estar e alegria. E a turma, bate palmas.


Troca de favores são comuns. Tráfico de influência é freqüente. As mazelas, muitas, são varridas para debaixo do tapete. O que importa é alegrar o povo, a não se dar conta das tristezas de seu dia-a-dia. E a turma, bate palmas.


A verdade é figura de retórica, a bailar nos lábios dos políticos. A mentira tem seu império. A desonra é hegemônica. A democracia é de papel, utilizada na arte de seduzir multidões. É um jogo de faz de conta, a não fazer conta do respeito à população. E a turma, bate palmas.


Os vícios sobrelevam. As virtudes se apequenam. A passividade se estabelece. O homem enrijece, sem saber aonde ir. Aquece-lhe o peito, inda agora, o amor ao Brasil. As dores são excruciantes. E a turma, bate palmas.


As nulidades triunfam, crescem as injustiças, agigantam-se os poderes nas mãos dos maus. Os festins licenciosos se fartam, a mais não poder. O sentido do bem e do justo enfraquece, a ceder passo à vilania desregrada. E a turma, bate palmas.


Nesse contexto, parafraseando o grande Rui Barbosa, sinto vergonha de mim, pelo pouco que me cabe fazer. Pior, sinto pena de ti, povo brasileiro, pelo marasmo da aceitação incondicional das coisas que lhe tem sido impostas goela abaixo. A tal ponto que, já esquecido da turma e das palmas, também eu, chego a desanimar da virtude, a rir-me da honra e a ter vergonha de ser honesto.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

VIDA PREGRESSA DOS CANDIDATOS

O movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, uma iniciativa popular com apoio da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, onde mobilizaram praticamente todas as suas Dioceses e paróquias em prol da campanha, aqui em Nova Olímpia a paróquia Nossa Senhora Aparecida, colheu milhares de assinaturas, contribuindo sistematicamente para o sucesso das mais de 1,3 milhões de assinaturas e o projeto de lei sobre a vida pregressa dos candidatos, da Campanha Ficha Limpa, do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE), foram entregues dia 29/09 ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer. O Projeto de Lei foi protocolado com o número 518/09 e já está oficialmente tramitando no Congresso Nacional.

A Campanha Ficha Limpa, cujo Movimento teve início em abril de 2008, quer criar critérios mais rígidos para que alguém possa se candidatar. Na prática, o Projeto de Lei terá um papel preventivo, garantindo assim candidaturas idôneas no processo eleitoral. O primeiro passo para mais essa conquista foi dado por toda a sociedade brasileira. A nova etapa é a tramitação e votação do projeto.

É preciso que toda sociedade, especialmente à aqueles que aderiram à Campanha, passe agora a ser um fiscal, que acompanhe de perto os trâmites no Congresso, porque se não todo trabalho pode ser em vão.

O presidente da Câmara dos Deputados já deixou entender que o Projeto sofrerá mudanças, que deverá ser flexibilizado para ser aprovado no Congresso.

Alexandre Garcia, comentarista da Rede Globo, disse: “Vão sujar à vontade da ficha limpa. Vão se lixar para um caminhão de assinaturas, saídas do âmago deste país imenso, todos os dias indignado com a corrupção.

E já começou: até o presidente da OAB opina ao lado dos políticos que não querem o alvejar da política. Como sugeriu o presidente da Câmara, o presidente da OAB se alinha à ideia de que só vale o condenado em algum tribunal coletivo.

E, como se sabe, um processo pode levar anos para sair julgado de um tribunal, demorar mandatos.

Esses que querem a ficha meio suja não acreditam nos juízes de primeira instância, que são, me desculpem desembargadores e ministros de tribunais superiores, os que mais trabalham, os que mais se dedicam a administrar a Justiça. Parece que esses que admitem a ficha meio suja não usam ler a constituição ou pulam o Artigo 37, onde está escrito, como exigência para o serviço público, a moralidade”.

Ontem 30/09, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral veio a público esclarecer o seguinte:

1. A posição defendida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, entidade integrante do MCCE, está de acordo com a posição do Movimento sobre os limites para modificações no texto;

2. A primeira instância criminal para quem detém foro privilegiado é sempre um tribunal, ou seja, um órgão jurisdicional colegiado. O MCCE, por isso, considera que o projeto não se desfigura caso se defina como marco para a inelegibilidade uma condenação por um tribunal;

3. O Movimento não aceita sequer por hipótese que se deva esperar a confirmação da condenação por outra instância, quando a primeira decisão já proveio de um tribunal, e fará ampla divulgação dos nomes dos parlamentares que se comprometam com essa tese.

Se esta Lei já estivesse em vigor, Nova Olímpia não estaria passando por todos esses dessalinhos da política local.

Ailton Santiago.