quinta-feira, 19 de maio de 2011

Depoimento de Professora Deixa Deputados do RN Perplexos

O depoimento da professora Amanda, retrata uma crua e nua realidade da educação no Brasil, os governos fazem de conta que escutam, e falam em tomar providencia, mas como em conversa de político ninguém mais acredita, resta nos apenas acreditar na força dos educadores, que unidos poderão mudar esta triste realidade, que o fato relatado no vídeo, é sim, do Estado do Rio Grande do Norte, mas é o fiel retrato do acontece nos demais Estados da Federação.

A professora Amanda Gurgel deixou os deputados da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte sem saber o que falar, durante audiência pública, na última terça (10), ao comentar a situação precária da educação. “Parem de associar qualidade de educação com professor dentro de sala de aula, não fico constrangida de mostrar o meu contracheque, porque penso que o constrangimento deve vir de vocês”, diz a professora que recebe uma remuneração de R$ 930,00.

Assistam ao vídeo.


Fonte: http://terratv.terra.com.br/Especiais/Hits-da-Web/4412-364808/Desabafo-de-professora-cala-deputados-do-RN-veja.htm

E aí, vai ficar parado?

Há muito que a política não é bem vista pela sociedade brasileira, quando se fala de política, logo se ouve: detesto política! São todos uns bando de corruptos!”. Na verdade não é a política que nos envergonha, é a politicagem e, nem podemos generalizar, há sim político bem intencionado. Claro que não conheço. Pois a maioria dos políticos faz da política um trampolim para se darem “bem” na vida.

‘Nunca antes na história desse país’ tivemos uma geração de tão maus políticos, nunca os brasileiros estiveram tão mal representados, são verdadeiros cartéis da incompetência e da corrupção. Tirar vantagens em benefícios próprios passou a ser algo corriqueiro no dia a dia do político. Basta acompanharmos os noticiários, de cada 10, sete são noticias de desvio de recursos públicos, corrupção, improbidade administrativa, más gestões de presidente, senadores, câmaras e prefeitos.

Mato Grosso não tem sido diferente, é difícil encontrar um município que não está passando por problemas de gestão pública, prefeitos e vereadores cassados e que acaba sempre voltando protegidos por uma lei que mais parece privilegiar o errado, ou o criminoso do que o cidadão honesto. Temos aqui mesmo no município o mau exemplo, o município está entregue as traças, ou melhor, aos ‘ratos’, não ha desenvolvimento, pelo contrário está ocorrendo evasão em massa da população. Não ha projetos, muito menos obras em andamento, os moradores apesar da sua enorme culpa, estão desacreditados e coloca seus bens à venda, e partem em busca de um lugar melhor.

Tudo é desanimador, no entanto, quando olhamos para os nossos municípios visinhos deparamos praticamente com os mesmo problemas, prefeitos e secretários sendo cassados, investigados pela polícia e em alguns casos até sendo presos. Única diferença do nosso é que nesses municípios a câmara de vereadores e a população se uniram em prol de melhorias, e estão fazendo oposição aos desmandos dos governantes. Um município onde o prefeito faz o que quer, por falta de fiscalização e de uma oposição acirrada, é o mesmo que prender a raposa dentro do galinheiro. Claro! Com as galinhas dentro.

Cabe a população, mesmo porque ela é a principal responsável, por não ter sabido escolher seus representantes, cobrar melhorias, transparência e principalmente cobrar ações que possam gerar mais empregos, é preciso descruzar os braços e parar de culpar o outro. A culpa é tua, é minha, é nossa! Esta cidade não é de apenas meia dúzia de gatunos que se julgam donos do poder, não podemos continuar achando que tudo isso é normal, vamos seguir o exemplo de Tangará da Serra onde mais de 800 pessoas pressionaram os vereadores e juntos conseguiram mais uma vez afastar o prefeito. Se vão conseguir mantê-lo fora da prefeitura é outro caso, o que importa é mostrar sua indignação e que você não comunga com toda essa balbúrdia acometida por esses larápios que se julgam nossos representantes e, agem como se fossem os patrões, quando na verdade é exatamente o contrário. É do povo que emana o poder, assim sendo o povo é patrão e somente ao povo cabe demitir, escorraçar e banir esses malfeitores. É preciso mudanças de comportamentos, não podemos continuar passivos a tudo e fingir que nada está acontecendo, 4 anos de má gestão, representam na verdade uma década perdida, mesmo vindo na próxima um bom gestor, ainda assim levará tempo para reconduzir a cidade e todo o município ao desenvolvimento, projetos bem elaborados e atitudes em busca dos recursos necessários para realização desses projetos levam tempo e dependem principalmente de boa articulação política nas esferas superiores. E aí, vai ficar parado? Ou vai unir aos seus vizinhos, associações de bairros ou entidades representativas para discutir e traçar ações que possam mudar este cenário? Comece por você. Você pode fazer a diferença. Pense nisto!
 
Ailton.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Festa de "ARROMBA"

Recebi hoje, a programação festiva do 25º Aniversário de emancipação de Nova Olímpia, confesso, fiquei impressionado com a relação das obras a serem inauguradas. Acredito que agora as ruas do bairro Ouro Verde que no meio ano passado receberam terraplanagem, cascalho e nivelamento para receber asfalto e foi tudo perdido devido ao período das chuvas, agora possa de fato receber o tapete preto. É claro que para isto terá que refazer praticamente tudo o que foi (mal) feito e não concluído, gerando enormes prejuízos.

São tantas benfeitorias e projetos a serem inaugurados e realizados neste mês do aniversário que as festividades começarão hoje, 4 e vai até o dia 17 de maio, são tantas coisas a serem feitas que estou convicto que o município agora vai sair da debilidade, e nossos governantes da inércia, colocando-o de vez no rumo do desenvolvimento tanto esperado por todos.

Chegam de aniversários comemorados apenas com pinturas de meio-fios, prédios alugados para agradar comparsas e más instalações. Agora é um novo tempo, tempo de crescer, progredir e gerar novos empregos.

As mais de 5 mil pessoas que foram embora por falta de oportunidades, em busca dos empregos que aqui não encontraram, clamarão por voltar e, aqui encontrarão um porto seguro, uma nova realidade, uma Nova Olímpia de fato NOVA.

É tempo de festa. É tempo de aniversário de emancipação e, “emancipação” quer dizer: alforriar-se, libertar-se. Que tal começarmos a exigir de fato a liberdade de expressão, transparência e respeito à coisa pública, porque por enquanto caminhamos para um desgoverno que está levando nosso município a um caos total.

O prefeito Municipal de Nova Olímpia, e a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, convidam a todos nova-olimpienses e moradores da região para prestigiarem os eventos. Se você tiver coragem e disposição para ouvir, recomendo levar um banquinho para sentar, porque o blá blá blá será extenso e, se você se comportar direitinho acabará acreditando em mais esta falácia. Participe! é uma festa de "ARROMBA".

Ailton.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Manda quem não pode e só desobedece quem tem juízo

CARTA ABERTA 003/2011

À
Câmara Municipal de Nova Olímpia/MT

Senhores Vereadores,


Saudações.

Tomo a liberdade de me dirigir aos senhores pedindo que vossas excelências determinem a imediata publicação no site oficial dessa Casa de Leis de todos os documentos referentes a compra dos móveis novos que segundo os senhores foram adquiridos dentro da mais absoluta legalidade e que a este cidadão o acesso a tais documentos foram negados.
Se essa é uma Casa de Leis pautada pela transparência e acessibilidade porque estão me impedindo de fiscalizar as conta públicas sob gestão dessa Câmara, principalmente, os gastos com publicidade e propaganda?
Podem os senhores explicarem a sociedade os motivos do empréstimo da caminhonete da presidência dessa Casa de Leis a Polícia Militar para que aquela fosse promover segurança a um baile em um assentamento rural? Se nós só temos uma equipe de plantão da polícia militar, quem garantiu a segurança pública na área urbana quando do deslocamento do efetivo de plantão? Houve ou não essa situação? Quem custeou as despesas com o deslocamento do veículo?
No site do Ministério da Saúde consta que o vereador e médico Demétrio Lopes Rodrigues Neto possui quatro vínculos empregatícios com diferentes instituições custeadas com o dinheiro público, além, é claro, da função pública como vereador de Nova Olímpia. Está tudo isto correto? Por se tratar de cidades como Diamantino(33 horas semanais) e Tangará da Serra(24 horas semanais), quais são os dias e horários que ele dedica-se a vereança?
Levando-se em conta que o custo dessa Casa de Leis oscila em torno de R$13.000,00 por vereador/mês(Segundo o APLIC/TCE 2010) eu acho que o retorno dos serviços prestados pelos senhores a sociedade está muito aquém do desejável. Tô mentindo?!
Poderiam os senhores publicarem no site oficial dessa Casa de Leis um relatório pormenorizado e individual sobre seus atos desde 2009, bem como, permitirem desde já que qualquer cidadão possa conferir se todo o material publicado condiz com os originais arquivados nessa Casa de Leis? Não é por nada não. Vejam só, as contas do executivo de 2009 foram reprovadas pelos técnicos do TCE, bem como, pelo Ministério Público de Contas e todos os senhores resolveram seguir o voto do relator de um dos membros do "Grande Conselho do Crime", ou seja, o TCE/MT. Ou os senhores não sabem que os Conselheiros do TCE/MT são tendenciosos e suspeitos já nas suas indicações aos cargos? Outra coisa, como pode um réu(vereador Ari) julgar o seu próprio processo? A vereadora Marina por ser esposa do vice-prefeito e ter sido eleita puxada pelos votos do vereador Ari Cândido Batista, também, não é ela igualmente suspeita para votar as contas de 2009? Nem digo que seja ilegal, mas, imoral com toda certeza sim. E por qual motivo os senhores negam a sociedade conhecer suas opiniões pessoais sobre suas escolhas unânimes na aprovação das contas do executivo de 2009 apesar de existirem pareceres pela reprovação? Seria porque os senhores se quer leram os relatórios e deram graças a Deus pela "aprovação" das contas pelo "Grande Conselho do Crime"? Ficou mais fácil assim, não foi mesmo? Como é receber salários sem uma contrapartida significativa?
Tendo em vista que fora criado a Lei Complementar Federal nº 131, a Lei da Transparência, os senhores não acham que poderiam propor um projeto de lei criando a Sala da Transparência contendo computadores ligados ao sistema da prefeitura e dessa Casa de Leis, bem como, a internet; máquina de xerox; impressora; mesas e cadeiras para pesquisas e leituras; funcionando no horário noturno, inclusive. Promovendo, assim, a acessibilidade e a fiscalização cidadã das contas e dos atos públicos em tempo real, no momento em que as coisas acontecem.
Afinal de contas é ou não é interesse dos senhores que a sociedade acompanhe ativamente todos os atos e gastos públicos promovidos pelos poderes legislativo e executivo novaolimpiense?
Poderiam propor, inclusive, no projeto de lei que cria a Sala da Transparência a criação da Tribuna Livre. Que tal?! Já pensou o povo podendo fazer uso da palavra nas sessões plenárias dessa Casa de Leis? Imaginem o povo falando o que pensa, da mesma forma responsável que os senhores fazem na Tribuna. Não seria um ótimo exemplo de acessibilidade, democracia e transparência? Acredito que seria uma grande demonstração de uma CASA CIDADÃ de fato e de direito, não é mesmo? Ou os senhores temem o debate público com a sociedade? O vereador Florisvaldo disse que alguns cidadãos são covardes e que só agem escondidos atrás de computadores. Eu já penso que são muitos de nossos vereadores novaolimpienses que se acovardam atrás dos microfones da Tribuna. Falam o que querem, inclusive, proferindo coisas absurdas como "cidadãos que fazem serviços voluntários são vagabundos", além, de ofender e humilhar os desempregados chamando-os de "Traficantes, vagabundos e gigolôs". Os senhores não acham que vindo de um vereador isto é, digamos, no mínimo inaceitável? Ao contrário de ofenderem os desempregados de Nova olímpia os senhores não acham que cabem aos vereadores promoverem a implantação urgente do Distrito Industrial de Nova Olímpia, o que geraria mais emprego e distribuição de renda evitando assim que os desempregados fossem humilhados nessa Câmara Municipal de Nova Olímpia. Que tal os senhores entrarem com uma ação civil pública contra os governos estadual federal pedindo a devolução das nossas cotas-partes dos orçamentos estadual e federal e que estão sendo roubadas do povo novaolimpiense para que os corruptos da Capital possam investir na Festa Copa 2014? Isto é ou não é um direito nosso? O quê?! Não entendi?! Aahhh, sim! É verdade. Vocês não podem agir contra os seus seus colegas da inércia e da corrupção. Seria antiético segundo as leis das Organizações Políticas e Criminosas do Brasil(OPCB).
Bem! Eu tenho várias propostas para melhorarmos as perspectivas futuras de nossa Nova Olímpia e, por consequência, de seus habitantes, apesar dos meus poucos dias vivendo aqui. Os senhores me agraciariam com a oportunidade de fazer uso da palavra na Tribuna dessa Casa de Leis para apresentarmos nossas propostas ao povo novaolimpiense ou nessa Casa de Leis só predomina o coronelismo, sendo assim, fechada e restrita a novas idéias e conceitos futuristas?
Como minhas idéias irão instigar no povo o pensar sobre si mesmos e suas importâncias pessoais e coletivas nas transformações sociais de Nova Olímpia, do Estado de Mato Grosso e do Brasil, talvez, os senhores vereadores ainda não estejam preparados para abrirem mãos das doces ilusões que suas vaidades lhes servem diariamente como néctares constantes a atenderem as necessidades de suas infantilidades morais.
Abrem suas sessões plenárias clamando pela presença de Deus e fazendo uso das palavras do Altissimo proferem lindas mensagens, porém, ao fecharem a bíblia, dão início as maiores demonstrações de hipocrisia e demagogia.
Quem dentre os senhores é imparcial e impessoal? Quem dentre os senhores não faz uso da coisa pública para tirar proveito próprio ou, que sabendo de tal irregularidade, denuncia publicamente o seu colega? Quem dentre os senhores faz jus ao título e salário de vereador?
Eu, mais uma vez, deixo registrado que estou em busca de emprego em outra localidade. Se aqui eu não posso exercer livremente a minha cidadania, nada mais tenho a fazer aqui.
Não vou viver em um município onde o povo vive acuado e com medo de alguns poucos coronéis corruptos, demagogos e hipócritas. Eu tenho outra idéia de felicidade, democracia e liberdade de expressão.
Eu só lamento que os Ministérios Públicos Estadual e Federal ficam nos seus camarotes da inércia assistindo uma sociedade inteira sendo transformada em reféns do medo e da opressão.
Mas, em terra de Coronel, manda quem não pode e desobedece quem tem juízo. Como eu não tenho juízo...

Glaudiston da Silva Cabral
RG 183728 SSPMT // CPF 406.050.511-00
Rua Wilson de Almeida, 453E
Jd Ouro Verde I
78370-000 Nova Olímpia/MT

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Papa João Paulo II Beatificado

Neste domingo, 1º de maio, será lembrado por todos os católicos como o dia em que o maior Papa de todos os tempos, João Paulo II foi beatificado. De fato, Karol Wojtyla foi um homem santo em vida, promoveu a paz universal e era respeitado até pelos líderes de outras religiões.

Nesta segunda 2, foi celebrada uma missa no Vaticano, pelo cardeal Tarcisio Bertone, onde o cardeal fez um longo discurso sobre a vida do "grande Papa" polonês, e pediu a todos cristãos que seguissem "seus ensinamentos e exemplos". Afirmando que: “João Paulo II viveu sua santidade, especialmente nos últimos meses e últimas semanas (de sua vida) de forma totalmente fiel à missão que lhe foi confiada, até sua morte. Como Papa, disse ainda, Ele, deu à Igreja Católica alcance universal e uma grande autoridade moral, algo até então inimaginável".

Ailton.

Nem as Microempresas Escaparam

O site: www.gentequemente.com.br, divulgou nesta segunda-feira 02, o seguinte artigo:
"MENTIRA"  
“Tenho consciência plena da importância das micro e pequenas empresas para o Brasil. Elas representam 99,1% de todas as empresas e são responsáveis pela geração de emprego e renda de mais da metade de todos os brasileiros e brasileiras. Elas também desempenham papel estratégico, porque contratam grande contingente de mulheres e fornecem o primeiro emprego para a maioria dos jovens.” (Mensagem da então candidata Dilma Rousseff às pequenas e microempresas, publicada em vários sites petistas, out/2010.)

"A VERDADE"
A promessa de apoio de Rousseff às pequenas e microempresas não se sustentou nem quatro meses. Pelo contrário. Com um rombo nas contas de mais de R$ 2,8 bilhões, o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), deixará de investir em novos projetos tocados por micro e pequenas empresas, os mais focados na geração de emprego e renda.

De acordo com matéria do jornal O Globo, a projeção do Ministério do Trabalho é de repasse zero em 2012 para as linhas de financiamento para compra de máquinas e equipamentos e capital de giro. Ou seja, além de não aplicar em pequenos projetos, o FAT vai começar a resgatar o montante de recursos emprestados e não usados pelos bancos federais em programas de geração de emprego e renda. As estimativas, do próprio ministério, são de que esse estoque caia cerca de R$10 bilhões nos próximos quatro anos.

As pequenas e microempresas respondem por mais da metade dos empregos no país. Em alguns estados, como no Paraná, responderam por mais de 80% dos novos postos de trabalho criados em 2010.

Mas, se falta dinheiro para os micro e pequenos empresários, para o inchaço da máquina pública o cofre do PT continua aberto. Rousseff vai criar a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que terá status de ministério e será vinculado à Presidência da República.

Ailton.

Foi-se Um. E os demais?

Felizmente, para o bem da humanidade, foi morto ontem a noite o mais temido terrorista, Osama Bin Laden. O presidente dos USA se encarregou de dar a notícia em primeira mão.

Esperamos que não haja mais mortes de inocentes, pois certamente haverá retaliações por parte dos terroristas, é bom todos estarem em alerta, inclusive o Brasil que não tem leis contra terroristas, e mesmo que as tivesse, de que adiantariam?, pois aqui é terra do “jeitinho” se não assim fosse, não teríamos tantos caciques políticos corruptos, governando e causando a mortes de centenas de inocentes quando dos desvios de recursos da saúde pública, moradia, da educação e das demais pastas. Isso também é terrorismo e precisa ser combatido.

Ailton.