segunda-feira, 18 de julho de 2011

Nova Olímpia ganha dois novos padres

Por: Nelson Alves
Em missa presidida pelo Bispo da Diocese São Luiz de Cáceres, Dom Emídio Villar, na manhã do dia 17, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, foram empossados o novo pároco, o padre Eurico Teodoro da Silva e o vigário Celso Ferreira de Jesus. Eles assumem no lugar do padre José Maria Basílio, primeiro pároco de Nova Olímpia.

Durante a missa, Dom Vilar falou da vinda dos novos padres para a paróquia, destacando que “são dois padres em unidade em prol da nossa comunidade”, disse, enfocando que precisamos ser missionários usando a Palavra de Deus; “Ide, fazei discípulos meus”.

A missa solene de posse contou com a presença de inúmeros fiéis da paróquia Nossa Senhora Aparecida. Dom Vilar pediu para que a comunidade novaolimpiense ajude o pároco e ao vigário no que for necessário para que a paróquia continue crescendo na fé.

Padre Eurico, empossado como novo pároco e o padre Celso como vigário da comunidade. Ambos disseram que foram bem acolhidos e pediram para os fiéis orarem por eles. “Conto com você e com suas orações. Contem com a minha ajuda, principalmente espiritual, pois é por isso que sou padre. Que eu possa ser o pastor segundo o coração de Jesus Cristo”, disse o vigário padre Celso.

Padre Eurico demonstrou humildade e vontade de realizar um relevante trabalho diante da comunidade, dizendo que a evangelização é tarefa é de toda a igreja.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Por Que o Brasileiro não Protesta contra a Corrupção?

Cansei!

Há muito venho escrevendo sobre os desmandos dos nossos gestores públicos, sejam eles nas esferas: Federal, Estaduais ou municipais, e em especial sobre o desgoverno de nosso querido município de Nova Olímpia-MT que faz o caminho inverso, enquanto os demais municípios do MT cresce: a cidade está imunda, não há obras públicas em andamento, a insegurança impera os lares e o comércio local, o desânimo está estampado nos rostos das pessoas, e a conversa é uma só: a falta de oportunidades de empregos, e os desmandos públicos somados a incerteza de dias melhores está levando as pessoas a buscar um novo município para viver, abandonando casas e demais imóveis que aqui investiram e agora, vêem seu patrimônio sendo desvalorizado, a ponto de muitas vezes nem sequer encontrar alguém que os faça proposta de compra, obrigando-os a abandonar o imóvel. Isto é visível, basta andarmos pelas ruas da cidade para constatar o quanto tem aumentado o número de imóveis vazios à mercê dos vândalos que os depredram. Sem dizer que estes imóveis abandonados acabam sempre sendo refúgio de bandidos, já que a violência é outro fator que tem agravado assustadoramente.

Lendo o site da Revista Veja, encontrei no jornalista Reinaldo Azevedo, onde em seu artigo intitulado: “Povo Privatizado” talvez isso explique em parte porque “nossos” representantes políticos usam e abusam da nossa inocência prá não dizer, ignorância.

Vejamos o artigo de Veja escrito por: Reinaldo Azevedo.

“Por que o brasileiro não se indigna e não vai à praça protestar contra a corrupção?

Juan Arias, correspondente do jornal espanhol El País no Brasil, escreveu no dia 7 um artigo indagando onde estão os indignados do Brasil. Por que não ocupam as praças para protestar contra a corrupção e os desmandos? Não saberiam os brasileiros reagir à hipocrisia e à falta de ética dos políticos? Será mesmo este um país cujo povo tem uma índole de tal sorte pacífica que se contentaria com tão pouco? Publiquei, posts abaixo, a íntegra de seu texto. Afirmei que ensaiaria uma resposta, até porque a indagação de Arias, um excelente jornalista, é procedente e toca, entendo, numa questão essencial dos dias que correm. A resposta não é simples nem linear. Há vários fatores distintos que se conjugam. Vamos lá.

Povo privatizado

O “povo” não está nas ruas, meu caro Juan, porque foi privatizado pelo PT. Note que recorro àquele expediente detestável de pôr aspas na palavra “povo” para indicar que o sentido não é bem o usual, o corriqueiro, aquele de dicionário. Até porque este escriba não acredita no “povo” como ente de valor abstrato, que se materializa na massa na rua. Eu acredito em “povos” dentro de um povo, em correntes de opinião, em militância, em grupos organizados — e pouco importa se o que os mobiliza é o Facebook, o Twitter, o megafone ou o sino de uma igreja. Não existe movimento popular espontâneo. Essa é uma das tolices da esquerda de matriz anarquista, que o bolchevismo e o fascismo se encarregaram de desmoralizar a seu tempo. O “povo na rua” será sempre o “povo na rua mobilizado por alguém”. Numa anotação à margem: é isso o que me faz ver com reserva crítica — o que não quer dizer necessariamente “desagrado” — a dita “Primavera Árabe”. Alguém convoca os “povos”.

No Brasil, as esquerdas, os petistas em particular, desde a redemocratização, têm uma espécie de monopólio da praça. Disse Castro Alves: “A praça é do povo como o céu é do condor”. Disse Caetano Veloso: “A praça é do povo como o céu é do avião” (era um otimista; acreditava na modernização do Bananão). Disse Lula: “A praça é do povo como o povo é do PT”. Sim, responderei ao longo do texto por que os não-petistas não vão às ruas quase nunca. Um minutinho. Seguindo.

O “povo” não está nas ruas, meu caro Juan Arias, porque o PT compra, por exemplo, o MST com o dinheiro que repassa a suas entidades não exatamente para fazer reforma agrária, mas para manter ativo o próprio aparelho político — às vezes crítico ao governo, mas sempre unido numa disputa eleitoral. Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Haddad, ministro da Educação e candidato in pectore do Apedeuta à Prefeitura de São Paulo, estarão neste 13 de julho no 52º Congresso da UNE. Os míticos estudantes não estão nas ruas porque empenhados em seus protestos a favor. Você tem ciência, meu caro Juan, de algum outro país do mundo em que se fazem protestos a favor do governo? Talvez na Espanha fascista que seus pais conheceram, felizmente vencida pela democracia. Certamente na Cuba comuno-fascistóide dos irmãos Castro e na tirania síria. E no Brasil. Por quê?

Porque a UNE é hoje uma repartição pública alimentada com milhões de reais pelo lulo-petismo. Foi comprada pelo governo por quase R$ 50 milhões. Nesse período, esses patriotas, meu caro Juan, se mobilizaram, por exemplo, contra o “Provão”, depois chamado de Enade, o exame que avalia a qualidade das universidades, mas não moveram um palha contra o esbulho que significa, NA FORMA COMO EXISTE, o ProUni, um programa que já transferiu bilhões às mantenedoras privadas de ensino, sem que exista a exigência da qualidade. Não se esqueça de que a UNE, durante o mensalão, foi uma das entidades que protestaram contra o que a canalha chamou “golpe da mídia”. Vale dizer: a entidade saiu em defesa de Delúbio Soares, de José Dirceu, de Marcos Valério e companhia. Um de seus ex-presidentes e então um dos líderes das manifestações que resultaram na queda de Fernando Collor é hoje senador pelo PT do Rio e defensor estridente dos malfeitos do PT. Apontá-los, segundo o agora conservador Lindbergh Farias, é coisa de conspiração da “elites”. Os antigos caras-pintadas têm hoje é a cara suja; os antigos caras-pintadas se converteram em verdadeiros caras-de-pau.

Centrais sindicais

O que alguns chamam “povo”, Juan, chegaram, sim, a protestar em passado nem tão distante, no governo FHC. Lá estava, por exemplo, a sempre vigilante CUT. Foi à rua contra o Plano Real. E o Plano Real era uma coisa boa. Foi à rua contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. E a Lei de Responsabilidade Fiscal era uma coisa boa. Foi à rua contra as privatizações. E as privatizações eram uma coisa boa. Saiba, Juan, que o PT votou contra até o Fundef, que era um fundo que destinava mais recursos ao ensino fundamental. E onde estão hoje a CUT e as demais centrais sindicais?

Penduradas no poder. Boa parte dos quadros dos governos Lula e Dilma vem do sindicalismo — inclusive o ministro que é âncora dupla da atual gestão: Paulo Bernardo (Comunicações), casado com Gleisi Hoffmann (Casa Civil). O indecoroso Imposto Sindical, cobrado compulsoriamente dos trabalhadores, sejam sindicalizados ou não, alimenta as entidades sindicais e as centrais, que não são obrigadas a prestar contas dos milhões que recebem por ano. Lula vetou o expediente legal que as obrigava a submeter esses gastos ao Tribunal de Contas da União. Os valentes afirmaram, e o Apedeuta concordou, que isso feria a autonomia das entidades, que não se lembraram, no entanto, de serem autônomas na hora de receber dinheiro de um imposto.

Há um pouco mais, Juan. Nas centrais, especialmente na CUT, os sindicatos dos empregados das estatais têm um peso fundamental, e eles são hoje os donos e gestores dos bilionários fundos de pensão manipulados pelo governo para encabrestar o capital privado ou se associar a ele — sempre depende do grau de rebeldia ou de “bonomia”do empresariado.

O MST, A UNE E OS SINDICATOS NÃO ESTÃO NAS RUAS CONTRA A CORRUPÇÃO, MEU CARO JUAN, PORQUE SÃO SÓCIOS MUITO BEM-REMUNERADOS DESSA CORRUPÇÃO. E fornecem, se necessário, a mão-de-obra para o serviço sujo em favor do governo e do PT. NÃO SE ESQUEÇA DE QUE A CÚPULA DOS ALOPRADOS PERTENCIA TODA ELA À CUT. Não se esqueça de que Delúbio Soares, o próprio, veio da… CUT!

Isso explica tudo? Ou: “Os Valores”

Ainda não!

Ao longo dos quase nove anos de poder petista, Juan, a sociedade brasileira ficou mais fraca, e o estado ficou mais forte; não foi ela que o tornou mais transparente; foi ele que a tornou mais opaca. Em vez de se aperfeiçoarem os mecanismos de controle desse estado, foi esse estado que encabrestou entidades da sociedade civil, engajando-as em sua pauta. Até a antes sempre vigilante Ordem dos Advogados do Brasil flerta freqüentemente com o mau direito — e o STF não menos — em nome do “progresso”. O petismo fez das agências reguladoras meras repartições partidárias, destruindo-lhes o caráter.

Enfraqueceram-se enormemente os fundamentos de uma sociedade aberta, democrática, plural. Em nome da diversidade, da igualdade e do pluralismo, busca-se liquidar o debate. A Marcha para Jesus, citada por você, à diferença do que querem muitos, é uma das poucas expressões do país plural que existe de fato, mas que parece não existir, por exemplo, na imprensa. À diferença do que pretendem muitos, os evangélicos são um fator de progresso do Brasil — se aceitarmos, então, que a diversidade é um valor a ser preservado.

Por que digo isso? Olhe para a sua Espanha, Juan, tão saudavelmente dividida, vá lá, entre “progressistas” e “conservadores” — para usar duas palavras bastante genéricas —, entre aqueles mais à esquerda e aqueles mais à direita, entre os que falam em nome de uma herança socialista e mais intervencionista, e os que se pronunciam em favor do liberalismo e do individualismo. Assim é, você há de convir, em todo o mundo democrático.

Veja que coisa, meu caro: você conhece alguma grande democracia do mundo que, à moda brasileira, só congregue partidos que falam uma linguagem de esquerda? Pouco importa, Juan, se sabem direito o que dizem e são ou não sinceros em sua convicção. O que é relevante é o fato de que, no fim das contas, todos convergem com uma mesma escolha: mais estado e menos indivíduo; mais controle e menos liberdade individual. Como pode, meu caro Juan, o principal partido de oposição no Brasil pensar, no fim das contas, que o problema do PT é de gestão, não de valores? Você consegue se lembrar, insisto, de alguma grande democracia do mundo em que a palavra “direita” virou sinônimo de palavrão? Nem na Espanha que superou décadas de franquismo.

Imprensa

Se você não conhece democracia como a nossa, Juan, sabe que, com as exceções que confirmam a regra, também não há imprensa como a nossa no mundo democrático no que concerne aos valores ideológicos. Vivemos sob uma quase ditadura de opinião. Não que ela deixe de noticiar os desmandos — dois ministros do governo Dilma caíram, é bom deixar claro, porque o jornalismo fez o seu trabalho. Mas lembre-se: nesta parte do texto, trato de valores.

Tome como exemplo o Código Florestal. Um dia você conte em seu jornal que o Brasil tem 851 milhões de hectares. Apenas 27% são ocupados pela agricultura e pela pecuária; 0,2% estão com as cidades e com as obras de infra-estrutura. A agricultura ocupa 59,8 milhões (7% do total); as terras indígenas, 107,6 milhões (12,6%). Que país construiu a agropecuária mais competitiva do mundo e abrigou 200 milhões de pessoas em apenas 27,2% de seu território, incluindo aí todas as obras de infra-estrutura? Tais números, no entanto — do IBGE, do Ibama, do Incra e da Funai — são omitidos dos leitores (e do mundo) em nome da causa!

A crítica na imprensa foi esmagada pelo engajamento; não se formam nem se alimentam valores de contestação ao statu quo — que hoje, ora veja!, é petista. Por quê? Porque a imprensa de viés realmente liberal é minoritária no Brasil. Dá-se enorme visibilidade aos movimentos de esquerdistas, mas se ignoram as manifestações em favor do estado de direito e da legalidade. Curiosamente, somos, sim, um dos países mais desiguais do mundo, que está se tornando especialista em formar líderes que lutam… contra a desigualdade. Entendeu a ironia?

Quem vai à rua?

Ora, Juan, quem vai, então, à rua? Os esquerdistas estão se fartando na lambança do governismo, e aqueles que não comungam de suas idéias e que lastimam a corrupção e os desmandos praticamente inexistem para a opinião pública. Quando se manifestam, são tratados como párias. Ou não é verdade que a imprensa trata com entusiasmo os milhões da parada gay, mas com evidente descaso a marcha dos evangélicos? A simples movimentação de algumas lideranças de um bairro de classe média para discutir a localização de uma estação de metro é tratada por boa parte da imprensa como um movimento contra o… “povo”.

As esquerdas dos chamados movimentos sociais estão, sim, engajadas, mas em defender o governo e seus malfeitos. Afirmam abertamente que tudo não passa de uma conspiração contra os movimentos populares. As esquerdas infiltradas na imprensa demonizam toda e qualquer reação de caráter legalista — ou que não comungue de seus valores ditos “progressistas” — como expressão não de um pensamento diferente, divergente, mas como manifestação de atraso.

Descrevi, meu caro Juan, o que vejo. Isso tem de ser necessariamente assim? Acho que não! A quem cabe, então, organizar a reação contra a passividade e a naturalização do escândalo, na qual se empenha hoje o PT? Essa indagação merecerá resposta num outro texto, que este já vai longe. Fica para depois do meu descanso”.

Pense Nisto!
Ailton Santiago.

terça-feira, 12 de julho de 2011

MÃE BARRA DO BUGRES DÁ MAL EXEMPLO

A situação política da nossa cidade vizinha e co-irmã, ou melhor, dizendo: mãe, (Nova Olímpia era distrito) Barra do Bugres não andam nada boas, pois o Ministério Público Estadual acionou onze pessoas, em duas ações civis públicas, em virtude de fraudes cometidas na área da saúde. O grupo inclui o prefeito da cidade, Wilson Francelino de Oliveira, o ex-secretário municipal de Administração e Finanças, Iandro Rodrigo Monteiro Almicci e servidores públicos municipais. As ações resultam da 'Operação Saúde', realizada pela Polícia Federal, em vários Estados do país, em maio deste ano.

Além dos gestores e servidores, também foram citados no esquema os empresários Cássio Filipetto e Dalci Filipetto, representantes da Sulmedi Comércio de Produtos Hospitalares Ltda, e os funcionários Fabrício Morgan e Franciel Luis Bonet. Nas ações, o MPE requer o afastamento do prefeito, a condenação de todos os requeridos ao ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público no valor de R$ 176 mil, pagamento de multa civil, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios e incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente.

De acordo com o promotor de Justiça Rinaldo Segundo, os requeridos elevavam o custo de compra de medicamentos da saúde municipal, por meio do direcionamento de processos licitatórios. “Alguns medicamentos tinham o preço vendido pela Sulmedi e comprados pela Prefeitura em até seis vezes o valor cotado/recomendado/ estipulado pelo Ministério da Saúde. Explica-se assim, a falta constante de medicamentos nos postos de saúde da cidade, bem como de repetidas ações propostas pelo MPE visando assegurar direitos a medicamentos negados pelo poder poder público local”, afirmou ele, que atua na Promotoria de Justiça de Barra do Bugres.

Segundo o promotor, a investigação da Polícia Federal, que teve início a dois anos, consistiu em interceptações telefônicas, quebra de sigilo e obtenção de imagens. “Os áudios interceptados e as demais provas das investigações são convergentes por externar notórios indícios de direcionamento dos processos licitatórios investigados, além de graves vícios na execução de contratos decorrentes desses direcionamentos com o consequente desvio de recursos públicos”.

Na ação, o Ministério Público ressaltou que o esquema incluía o pagamento de propinas ou oferecimento de vantagens. “O relacionamento ocorria entre vendedores/representantes comerciais e servidores da Prefeitura, inclusive, secretários municipais. A propina era paga em dinheiro ou mediante depósitos bancários, sendo que em várias situações as ligações interceptadas evidenciaram o fornecimento de número de contas bancárias. Já o oferecimento de vantagens se dava por meio de patrocínio de festas de final de ano, churrascos e distribuição de brindes”, finalizou o promotor.

Só aqui em Nova Olímpia que as coisas continuam na mesmice, ou seja: tudo parado. Nada se constrói nada se faz e os administrados públicos fingem que governam e o MP finge que tudo está normal e assim vamos levando a nossa vidinha vendo nossa tão ex-promissora cidade se definhando num processo sem retorno em médio prazo. Muito dos fatos ocorridos no esquema acima citado, por aqui não deve ser diferente. Falta-nos vigilância e melhor acompanhamento pelo MP, se tivéssemos por aqui o Fórum da Comarca instalado, talvez nossa cidade não estivesse nesta estagnação e com cara de abandono total por parte dos gestores públicos.

Ailton.

Fonte de pesquisa: http://portal.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/10/materia/283405

quarta-feira, 6 de julho de 2011

MAIS UM MINISTRO QUE CAI

Segundo o site http://www.claudiohumberto.com.br, o “ministro Alfredo Nascimento (Transportes) oficialmente decidiu deixar o governo, segundo nota divulgada há instantes por sua assessoria. Ele encaminhou à presidenta Dilma seu pedido de demissão em caráter irrevogável. Mas este site apurou que foi a presidenta quem solicitou a senadores do PR que o fizessem se demitir. Alfredo Nascimento reassumirá sua cadeira no Senado e a presidência nacional do Partido da República (PR). Ele caiu após a repercussão de reportagens e revelações que lançam dúvidas sobre a sua honestidade. No último fim de semana, a revista Veja revelou que o esquema de corrupção em seu ministério cobrava propinas de 4% sobre o valor de cada contrato. Pressionado pela presidenta, ela ofereceu a cabeça do próprio chefe de gabinete, de um assessor que seria o responsável pela cobrança das propinas e dos dirigentes do DNIT e da estatal de ferrovias Valec. Nesta quarta-feira, surgiram revelações sobre o súbito enriquecimento de Gustavo, filho de Alfredo Nascimento, segundo notícias publicadas nesta coluna e também no jornal O Globo. Ajudou a tornar insustentável a situação de Nascimento a divulgação, no site da revista IstoÉ, de um vídeo mostrando como o ex-ministro e seu chefe, deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) utilizam recursos públicos para engrossar as fileiras do partido. O vídeo deixou a presidenta Dilma ainda mais irritada com o escândalo”

Pergunta que não quer calar:  se Alfredo Nascimento não serve para ser ministro do governo por razões de corrupção, e desvio de recursos públicos, por que então serve para voltar a ser Senador? Não deveria ser banido do cenário político? Acontece que se tirarmos todos que igualmente ao Nascimento age na política, o senado e as câmaras ficariam praticamente vazios.

Ailton.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

A greve, o PT e os amigos “da Onça”

por: Ubiratan Braga

Vejo triste, a luta dos representantes dos profissionais da educação e indignado pelo vazio com que eles vão às trincheiras sozinhos. Sozinhos em relação àqueles eternos petistas que não acompanham a batalha. Preciso citar nomes? Vamos a uma pequena amostra: cadê a professora Verinha? Está lá na Sejusp usufruindo de um bom cargo. Cadê o Ságuas? Correndo atrás do assento na Câmara. E o Abicalil? Cadê a Serys? Devem estar correndo em busca de... Cadê o deputado Brunetto? Está na Assembleia, mas não o vejo engrossar o caldo do Sintep. E o Alexandre César? Também, pois deve estar revoltado com a traição dos petistas de grupo de amigos, da onça.

A minha tristeza não é tanta, pois há alternativa depositada na sensibilidade do governador e no deputado Riva, que sempre foi defensor primeiro da educação e atacado primeiro pela turma desta educação. Mas a nobreza caminha ao lado dos protegidos do Mestre e ele sabe disso, tanto que o Sintep, de Gilmar Soares, conta com sua força.

Riva tentou, antes mesmo de iniciar o indicativo de greve, um diálogo com o governador Silval e sindicalistas, pois via surgir desta categoria a revolta iniciada com outros profissionais que o procuravam a defendê-los junto à administração por um aumento pequeno sequer. E o resultado está na Avenida do CPA dentro e fora daquelas barraquinhas.

A revolta também estar em cada lar, pois os nossos filhos, do ensino público, estão parados, alguns gostando e outros nem tanto. Eles perdem conhecimentos, nós a paciência, que devem ser descontada nas urnas. Mas o Silval não é candidato. Nem nós. Mas aqueles petistas do inicio serão.

Vi e ouvi o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares, correr para o dialogo em busca de uma alternativa por parte do governo e este dizer que só negocia sem greve. Vi também o apelo judicial. Vi Riva intervir, vi surgir o cala-boca típico da ditadura no corte do ponto...Estou antevendo prejuízo às minhas férias.

A greve justifica os meios. E o fim nas mãos do governador não candidato. O diálogo traz possibilidades. E se tivesse ocorrido seria diferente, pois os erros dos secretários não seriam, hoje, os do governador.

O governo erra, os sindicalista idem. Erra mais, aquele que sempre precisou dos votos dos professores. São estes, os amigos da onça.

Se todos os citados no lide deste artigo desconsiderarem minha opinião, que mostrem como estão agindo em favor dos professores e indiretamente a cada pai e aluno. Se financiando, se dando apoio moral ou qualquer outro meio, pois assim carimbo minha imaginação sobre as campanhas feitas às escondidas contra aquele que hoje é o defensor primeiro da educação.

Ubiratan Braga é jornalista, radialista e publicitário em Cuiabá
extraído do site:http://www.24horasnews.com.br/evc/index.php?mat=4011