sábado, 29 de outubro de 2011

Planta é nova arma contra dengue

por: Francis Amorin
       da Sucursal de Barra

A campanha “Todos contra a Dengue”, lançada esta semana pela Secretaria de Saúde de Barra do Garças, traz como novidade uma nova arma contra a doença: trata-se da crotalária, uma flor amarela, às vezes com listras vermelhas, que atrai as libélulas, predadoras naturais do mosquito Aedes aegypti.

Sementes da planta começaram a ser distribuídas pelos agentes de controle de vetores da Vigilância Ambiental do município, acompanhadas de um panfleto explicativo orientando os moradores a cultivarem mudas que possam auxiliar no combate ao vetor da doença.

Segundo a secretária de Saúde de Barra do Garças, Laura Beatriz, várias ações serão desenvolvidas durante o mês de novembro como forma de combater a dengue, entre elas a distribuição nos bairros de panfletos educativos, material preventivo (como sacos plásticos para o depósito de lixo), além das sementes.

“Nossa meta é evitar que o mosquito se alastre. Mas, para isso precisamos da colaboração da população”, disse ela.

A introdução da crotolária no combate à dengue começou no interior do estado de São Paulo e ganhou repercussão nacional como arma de combate ao vetor da doença. De acordo com pesquisas, ainda sem confirmação científica, com o plantio da crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios, nota-se um aumento da população de libélulas, que põem seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive a do mosquito transmissor da dengue. Seu ciclo de vida é de quatro meses.

A partir da próxima segunda-feira (31), caminhões da Secretaria de Obras começarão a recolher lixo e entulhos nos bairros de Barra do Garças, numa espécie de mutirão para evitar a proliferação de larvas do mosquito transmissor da dengue. Trinta bairros serão percorridos nos próximos 45 dias.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

85 Bilhões Desviados dos Cofres Públicos

Infelizmente a corrupção neste país passou a ser tão corriqueira que nem mesmo as pessoas mais prejudicadas parecem não se importar, é triste, mas as notícias de corrupção estão tão em evidência que parece ser normal. Quando na verdade deveríamos todos é ficar indignados com tantos desvios de recursos públicos, pois a revista Veja desta semana (edição 2240) nos mostra o que seriam possível realizar com os mais de 85 bilhões que são surrupiados pelos corruPTos brasileiros somente no ultimo ano.
 
  1. Erradicar a miséria 
  2. Custear 17 milhões de sessões de Quimioterapia
  3. Custear 34 milhões de diárias de UTI nos melhores hospitais;
  4. Construir 241 quilômetros de metrô;
  5. Construir 36000 quilômetros de rodovias;
  6. Construir 1,5 milhão de casa;
  7. Reduzir 1,2 ponto percentual na taxa de juros;
  8. Dar a cada brasileiro um prêmio de R$ 443,00;
  9. Custear 2 milhões de bolsas de mestrado;
  10. Comprar 18 milhões de bolsas de luxo (iguais àquelas com os corruptos presenteiam sua mulher e amantes)
 Os números são muito altos e até nos foge da memória o que dariam para fazer com os 85 bilhões evaporados dos cofres públicos e foram para os bolsos dos corruptos; políticos, ministros, secretários, empresários etc.
 
É bom que tenhamos pelo menos noção de uma coisa. É dinheiro nosso que estão roubando, é dinheiro que salvariam milhares de vidas se tivéssemos uma saúde descente, equipamentos médicos e principalmente medicamentos à ser distribuídos aos pacientes.
 
E, isso não é nada, ainda falam em criar um novo imposto para a saúde, quando na verdade bastava apenas combater a corrupção e exigir a devolução daqueles que surrupiaram o país.
 
Demos graças à imprensa deste país, pois se não fosse pela mídia, jamais teríamos demissões de ministros, secretários e cassação de tantos outros políticos corruptos. A Polícia Federal e as demais polícias, bem como o próprio governo somente tomam providências após as denuncias serem feitas pelas imprensas escrita e falada. Somente neste governo Dilma é o quinto ministro que cai, e tomara a Deus que a imprensa promova de fato a limpeza desses ‘carniceiros’ do podre poder. pois a infestação ainda é grande e há muitos ainda por cair.
 
Ailton.

Deputado apresenta proposta a produtores locais de cana-de-açúcar

por: ALEXANDRE ROLIM / Redação DS - Data do Arquivo: 25/10/2011

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) comprou uma briga em âmbito nacional em defesa do setor sucroalcooleiro, que pode beneficiar diretamente produtores de cana-de-açúcar de Tangará da Serra e região. Ele esteve na cidade ontem e conversou com lideranças e empresários locais sobre sua proposta, para emendar o projeto de lei que institui o novo Código Florestal e tentar alterar dispositivos que impedem o plantio de cana-de-açúcar nos biomas amazônico e pantaneiro e, acaba afetando diretamente a região do Alto do Rio Paraguai.

Leitão, que foi prefeito de Sinop por dois mandatos, não possui muitos vínculos com o agronegócio, entretanto, decidiu adotar a bandeira do setor sucroalcooleiro porque entende que os produtores estão sendo prejudicados injustamente por uma legislação errônea e caduca, de 1985, que impede o plantio de cana em algumas áreas de Mato Grosso, além de impedir que empresários do setor contraiam empréstimos para a construção de novas usinas.

Essa problemática tem afetado um grupo tangaraense que vem há alguns anos pleiteando a instalação de duas usinas de produção de açúcar e etanol, a Ciaterra Participações S.A., empresa composta por aproximadamente 50 investidores, todos da região. Um desses produtores, Normando Corral, apresentou os projetos ao deputado e falou sobre os principais entraves encontrados ao longo dos últimos anos.

Para Leitão, “é necessário que o governo federal libere o plantio nas áreas que já foram abertas e exploradas, não sendo necessário permitir o plantio em áreas de mata virgem, mas sim a exploração em terras que já foram utilizadas para a pecuária ou outras culturas e que hoje estão degradadas”. Nilson lembrou que Mato Grosso tem condições de ampliar significativamente a área de cana, aproveitando apenas as áreas degradadas ou de segundo plantio.

É o caso de Tangará da Serra, onde os empreendimentos da Ciaterra, por exemplo, não abrirão novas áreas para o plantio de cana-de-açúcar, apenas utilizarão as já abertas, não afetando ou degradando os biomas amazônico e pantaneiro, bem como a região do Alto do Rio Paraguai, onde já estão instaladas duas usinas, que abastecem grande parte do mercado mato-grossense e da região Norte do país.

Tem 70 dias que Leitão assumiu a cadeira na Câmara e desde então começou uma maratona de reuniões com lideranças políticas ligadas a todos os setores envolvidos. Segundo ele, além da bancada mato-grossense, a proposta de emenda é apoiada, ou pelo menos é vista com bons olhos, por congressistas ligados ao meio ambiente, inclusive pelo relator do novo Código Florestal, senador Aldo Rebelo (PCdoB/SP).

“Primeiro procurei conhecer a situação lá em cima e agora estou buscando o apoio das pessoas que estão diretamente ligadas a isso, que são os produtores, para que a emenda seja aprovada”, disse. Ele propõe que representantes do setor cobrem e apoiem a iniciativa. Ao longo dos próximos dias, Leitão se reunirá com lideranças estaduais e nacionais para sensibilizá-los sobre o tema. Ainda essa semana ele sentará com deputados mato-grossenses e com a bancada do PSDB.

Presente na reunião de ontem, o presidente das Usinas Itamarati, Sylvio Coutinho, disse acreditar que o fato de Nilson Leitão não ser ligado ao agronegócio aumenta sua credibilidade frente ao assunto. “Acredito que o deputado, por não estar ligado ao setor, partirá para um apelo técnico e não emocional”, comentou o executivo.

ALDO REBELO – O senador e relator do novo Código Florestal, Aldo Rebelo (PCdoB/SP), estará em Sinop no próximo dia 04 de novembro. Leitão sugeriu aos produtores do setor uma reunião com o senador a fim de afinar as discussões. “Vocês [produtores] poderão contribuir com a emenda com explicações mais técnicas sobre o assunto”, destacou.

NÚMEROS – O etanol é um combustível 82% mais limpo que os derivados de petróleo. Atualmente, 53% dos automóveis brasileiros são flex, ou seja, aceitam tanto álcool quanto gasolina. O país importa cerca de 5% do etanol que consome, passando da condição de exportador para a de importador. O consumo hoje no país é de 26 bilhões de litros do combustível de cana-de-açúcar e passará a ser de 53 bi em 2017, entretanto, para suprir somente esta demanda interna seria necessária a construção de pelo menos mais 140 usinas no país.

MATO GROSSO – Especialistas afirmam que Mato Grosso é o melhor lugar para se produzir cana-de-açúcar – isso, sem agredir o meio ambiente. Atualmente, o estado é responsável por quase todo o abastecimento de açúcar e etanol do Norte do país, especialmente, Acre, Amazonas e Rondônia, onde 80% do açúcar é de origem mato-grossense.

O crescimento de regiões metropolitanas como Manaus e a abertura do mercado peruano, além da logística, que promete ´unir´ o Brasil ao pacífico através de rodovias e ferrovia, dando acesso mais rápido e barato ao mercado asiático, coloca o estado em posição privilegiada, especialmente a região de Tangará da Serra, onde já existem projetos prontos aguardando liberação para ser efetivado.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Suspenso Atendimento Médico pelo SUS

Médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) suspendem hoje (25), por um período de 24 horas o atendimento eletivo em 18 estados brasileiros – Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe.

O movimento, coordenado pela Associação Médica Brasileira (AMB), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam), tem o objetivo de protestar contra a baixa remuneração e as más condições de trabalho no SUS. A estimativa é que 100 mil profissionais de saúde deixem de trabalhar.

Nos estados onde haverá paralisação, serão suspensos os exames, as consultas, as cirurgias eletivas e outros procedimentos. O vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá, garantiu que o atendimento a emergências será mantido. “O movimento é a favor da população e não contra. Não vamos negar esse tipo de assistência”, disse.

Os médicos também reclamam da não implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), da defasagem da tabela do SUS, da ausência de um plano de carreira, das contratações sem concurso e da falta de isonomia salarial na rede pública.

O piso salarial definido pela Fenam em 2011 é R$ 9.188,22 para uma jornada de 20 horas semanais. Um levantamento divulgado pelo movimento indica que os valores pagos atualmente variam entre R$ 723,81 e R$ 4.143,6 – resultando em uma média nacional de R$ 1.946,91.

Aqui em Nova Olímpia, segundo informações de atendentes da Unidade Mista, os médicos estão atendendo normalmente.

Ailton.

sábado, 22 de outubro de 2011

"DIA DO BASTA"

Mais de 270 pessoas já confirmaram presença no “Dia do Basta!”, que será realizado em Tangará da Serra no dia 15 de Novembro às 14h na Praça da Bíblia. A campanha começou no facebook há menos de uma semana e vem ganhando corpo também no Twitter. Os organizadores planejam uma passeata pela Avenida Brasil até a Praça dos Pioneiros, onde os participantes farão reflexões, e onde serão realizadas apresentações de grupos musicais.

No Facebook um dos organizadores, Uelinton Cordeiro, pede apoio da comunidade na confirmação de participações e também na divulgação do evento. “Ajudem a promover isso, pois nosso país precisa tomar essa atitude, e vamos usar as redes sociais para unir novamente o povo, como já vem acontecendo!”, diz ele.

Ato cívico, segue a organização proposta pelo #diadobasta, lançado no twitter em nível nacional. O objetivo é realizar um evento onde toda a população possa participar, cantar o Hino Nacional Brasileiro, todos de traje preto como forma de mostrar a indignação contra o governo e as leis atuais do nosso país. No Facebook a campanha pode ser encontrada no link: http://www.facebook.com/pages/Dia-do-Basta-Tangar%C3%A1-da-Serra-MT/224528967591365

NO MUNDO – O poder de difusão de conceitos e ideias que tem as redes sociais vem promovendo mudanças políticas por todo o mundo. Nos países onde ainda imperam sistemas de governo opressores, como na Líbia, por exemplo, foi nas redes sociais que a população encontrou espaço para o debate político e a organização que está levando às mudanças. A importância que a internet e o uso das redes sociais tem aumentado na medida em que influenciam cada vez mais o comportamento de consumo, e agora também político da população. Fonte: (http://www.diariodaserra.com.br/)

Nova Olímpia poderia muito bem seguir o exemplo da nossa co-irmã Tangará e promover o nosso dia do Basta. Cadê a oposição dessa cidade? Cadê os professores e demais cidadãos que apoiou essa administração?  parecem todos inertes aos desmandos desse governo, não é possível que ninguém se rebela e toma coragem para denunciar o ostracismo em que a atual administração está levando este município. Vocês que apoiou estas corjas devem ser os primeiros a se rebelarem, pois é por vossa culpa que N. Olímpia está como está. Não há obras! Não há qualidade nos serviços públicos! A saúde está um caos, enfim nada funciona a contento do contribuinte, tudo conspira a favor dos que fazem desse (dês)governo uma quadrilha que age em benefício próprio.

Ailton.

Faltou o Dízimo

O fundador de uma igreja que recebeu R$ 1,2 milhão do Ministério do Esporte diz que foi pressionado a repassar 10% do dinheiro para os cofres do PC do B, o partido que controla o ministério, informa reportagem de Andreza Matais e Felipe Coutinho, publicada na Folha deste sábado (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

"Veio um monte de urubu comer o filezinho do projeto", disse à Folha o pastor evangélico David Castro, 56, que dirige a Igreja Batista Gera Vida, de Brasília.

Ele diz que se recusou a pagar a propina.

Filiado ao PP, Castro afirmou que sofreu retaliação por não ter pago a propina exigida. "Na hora da prestação de contas [do convênio], houve dificuldade porque evidentemente não houve propina."

O Esporte afirmou ser mentira que o projeto do pastor foi reprovado por que não houve pagamento de propina. "A prestação de contas não foi aprovada porque o convenente não cumpriu os requisitos legais." (http://www1.folha.uol.com.br/).

Para quem entende, esses tais requisitos a que se refere o Ministério e, tratando-se de verbas públicas, onde há um montão de ‘corvos’ à espreita prá abocanhar um pedacinho do bolo podem sim ser a falta do pagamento do dízimo.

Ailton.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Rede Cidadã recebe novo veículo


Por: Nelson Alves
O projeto Rede Cidadã de Nova Olímpia ganhou nesta semana, uma nova viatura, um veículo Fiat Palio, zero kilometro.

O novo carro vai somar com a viatura antiga do programa, garantindo a melhoria do trabalho nos bairros, ampliando o atendimento do projeto, bem como aproximando cada vez mais da comunidade.

O programa Rede Cidadã tem como objetivo principal garantir oportunidade e acesso a momentos de integração, lazer, esporte, cultura e cidadania a crianças e adolescentes em risco social, afastando os menores do risco da criminalidade e promover a inclusão social. O foco principal de atuação do projeto é o combate à violência e ao consumo e tráfico doméstico de drogas, a prostituição infantil, além de maior atenção ao idoso e a violência contra a mulher.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE NOVA OLÍMPIA-MT

Os aposentados e pensionista de Nova Olímpia, agora ganham um novo apoio, pois foi criada a Associação dos Aposentados e Pensionista de Nova Olímpia, com o objetivo claro de dar amparo aos aposentados e idosos, com base na Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso).

A Associação dará suporte aos pretensos aposentados no sentido de acompanhamento e encaminhamento dos processos de aposentadoria, junto ao INSS, os interessados contaram com assessoria jurídica através de advogados experientes nessa área, que estarão orientando a melhor maneira de como conseguir se aposentar com rapidez ou, mesmo para os já aposentados de como conseguir recuperar possíveis perdas de valores relativos a cálculos errôneos ou prejuízos tidos com os excessivos planos e econômicos.

As pessoas interessadas deverão procurar a Associação que estará funcionando junto ao Centro de Convivência do Idoso, cujas reuniões acontecerão aos sábados, com início às 08:00 horas, e nos dias: 22/10, 19/11 e, 17/12/2011, já para o ano de 2012 as reuniões ocorrerão sempre no terceiro sábado de cada mês.

A Associação dos Aposentados e Pensionista de Nova Olímpia tem como presidente o competente e experiente senhor Carlos Alves Filho (Tenente Carlos), que como presidente da entidade, tem como objetivo facilitar a vida de centenas de pessoas que já estão em idade ou em condições de se aposentar e não estão conseguindo por problemas burocráticos. “Nossa missão a frente desta Associação é tornar mais fácil a vida dessas pessoas que tanto trabalharam e contribuíram para o nosso país e hoje estão desamparadas, sem a merecida aposentadoria”. Finalizou Tenente Carlos.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

COMPROU, PAGOU E NÃO LEVOU

Consumidora sente-se injuriada, pois adquiriu da empresa: Via Plan COIBRÁS LITORAL COM. E SERVIÇOS LTDA, um Fogão Continental de 5 bocas, pois era seu sonho de consumo, em 12 parcelas, com a promessa de entrega tão logo efetuasse os pagamento, cujo contrato foi quitado em 05-03-2011 e até agora a empresa não entregou o produto, segundo a consumidora, tentou negociar com o fornecedor, porém, até o momento, nada foi acertado, ofereceram um outro produto similar, mas a consumidora não aceita, pois nenhum se compara com a marca Continental, segundo ela. A empresa recusa a devolução do dinheiro e alega que o fogão que a consumidora comprou e pagou eles não tem em estoque.

O caso já está no PRO-CON e até Boletim de Ocorrência Policial foi registrado.

É bom, estar atento quando da compra de certas empresas, antes do fechamento da compra, pesquise bem o fornecedor, para evitar transtornos como o do caso relatado.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Ficha Limpa!!! ou Suja???


Com a aproximação do novo ano eleitoral (2012), o Supremo Tribunal Federal (STF) quer decidir a validade da Lei da Ficha Limpa para 2012 ainda este mês. Segundo ministros da Corte, é fundamental que o Supremo se posicione logo a fim de evitar a incerteza da eleição passada, quando os eleitores votaram sem ter conhecimento se o candidato escolhido iria tomar posse caso fosse o vencedor do páreo.

"É muito importante que a gente esclareça a opinião publica com a máxima antecedência possível, tendo em vista as eleições", afirmou o ministro Luiz Fux. Segundo ele, o julgamento deve ocorrer na segunda quinzena de outubro. "Vou julgar todas as questões. Serão saciadas todas as dúvidas", garantiu (informações: CH.com.br).

Esperamos que realmente os fichas sujas sejam barrados desta vez, pois da forma como está a política perde muito em credibilidade. Se bem que se o eleitor fosse consciente não precisaria de Lei para coibir os ‘malandros’ da política.

Ailton.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Supersimples é Ampliado

Finalmente o Senado aprovou o projeto que permite a adesão de mais empresas ao Supersimples, Foi um daqueles consensos raros no Congresso nacional: foram 55 votos a favor e nenhum contra. Os parlamentares acreditam que os novos limites estimulem a ampliação dos pequenos negócios. Segundo o governo, mais de cinco milhões de empresas vão ser beneficiadas.

As micro e pequenas empresas empregam mais da metade dos trabalhadores brasileiros. Elas têm um regime especial de tributação. Pagam vários impostos em uma única alíquota. Até agora, só as que faturavam até R$ 2,4 milhões por ano podiam pagar o imposto simplificado. O projeto aprovado permite que empresas com receita até 50% maior também se beneficiem.

O limite de faturamento da microempresa passa de R$ 240 mil para R$ 360 mil por ano. Para as pequenas empresas, sobe de R$ 2,4 para R$ 3,6 milhões por ano. O limite para microempreendedores individuais, como vendedores autônomos, também muda: aumenta de R$ 36 mil para R$ 60 mil por ano. Outra mudança vai permitir que mais de 500 mil micro e pequenos empresários paguem dívidas parceladas em até 60 meses.

O projeto foi enviado ao Congresso pela presidente Dilma Rousseff. Agora, para valer, só precisa da assinatura dela: a chamada sanção presidencial.

Informações G1.com

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Masson é o Novo Prefeito

No ultimo sábado (30), tomou posse como prefeito de Tangará da Serra o empresário e ex-prefeito Saturnino Masson e, governará a cidade até 31 de dezembro 2012, Saturnino é filiado ao PSDB e conseguiu apoio em torno de seu nome até mesmo de antigos adversários do PT numa votação realizada apenas pelos vereadores, por tratar-se de um mandato tampão e, de conformidade à Lei Eleitoral.

A Vitória não é da política tangaraense, mas sim do povo daquela cidade que lutou arduamente contra a corrupção e os desmandos ocorridos com a ex administração, o povo foi a luta, unidos não desistiram de protestar, fazendo pressões aos poderes constituídos e, acima de tudo mostrando sua indignação com aqueles que usam dos meios públicos para tirar proveito próprio.

O exemplo de Tangará da Serra-MT., deveria ser seguidos pelos demais municípios que se encontravam e ainda estão em iguais ou pior situação, mas, isso não depende dos que estão no poder, porque estes farão de tudo para se manter. As coisas somente tomam outro rumo quando a população não aceita, não comunga e então num gesto de repúdio se manifesta clamando por mudanças. O poder emana do povo, e tão somente o povo tem e dever de tirar esste mesmo poder. O que falta é atitude, sair da zona de conforto e confrontar com esses ‘cânceres’ da nossa política.

Nova Olímpia também poderia estar orgulhosa pelas mudanças que poderiam ter ocorridas, se por aqui não imperassem o ‘caciquismo’ e o ‘coronelismo’ e principalmente se os novaolimpienses não fossem tão adormecidos, prá não dizer alheios aos seus interesses.

Ailton.