quarta-feira, 30 de maio de 2012

Lula será investigado na justiça comum

A representação da oposição contra o ex-presidente Lula foi encaminhada nesta terça-feira (29) à primeira instância da Justiça Federal. O documento foi apresentado ontem (28) à Procuradoria Geral da República (PGR) e o procurador-geral, Roberto Gurgel, entendeu que Lula não tem mais foro privilegiado.

Desta forma, qualquer investigação contra o ex-presidente deverá ser feita pelo Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPDF) e não pela PGR. A representação foi feita pelos líderes do PSDB, DEM, PSOL e PPS, após o ex-presidente ser acusado de pressionar o ministro Gilmar Mendes para que o Supremo Tribunal Federal (STF) adie o julgamento do mensalão. Diante do fato, a oposição acusa Lula de praticar os crimes de tráfico de influência, coação no curso do processo penal e corrupção ativa.

fonte: www.humbertocosta.com.br / 30-05-12

terça-feira, 29 de maio de 2012

BRONCA GERAL


Com referencia aos ultimos noticiários dando conta do lobb do ex-presidente Lula junto ao Superior Tribunal Federal, o site: http://www.humbertocosta.com.br/ publicou a bronca leitor de Brasília-DF, veja abaixo:
 Judiciário forte
É agora ou nunca que o judiciário brasileiro irá dizer a que veio. Ou levanta o moral do poder das leis ou se abate para sempre aos desejos indecorosos, ilegais e vergonhosos dos petistas. Ou o poder judiciário se engrandece mostrando ao povo que é uma instituição forte e mantenedora das leis ou entrega de vez o país aos bandidos da ladroagem, da corrupção e das políticas absurdas. O fato de Lula querer que os juízes do STF "aliviem" os mensaleiros petistas é o cúmulo do descaramento. O sr Lula realmente perdeu o senso do ridículo, da moral, dos bons costumes. Quer aliviar seus "cumpanheiros" petistas que roubaram a nação, quer fazer parecer que tudo não passou de mentiras da imprensa e de intrigas oposicionistas. Tem que ser desmascarado para sempre para um Brasil mais forte e, principalmente, mais limpo.

Roberto Freitas
Brasília - DF 29/05/2012 / 00:34 FONTE: http://claudiohumberto.com.br/

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mais uma do “ex-presiMente”

Celso de Mello, decano do STF, reagiu com acidez à notícia de que Lula pressiona ministros do tribunal para adiar o julgamento do mensalão. “Tentar interferir dessa maneira em um julgamento do STF é inaceitável e indecoroso”, disse ele. “Rompe todos os limites da ética.”

“Se ainda fosse presidente da República, esse comportamento seria passível de impeachment por configurar infração político-administrativa, em que um chefe de Poder tenta interferir em outro”, acrescentou Celso de Mello.

O ministro falou ao reporter Rodrigo Haidar, da revista eletrônica Consultor Jurídico. Referia-se ao encontro que Lula teve com o colega Gilmar Mendes, em 26 de abril, no escritório do ex-ministro Nelson Jobim, em Brasília.

Nesse encontro, segundo relatou Gilmar à Veja, Lula fez lobby em favor do adiamento da decisão do Supremo sobre o mensalão para depois das eleições municipais de outubro. Em troca, insinuou que poderia oferecer proteção ao interlocutor na CPI do Cachoeira.
Para Celso de Mello, trata-se de “um episódio anômalo na história do STF.” Acha que “a conduta do ex-presidente da República, se confirmada, constituirá lamentável expressão de grave desconhecimento das instituições republicanas e de seu regular funcionamento no âmbito do Estado Democrático de Direito.”

Mais: “O episódio revela um comportamento eticamente censurável, politicamente atrevido e juridicamente ilegítimo”, declarou Celso de Mello. Por ora, Lula não se manifestou formalmente sobre a notícia tóxica. Mandou que sua assessoria negasse, mas disse que não irá se pronunciar. Gilmar confirmou a reportagem da revista. E Jobim negou que Lula tenha feito qualquer tipo de pressão.

Instado a comentar o fato, outro ministro do Supremo, Marco Aurélio Mello, ecoou o decano: “Não concebo uma tentativa de cooptação de um ministro. Mesmo que não se tenha tratado do mérito do processo, mas apenas do adiamento, para não se realizar o julgamento no semestre das eleições. Ainda assim, é algo inimaginável. Quem tem de decidir o melhor momento para julgar o processo, e decidirá, é o próprio Supremo”.

No sábado, Marco Aurélio já havia saltado da cadeira: “O Supremo não é sindicato”, ele dissera. Nesta nova manifestação, declarou que o tribunal não se move à base de pressões: “Julgaremos na época em que o processo estiver aparelhado para tanto. A circunstância de termos um semestre de eleições não interfere no julgamento. Para mim, sempre disse, esse é um processo como qualquer outro.”

De acordo com a notícia de Veja, corroborada por Gilmar, Lula revelou durante a conversa de abril a intenção de estender suas gestões protelatórias a outros ministros. Já teria conversado com José Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Pediria ao amigo e ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence para interceder junto à ministra Cármen Lucia.

Na opinião de Marco Aurélio, os desejos de Lula são pueris. “São suposições de um leigo achar que um integrante do Supremo Tribunal Federal esteja sujeito a esse tipo de sugestão.”

“A ministra Cármen Lucia atua com independência e equidistância. Sempre atuou”, afirmou Marco Aurélio. “E ela tem para isso a vitaliciedade da cadeira. A mesma coisa em relação ao ministro Ricardo Lewandowski. Quando ele liberar seu voto será porque, evidentemente, acabou o exame do processo. Nunca por pressão.”
Gilmar Mendes disse ter refutado a abordagem de Lula. Celso de Mello classificou a atitude do colega de “corretíssima”. Algo que “mostra a firmeza com que os ministros do STF irão examinar a denúncia na ação penal que a Procuradoria-Geral da República formulou contra os réus” do mensalão.

Dando de barato que Gilmar foi veraz em seu relato, Celso de Mello disse que Lula praticou “um gesto de desrespeito por todo o STF. Sem falar no caráter indecoroso é um comportamento que jamais poderia ser adotado por quem exerceu o mais alto cargo da República.”

Na sua opinião, foi “surpreendente essa tentativa espúria de interferir em assunto que não permite essa abordagem. Não se pode contemporizar com o desconhecimento do sistema constitucional do país nem com o desconhecimento dos limites éticos e jurídicos.”
A exemplo de Marco Aurélio, Celso de Mello também descrê da possibilidade de êxito de pressões do gênero. “Por isso mesmo, se mostra absolutamente inaceitável esse ensaio de intervenção sem qualquer legitimidade ética ou jurídica praticado pelo ex-presidente da República.”

“De qualquer maneira, não mudará nada”, prosseguiu Celso de Mello. “Esse comportamento, por mais censurável, não afetará a posição de neutralidade, absolutamente independente com que os ministros do STF agem. Nenhum ministro permitirá que se comprometa a sua integridade pessoal e funcional no desempenho de suas funções nessa ação penal.”

Assim, a despeito de considerar o episódio “negativo e espantoso em todos os aspectos”, Celso de Mello avalia que “servirá para dar relevo à correção com que o STF aplica os princípios constitucionais contra qualquer réu, sem importar-se com a sua origem social e que o tribunal exerce sua jurisdição com absoluta isenção e plena independência.”

Fonte: http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2012/05/28/celso-de-mello-se-lula-ainda-fosse-presidente-comportamento-seria-passivel-de-impeachment/

terça-feira, 15 de maio de 2012

TERCEIRIZANDO NOSSAS RESPONSABILIDADES

Nos últimos tempos nada tem sido mais atingida do que a estrutura familiar, a família vem se decompondo a cada dia, a correria que os casais vêm sendo obrigados a manter no dia a dia tem feito com que sobre pouco tempo para se dedicar à família. Os filhos desta nova geração começam muito cedo tendo sua educação e até sua criação terceirizada e, a pior! Terceirizada por várias etapas, senão vejamos: os pais impossibilitados de estarem presentes no cuidado dos filhos, já que ambos trabalham fora, contratam uma babá ou na maioria das vezes uma empregada do lar que exerça função dupla, cuide da casa e ao mesmo tempo da criança.

Acontece que esta secretária, devido às inúmeras tarefas do lar, se vê impossibilitada também de cuidar da criança, diante disso, terceiriza este serviço para um canal de TV. Isto mesmo! Liga a TV, coloca a criança no carrinho de fronte ao televisor enquanto ela cuida da casa. Perceberam que na verdade quem cuida e principalmente educa a criança é a televisão? E, aí está aberta a receber qualquer tipo de educação. E, nós sabemos muito bem da baixa qualidade da maioria dos programas televisivos de nosso país. É assim que nossos filhos crescem. Carentes do afeto familiar, recebendo e absorvendo diariamente toda essa gama de informação que, repito na maioria das vezes são de péssima qualidade.

Quanto aos pais, estes estão tão atarefados com seu trabalho, e com as questões “aparência social" que se esquecem até dos filhos, outros, para monitorá-los instalam câmaras de vídeos nos cômodos da casa para estarem observando-os pelo computador. As famílias estão refém do capitalismo e estão criando filhos quem nem elas mesmas conhecem, já que não mais sobra tempo para aquele bate-papo, e entre uma brincadeira e outra ir extraindo da criança ou jovem o que ele tem feito ou intenção de fazer... Falta-nos este tempo o qual os pais precisam arranjá-lo se não quiser continuar terceirizando o futuro de seus filhos que enquanto criança fica a mercê da empregada ou babá, mas na seqüência vem os aliciadores para um mundo bem mais nebuloso: das drogas lícitas e ilícitas; da prostituição e de tantos outros maus caminhos.

Segundo dados; no Brasil o número de divórcios cresceu mais de 150%; pois é entre os brasileiros que está o maior índice de traição conjugal; a delinqüência juvenil aumentou em mais de 12% segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) e ainda segundo a Associação Italiana para a Defesa da Infância, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de sites dedicados à pornografia infantil. E como se ainda pudesse ficar pior o Brasil é o país da América do Sul com maior numero de consumidores de drogas.

Cuidado quando for terceirizar a formação, a educação e a companhia de seus filhos, pois há vários exércitos de traficantes e de transgressores cheios de astúcias e de boa aparência loucos para arregimentar nossos filhos.  

Ailton Santiago.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Parabéns!!!


Como a maioria de vocês eu, também acabo de receber o convite das festividades em comemoração ao aniversário de Nova Olímpia que no próximo domingo (13) completa 26 anos de emancipação político e administrativo. Os munícipes estarão em festa, ou pelo menos deveriam estar se tivessem boas coisas a ser comemorado. Se não fosse a ação pífia do governo municipal, certamente muitas honras haveriam de ter a população, mas infelizmente o desanimo é visível nas pessoas, o município perdeu mais de 5 mil habitantes somente nos últimos três anos e os que aqui permanecem encontram dificuldades de se manter, pois o desemprego é altíssimo e as famílias estão encontrando dificuldades.

Se as promessas de palanque e as feitas mesmo depois de eleito valessem ou fossem levadas a serio, hoje teríamos um parque industrial gerando empregos aos que dele necessitam, mas conversa de politiqueiro é sempre assim; é o blá, blá, blá de sempre, nem mesmo as 100 casas que prometera no aniversário do ano passado conseguiu fazer, mesmo afirmando que o recurso para a construção das mesmas já estava assegurado.

Vocês devem Lembrar-se do lançamento da pedra fundamental da construção de 100 casas do Programa “TO FELIZ”? Será que este slogan “to feliz” era prá quem? Queria dizer o que? Quem é que estava feliz? A população ou os governantes que ironicamente mais uma vez enredava o povo. É bom parar por aqui, porque é mais um aniversário que Nova Olímpia terá apenas como consolo a pintura dos meios fios, porque que as reformas que estão ou se propõem a fazer já deveria ter sido feito há muito tempo, recursos prá isto é que não devem ter faltado. E tem gente que ainda aplaude.

Ailton.






sexta-feira, 4 de maio de 2012

Lula é Intimado a Depor na Justiça

Ex presidente Lula continua com o mesmo discurso de sempre, de sempre, quando o assunto pode incriminá-lo ou envolver seu nome em algumas das maracutaias que seu governo promoveu neste país. Lula é testemunha (autor) num processo sobre o caso do mensalão, no entanto ele continua a usar da mesma arma que sempre usou: a que nada sabe que nada viu, não fui eu, não sei e tenho nojo de quem sabe...Com esses argumentos que nós sabemos nada convincentes ele conseguiu na justiça o direito de não depor, como testemunha, em uma Vara Federal Criminal sobre o caso do mensalão. Isso porque um Mandado de Segurança, que tramita no Tribunal Regional Federal 2ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo) pede para que Lula compareça a uma audiência a fim de esclarecer o escândalo.
Porém, o ex-presiMente alega que não sabe nada a respeito do caso e, por isso, rejeita comparecer no tribunal. Segundo ele, sua convocação não passa de uma jogada midiática, respaldada apenas em notícias de jornais e que nada acrescentará no processo. Diante da alegação, o desembargador Messod Azulay Neto concedeu uma liminar que suspende a intimação. O parecer será entregue ainda nesta sexta (4) ao TRF-2. A procuradora regional, Monica Ré, afirma que vai se manifestar contrária ao pedido de Lula porque, para ela, não há justificativas para que ele deixe de atender a intimação judicial.
Se fosse um cidadão comum, a justiça mandaria buscar de camburão e algemado, mas na balança da justiça quando o envolvido é um figurão nem sempre ou quase nunca os pesos são iguais. Afinal, a justiça é cega mesmo!  
Ailton.

TÃO DE OLHO NA SUA POUPANÇA II

Já estão em vigor as novas regras da poupança já valem para os depósitos que forem feitos a partir desta sexta-feira (4), O presidente da autoridade monetária diz confiar que a caderneta de poupança continuará sendo "um patrimônio da nossa sociedade, reconhecidamente um produto financeiro tradicional, de fácil compreensão e amplamente utilizado por todos os brasileiros".

Ontem (3), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que as cadernetas abertas e depósitos feitos em poupança a partir de hoje (4) terão nova remuneração, mas somente quando a taxa básica de juros for igual ou menor que 8,5% ao ano. Atualmente, a Selic está em 9% ao ano.

Com a alteração, a remuneração da poupança será o equivalente a 70% da taxa Selic acrescida da Taxa Referencial, a TR, também usada hoje para calcular o rendimento da caderneta.

Poupadores

Para os clientes de cadernetas já existentes que realizarem depósitos a partir de hoje, os bancos vão criar duas contas-poupança: uma com o depósito feito até ontem (03 de maio) e outra com os ingressos a partir de hoje (04 de maio) - ambas sob o mesmo CPF.

Por conta da nova regra, automaticamente os novos depósitos serão incluídos na conta nova. No momento de fazer um resgate da poupança, o correntista deverá escolher se deseja realizar o saque da conta mais antiga ou da mais nova. Toda essa operacionalização deverá ser providenciada pelos bancos onde o poupador guarda o dinheiro.

Fique atento, consulte o seu gerente do Banco, não sabemos como será daqui para frente, tudo indica que o poupador não será prejudicado, mas...Sempre tem um "más"...é bom ficarmos espertos porque apesar do presidente dizeer que a poupança continuará a ser um patrimônio da sociedade, não podemos esquecer que o patrimônio pode até ser nosso mas está guardado no cofre do governo e o pior!!! A chave não está em nossas mãos.

Ailton.

Pesquisa: http://www.jb.com.br/economia/noticias/2012/05/04/nova-poupanca-remove-resquicios-do-periodo-de-inflacao-alta-diz-bc/

quinta-feira, 3 de maio de 2012

TÃO DE OLHO NA SUA POUPANÇA

Tão querendo ‘meter’ a mão na sua poupança, é bom ficar atento, pois num passado não tão distante outra senhora Zélia Cardoso de Melo então ministra do governo Collor confiscou a poupança dos investidores, levando certo pânico e horror a muitos brasileiros, principalmente a população de baixa renda. Registrou-se naquela época casos até de suicídios já que a poupança era única renda que muitos detinham.

Desta vez, não se fala em confisco, fala-se apenas em alterar a forma de calculo dos rendimentos atrelando a taxa básica de juros (Selic) que deve influenciar os rendimentos da caderneta de poupança quando estiver abaixo de 8,5%. A medida deve ser apresentada pela presidente Dilma Rousseff a outras autoridades nesta quinta-feira.

Segundo levantamento, quando a Selic estiver com o índice de 8,5% ao ano, a poupança será remunerada pela Taxa Referencial (TR) mais 70% do valor da taxa básica de juros. Quando, os juros básicos elevar de patamar com 8,5% ou mais, a regra atual de TR mais 0,5% de juro ao mês, vai ser mantida.

É bom o governo Dilma explicar direitinho para que todos possam entender e comprar a ideia da presidente, que até agora me parece ser mais coerente e lúcida do que o seu antecessor 'presiMente' Lula que viajava na maionese e sabe usar como ninguém a mídia em geral a seu favor vendendo-o como o salvador da pátria enquanto os “petralhas” atolavam o país nos mais variados escândalos de corrupção já vistos antes nesta terra de tupiniquins. É esperar prá ver! Gato escaldado tem medo de água fria. Já dizia vovó.

Ailton.