quarta-feira, 7 de novembro de 2012

EM DEFESA DA NOSSA AMAZÔNIA

Barack Hussein Obama é Reeleito Presidente dos USA

Na disputa deste ano, o lema “change and hope” (mudança e esperança), que estampou os cartazes do democrata quatro anos trás, foi deixado de lado. Em seu lugar, Obama adotou um discurso baseado na confiança e pediu aos eleitores que reconhecesse seus feitos no primeiro mandato e lhe dessem mais tempo para recuperar o país. O governo de Obama foi fortemente marcado pelos efeitos da maior crise financeira da história recente, iniciada em 2008.

O desafio agora é continuar estimulando a economia e combatendo o desemprego, que apesar dos avanços ainda permanece alto, em 7,9%, com cerca de 12,3 milhões de pessoas em idade economicamente ativa (entre 18 e 65 anos) procurando trabalho.

Durante a campanha, Obama criticou a desigualdade no crescimento da riqueza dos Estados Unidos e as políticas republicanas que favorecem um mercado livre desregulado, colocando a eleição como uma escolha entre um governo que trabalha para promover a igualdade de oportunidades e melhorar a vida das pessoas e o que ele chama de “economia do cada um por si” do Partido Republicano.

Já para o Brasil segundo Thomas Shannon, embaixador americano em Brasília, a relação entre os dois países será uma das mais importantes no século 21. Segundo ele, o fato de os dois países serem parecidos em diversos aspectos, como o tamanho continental, possuírem uma democracia consolidada e desfrutarem de relevância econômica, faz com que a atual parceria seja naturalmente ampliada.

"Os dois países também mostram claramente que a democracia e o sistema de economia de mercado produzem desenvolvimento e dão ao Estado a capacidade de enfrentar a pobreza, a desigualdade, a exclusão social. Acho que esse modelo brasileiro e o modelo americano oferecem muito para o mundo", disse Shannon.

Para o embaixador americano, as relações entre os dois países não têm como retroceder independentemente de quem ocupe a Casa Branca. "Acho que os dois países estão construindo uma parceria que realmente vai assegurar uma relação saudável e positiva para os próximos quatro anos."

Ailton.