quinta-feira, 24 de abril de 2014

INOVAR É PRECISO

Há alguns anos estamos vivenciando dificuldades em desenvolver ou atrair atividades econômicas que possam mudar para melhor o cenário de Nova Olímpia e região, no entanto, não tem sido fácil quebrar paradigmas onde a monocultura predomina (cana-de-açúcar), pecuária (engorda) centralizada nas mãos de grandes fazendeiros e assentados (agricultura familiar) com sérias dificuldades de se manter em seu “pedaço de chão” sem infraestrutura e condições mínimas de sobreviver. Sem citar que famílias foram assentadas sem nenhum critério, se tinham ou não tradição, conhecimento ou interesse de trabalhar a terra e dela tirar o sustento. Pois o que vemos são muitos, vindo a cidade para comprar na feira livre o milho, o arroz e até a mandioca para o sustento do seu dia-a-dia. Enquanto o seu vizinho de propriedade consegue fazer a terra produzir, garantindo seu sustento e investir na melhoria da propriedade.

Se aqui tivéssemos a cultura do associativismo e/ou cooperativismo seria mais fácil, penso que o caminho é esse, a união em prol de um projeto que possa de fato alavancar o desenvolvimento do Município. No entanto, cultura é tradição, não se enfia goela abaixo, vai-se trabalhando a conscientização e serão os resultados de pequenos grupos de pessoas que convencerão outras a aderir. Não tem sido fácil mudar o individualismo. Mas aos poucos vamos mostrando que juntos somos mais fortes e que o poder de compra, venda e de investimentos são bem mais vantajoso quando se participa de um grupo, associação ou cooperativa.

Em 2007, quando fui secretário municipal de Indústria e Comércio, estimulei a empresa “Indústria e Comércio de Doces O Que Bom Ltda” a se instalar em Nova Olímpia, e para isso era importante que houvesse matéria prima para que ela se estabelecesse, fizemos reuniões com assentados e demais produtores rurais, instruindo-os a plantar pés de coco, já que o doce de coco é o carro chefe da linha de produção da indústria. Como resultado, hoje a Indústria que abastece mais de 30 municípios mato-grossenses continua buscando sua principal matéria prima nos municípios circunvizinhos.

Agora estamos novamente tentando atrair uma nova indústria a “Alimentos Carpello” e, mais uma vez será proposto a parceria com os agricultores, esperamos para o bem de todos puder contar com a cooperação, para aos poucos mudar os rumos da nossa economia local.

A maioria das terras do Município estão sendo utilizadas para o plantio da cana e são de propriedades da Usina o que dificulta em muito a mudança da cultura, mas, conversas com fornecedores e proprietários de terras particulares já estão sendo feitas para que deixem de plantar a cana e introduza outras culturas como a soja, algodão e o milho. É preciso diversificar a economia, o município não pode ficar à sombra de uma única árvore empregatícia. Cuja árvore se sabe já não produz os mesmos frutos.

Cabe a nós, gestores públicos e população em geral estarmos buscando alternativas para superarmos o momento crítico que o país vem passando, a desaceleração da economia brasileira reflete diretamente a todos, e nosso Município não está imune a isso. Se a indústria, comércio e os prestadores de serviços não vão bem, todos sofrem com isso, os negócios param, as propriedades desvalorizam ninguém vende, ninguém compra e a crise se instala, é preciso unir forças, muita dedicação e trabalho para reverter o cenário.

Não é momento de reclamar, é de trabalhar! Simples idéias podem mudar o rumo das coisas, apontar erros e não mostrar com efetiva ação como se deve fazer é hipocrisia, faça a diferença, participe e ajude-nos a construir um novo cenário.

AILTON SANTIAGO
É secretário Municipal do desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços em Nova Olímpia-MT
Administrador de empresas e Pós-Graduando em MBA em Gestão Pública 

quinta-feira, 17 de abril de 2014

PREFEITURA DE NOVA OLÍMPIA: MAIS UMA OBRA EM PROL DA POPULAÇÃO

por Nelson Alves
Terminada na tarde desta quarta-feira (16) a construção do primeiro bueiro com manilha (triplo celular de 1500 mm) sobre o córrego no Assentamento Paloma, substituindo a ponte que foi levada pelas chuvas no final do mês de fevereiro.

Na próxima semana o segundo bueiro (duplo celular de 1500mm) na mesma localidade será iniciado. Tão logo termine o serviço na Paloma, a comunidade Nova Conquista será atendida com a construção de bueiro simples celular de 1000 mm.

As obras, que devem custar aos cofres públicos mais de R$ 125 mil estão sendo executadas por meio da parceria entre o Estado, através da Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana-SETPU e a Secretaria de Obras da Prefeitura de Nova Olímpia.

A previsão da secretaria de Obras era construir os três bueiros em 15 dias, porém, em razão das constantes chuvas, não há como estipular um prazo para a conclusão, entretanto, conforme ressalta o secretário de Obras Ari Cândido Batista, o Arizão, o importante é que o serviço executado é de primeira.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

DESESPERANÇA!

Pobre Petrobras...Quantas lutas, quantas esperanças, desde Monteiro Lobato que amargou ser preso porque afirmava que o Brasil tinha reservas imensas de petróleo. Passeatas da antiga e verdadeira UNE, não esta de agora, proclamando que o precioso óleo era nosso. Mal sabíamos que uma quadrilha insana travestida de partido politico, destruiria o que poderia ser, juntamente com o Nióbio, a definitiva redenção de nosso país. Pasadena, Abreu e Lima...O dieta vergonhoso aparelhamento da empresa por vorazes meliantes. Propinas comprando precárias consciências. Bolsas- anestésicas num gigantesco e covarde genocídio da cidadania. Quantas gerações serão necessárias para reconstruir o país? A voracidade petista é sem paralelo em nossa história. A transposição inacabada do Rio São Francisco, com o leito do rio já ocupado pelo mato, com as laterais despencando, com custos estratosféricos...Para que? Por que? Realmente, nunca na história deste país... 

Carlos Vereza.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

BANCARROTA DOS MUNICÍPIOS

Acompanhando o cenário político administrativo dos entes federativos, onde, das três esferas governamentais a mais marginalizadas pela atual política são os municípios, uma vez que o Governo Federal bate recordes de arrecadações, com uma excessiva concentração dos recursos, que tem asfixiado Estados e principalmente os Municípios, deixando os prefeitos sem condições de fazer investimentos e até mesmo para arcar com as despesas básicas de custeio de serviços essenciais.

Neste ano de eleições, apesar do   acesso aos portais de transparências, sabemos que muitos dados econômicos estão sendo maquiados e até mesmo omitidos para não interferir na decisão do eleitor, mas a mídia e os economistas vêm delineando um quadro nada agradável pós-eleições, dentre vários setores, o da energia que nesta semana foram corrigidos em mais de 10%, acredita-se que até meados de 2015 os reajustes ultrapassem os 40%; a taxa SELIC é outro fator que deve aproximar dos 20%a.a, empurrando juros e a inflação a índices que podem comprometer ainda mais o já combalido desenvolvimento do país.

Estamos vivenciando a maior crise financeira dos últimos tempos, as manifestações das ruas refletem bem a insatisfação da sociedade que não mais tolera a falta de saúde, educação de qualidade, mobilidade urbana e a corrupção que fortemente marca o atual Governo Federal.
Hoje 11, a Confederação Nacional dos Municípios CNM e as Associações dos Municípios de todo o país convocam prefeitos e a sociedade como um todo para a Campanha Nacional “Viva seu Município” que tem por objetivo resgatar autonomia financeira dos municípios, pois segundo a Associação este ato de paralisação é para chamar a atenção do Governo Federal  e de outras esfera de governo, a respeito do grave momento por qual passa os Municípios.

As administrações municipais carregam o pesado fardo de executarem, programas do Governo Federal, sem que lhes seja dada condições para isso. A maior parte do bolo, quase 70% das receitas da Nação estão nas mãos da União, destinando pouco mais de 15% para os mais de 5.500 municípios do país. Com isso o Governo Federal expande sua política populista e assistencialista, enquanto as prefeituras sofrem com a falta de recursos. O cenário não é animador, os municípios muitos deles mal conseguem quitar a folha de pagamento de seus funcionários e a sociedade com toda razão cobram melhorias. Neste embate, os prefeitos é que ficam no fogo cruzado, já que são eles que estão mais próximos dos cidadãos.

Ailton Santiago
É Secretário Municipal do Desenvolvimento de Indústria, Comércio e Serviços de Nova Olímpia-MT,
Administrador de empresas e pós-graduando em MBA em Gestão Pública

terça-feira, 8 de abril de 2014

Professores: Prefeitura de Nova Olímpia salienta que paga piso de acordo com a Legislação

Por O Jornal com Assessoria
Em recente entrevista ao programa Sala do Povo, na Rádio Cultura, o prefeito de Nova Olímpia, Cristóvão Masson, esclareceu alguns pontos sobre a greve dos professores, que já está caminhando para seu segundo mês. Na entrevista, o prefeito pontuou sobre falta de recursos, respaldo da legislação e o estudo realizado pelo Sindicato representante da classe docente e afirmou que a prefeitura já paga piso nacional como prevê a Legislação vigente e, em sendo assim, não é o piso propriamente dito que a classe reivindica e sim um aumento salarial que chega a 33,33%.

Cristóvão destacou que isso não é possível, uma vez que o município está impedido de conceder aumento, tendo em vista o limite prudencial que prevê gastos de 54% em folha (Lei de Responsabilidade Fiscal), que já está ultrapassado. “Não se trata de vontade política, porque se tivesse dinheiro, seria muito fácil conceder o aumento que eles querem, evitando muitos transtornos, entre eles: alunos sem aula, pais sem ter onde deixar seus filhos, essa queda de braço com os professores e, inclusive, ser ridicularizado, tendo eu, uma conduta tão positiva nesses 50 anos que resido em Nova Olímpia. Se o município tivesse condições financeiras, já teria dado o aumento almejado por eles”, disse o prefeito.

Ele justificou que enquanto gestor, deve se preocupar com o custeio da gestão como um todo, não podendo vincular todas as fontes de recursos apenas a uma frente de governo, que no caso seria a Educação. “Temos que custear também serviços de saúde, de assistência, utilidade pública como coleta de lixo, iluminação pública, tapa-buracos, transporte, obras públicas, apoio aos produtores rurais, serviços de estradas, apoio à geração de emprego e renda, repasse ao Poder Legislativo, serviços administrativos da Prefeitura e das demais secretarias, mantendo a máquina pública funcionando. E, dentro da própria Educação, apoio aos serviços continuados, como transporte escolar dos universitários, desporto e lazer, cultura, merenda escolar. “A Legislação estipula os percentuais da aplicação dos recursos vinculando 25% para a Educação, 15% para a Saúde, até 7% para o Legislativo, 1% para o PASEP, dentre outras vinculações, ficando apenas 52% da receita para custear todas as outras frentes de serviços. Atualmente, já estamos aplicando quase 30% na Educação, ou seja, 5% a mais do que é determinado na Constituição”, afirmou.

De acordo com o prefeito, pagando o Piso Salarial para 30 horas no valor de 1.273,04 iniciais, o aumento almejado pelos professores é de 33,33% para se chegar ao salário inicial de 1.697,39 (Piso Nacional para 40 horas), porém, para pagar esses salários iniciais, porque a grande maioria dos profissionais já está em níveis de classe elevados, recebendo mais que R$ 2.500, vincularia quase todo o percentual da Educação (25%) para pagamento apenas de professores, ficando a folha dos demais apoios, além das outras despesas fundamentais para o desenvolvimento do ensino.

A respeito do estudo do Sindicato, que afirma existir recursos para pagar o piso de R$ 1.697,39 para o salário inicial, Cristóvão disse que o estudo de viabilidade de concessão do piso foi analisado pela administração e os valores estimados chegaram muito próximo do efetivamente arrecadado e realizado de despesas com profissionais do ensino.

FUNDEB – Cristóvão ainda afirmou no programa de rádio que os recursos do FUNDEB não são suficientes para pagar o salário como os professores querem e tocar a Educação como preconizado pela Constituição. “Afirmamos através de números, de estudo, de análise técnica. Com todo respeito aos professores, quero dizer aos pais que Educação não se faz apenas com salários. Existem outras frentes que devemos aplicar os recursos da Educação”, comentou.
Ao finalizar, Cristóvão destacou que a prefeitura entrou com ação na Justiça e está aguardando pronunciamento. Ele citou que, no ano passado, houve a greve com o mesmo pretexto e a Justiça foi favorável ao município, determinando a volta à sala de aula. “Quero dizer a todos os pais e sociedade nova-olimpiense que o município paga o piso nacional. O que os professores reivindicam é um aumento de 33,33% e não há condições legais e nem financeiras para conceder esse aumento”, finalizou.

fonte:http://www.ojornalmt.com/professores-prefeitura-de-nova-olimpia-salienta-que-paga-piso-de-acordo-com-a-legislacao/

quinta-feira, 3 de abril de 2014

BRASIL É O PIOR EM RETORNO DE IMPOSTO À POPULAÇÃO

A Folha de São Paulo de hoje 03, em matéria da jornalista Claudia Rolli, publicou no site uol que, pela quinta vez consecutiva, o Brasil é o país que proporciona o pior retorno de valores arrecadados com tributos em qualidade de vida para a sua população.

A conclusão consta de estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) que compara 30 países com maior carga tributária em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) e verifica se o que é arrecadado por essas nações volta aos contribuintes em serviços de qualidade.

Estados Unidos, Austrália e Coréia do Sul ocupam respectivamente as primeiras posições do ranking. o Brasil está em 30º lugar, atrás da Argentina (24º) e do Uruguai (13º), quando se analisa o retorno de tributos em qualidade de vida para a sociedade.

Para medir esse retorno, o instituto criou em 2009 o Irbes (Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade). No Brasil , ele é de 135,34 pontos; nos EUA, 165,78.



terça-feira, 1 de abril de 2014

AÉCIO NEVES DIZ QUE SE ELEITO, CORTARÁ METADE DOS MINISTÉRIOS

O senador Aécio Neves disse nesta segunda-feira, durante um almoço com 400 empresários em São Paulo, que, se eleito, reduzirá pela metade o número de ministérios. Falando para cerca de 400 empresários, Aécio prometeu ainda criar uma secretaria extraordinária para promover a reforma tributária e disse que em seis meses apresentará um projeto para reduzir a carga de tributos.
O mineiro comentou ainda os boatos sobre a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltar a disputar as eleições presidenciais. ‘Ouço sempre que pode haver uma mudança de candidatura no campo governista. Mas para mim não importa se o adversário será o ex-presidente Lula ou a presidente Dilma‘, disse. ‘Quero é derrotar um modelo que não vem fazendo bem para o Brasil‘, afirmou Aécio, que defendeu também a redução da maioridade penal.
O senador criticou ainda a atuação do governo na Petrobras e disse que ele desconhece influência política em empresas mineiras. ‘Não sei partido político de nenhum diretor da Cemig, que guardadas as devidas proporções, é a nossa Petrobras de Minas Gerais. Acho que eles não tem nem filiação partidária.‘ Também participaram do evento promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), os governadores tucanos de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de Minas Gerais, Antonio Anastasia.

Empresa de Sinop mostra interesse em instalar filial em Nova Olímpia

Nelson Alves/Assessor de imprensa
A fábrica de alimentos Carpello, implantada em Sinop, está interessada em instalar uma unidade industrial para o beneficiamento da pupunha em Nova Olímpia. O anúncio foi feito pelo diretor Daniel José Brolese ao prefeito Cristovão Masson em reunião na prefeitura que teve a presença do vice-prefeito Milton Lopes, secretários Ailton Santiago (Indústria e Comércio), Edson Noel (Seder) e o vereador Silvano Gregório.  
Os contatos para essa reunião com o empresário Daniel Brolese começaram a partir de uma visita realizada pelo prefeito e equipe a Carpello Alimentos no ano passado, quando foi passado o interesse em apoiar a instalação da empresa em Nova Olímpia, haja vista que o empresário é proprietário de uma fazenda no município, onde atualmente já existe a plantação de pupunha em 30 hectares, produzindo mais de 300 mil hastes/ano. "Essa produção é levada para o beneficiamento em Sinop e para o empresário, é interessante beneficiá-la aqui, entretanto, para isso, é necessário que outros produtores passem a produzir para que haja demanda necessária para a instalação da fábrica", disse Ailton Santiago, secretário de Indústria e Comércio. 
De acordo com o empresário, através do apoio da Prefeitura incentivando os produtores, a Carpello se compromete em adquirir toda produção de pupunha. "Além de agregar valor à produção vai gerar emprego e renda na região. Para o agricultor é um excelente negócio, pois temos mercado”, disse Daniel, destacando que há uma carência muito grande desse tipo de produto tanto no mercado nacional quanto internacional. Ele afirmou ao prefeito Cristovão que a sua meta é implantar o projeto beneficiando de 200 a 300 famílias em Nova Olímpia.
Ficou acertado na reunião que a secretaria de Desenvolvimento Rural-SEDER, levará a ideia aos produtores rurais, bem como haverá um Dia de Campo para apresentação da produção da pupunha na fazenda e as viabilidades econômicas para o produtor rural. O empresário também repassou 50 quilos de sementes de pupunha para o viveiro de mudas, devendo gerar pelo menos 15 mil novas plantas.
Para o prefeito Cristovão Masson, a geração de emprego e renda é uma meta da administração municipal que tem apresentado potencialidades do município à empresários de diversos segmentos. "Estamos prontos para apoiar e incentivar os empresários locais e de outros municípios a instalarem suas empresas em Nova Olímpia. Conhecemos o empresário Daniel no ano passado e temos mantido contato para que ele instale sua empresa aqui. Vamos fazer todos os esforços para que tenhamos a Carpello Alimentos em Nova Olímpia gerando emprego e renda para a nossa comunidade", disse o prefeito.
A Carpello produz alimentos em conserva como palmito, picles, tomate seco, couve-flor, beterraba, pepino, cenoura, minimilho, rabanete, pimenta, azeitona, aspargo, cebolinha, alcaparras, geleias, molho, frutas em calda, mel, entre outros em sua sede em Sinop, onde gera 40 empregos diretos. Ela adquire produtos dos municípios de Sinop, Sorriso, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Alta Floresta, Paranaita, Apiacás, Denise e Lucas do Rio Verde, entre outras regiões de Mato Grosso.