quarta-feira, 27 de agosto de 2014

EMPREENDER PARA CRESCER

A secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços de Nova Olímpia, apresenta no próximo dia 29, às 19h00m no auditório do Centro de Convivência dos Idosos a palestra 'Empreender para Crescer' que terá como público alvo futuros empreendedores.
Ailton Santiago, secretário municipal de Indústria e Comércio conduzirá a palestra enfocando as vantagens e benefícios de se formalizar como Microempreendedor Individual–MEI e como ter acesso ao crédito para financiar o empreendimento por meio do Programa  Micro Crédito.
Sobre o assunto, Ailton cita que o MEI é a pessoa que trabalha por conta própria e que deseja se legalizar como pequeno empresário. "Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria", cita ele, destacando que entre as vantagens oferecidas pela Legislação está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.
Sobre o acesso ao micro crédito, Santiago enfoca que o programa oferece linhas de crédito possibilitando a contratação de empréstimos em melhores condições, com baixas taxas e prazos que permitem que o investimento tenha retorno antes do início dos pagamentos.
Em Mato Grosso, a Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento) gerencia o Micro Crédito. Os empréstimos são feitos em todo o Estado por meio de parcerias do governo com as prefeituras, entidades que representam categorias profissionais e por meio de agentes de crédito. O foco do microcrédito é o pequeno investidor que quer melhorar as condições de trabalho e consequentemente a renda familiar.