terça-feira, 28 de junho de 2016

SEDER ENTREGA PATRULHA MECANIZADA A PEQUENOS AGRICULTORES

por: Nelson Alves/Assessor de imprensa
Um domingo de festa para os pequenos produtores de cinco assentamentos rurais de Nova Olímpia. A comunidade recebeu uma patrulha mecanizada com trator, grade aradora, roçadeira, pulverizador, carreta, distribuidor de calcário e semeadeira. A entrega aconteceu no salão da igreja Católica do Rio Branco, na manhã do dia 26.

O prefeito de Nova Olímpia, Cristovão Masson, acompanhado dos deputados Ezequiel Fonseca (federal) e Saturnino Masson (estadual), secretário de Agricultura (SEDER), Ailton Santiago, vereadores Genibaldo Almeida (Nico), Ronaldo Alencar e Eguinaldo Feitosa (irmão Guina), presidentes de Associações e lideranças políticas, fez a entrega oficial ao presidente da Associação Central dos Pequenos Produtores Rurais Assentados, Carlos Antonio Vieira. A patrulha foi cedida em comodato para a Associação que vai gerir os equipamentos na prestação de serviços aos cinco assentamentos da localidade.

A patrulha no valor de R$ 197 mil foi adquirida através de emenda parlamentar do Ezequiel Fonseca junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA e contrapartida financeira da Prefeitura de Nova Olímpia. Segundo o secretário Ailton Santiago, a aquisição é fundamental para comunidade. "Podemos dizer que essa comunidade está realizando um sonho. Esses equipamentos serão utilizados pelas famílias do campo em todas as etapas da produção agrícola, desde o plantio até a comercialização", disse Ailton Santiago. 

“É uma satisfação imensa estar aqui hoje para fazer a entrega dessa patrulha mecanizada. Certamente fará uma grande diferença na qualidade de vida das pessoas que aqui vivem”, citou o deputado federal Ezequiel Fonseca, autor da emenda parlamentar. Ele também elogiou honestidade do prefeito Cristovão Masson na gestão dos recursos destinados ao município. “Temos destinado recursos para pavimentação asfáltica do bairro São João, construção de uma Unidade de Saúde no bairro Itamarati e para a patrulha mecanizada e o prefeito Cristovão tem aplicado cada centavo de maneira muito coerente”, disse o deputado.

Por sua vez, o deputado Saturnino Masson, elogiou a atitude do prefeito em ceder os equipamentos aos produtores. O deputado que é filho de agricultor enfatizou a diferença em se trabalhar segurando um cabo da enxada e mudar para um trator agrícola, uma vez que, com o equipamento, dá para fazer desde a aragem da terra até o plantio. “Essa patrulha vai servir para os agricultores familiares melhorarem e aumentarem a sua produção, e vai fazer toda a diferença, já que irá gerar renda na comunidade”, ressaltou o deputado, destacando que esse é um grande avanço para os pequenos produtores rurais.
Já o prefeito Cristovão Masson demonstrou sua alegria em realizar mais uma ação de governo em favor da comunidade rural: “é com muita satisfação que fazemos a entrega desses equipamentos. Esse trabalho só foi possível pelo compromisso do deputado Ezequiel Fonseca, que destinou os recursos para aquisição da patrulha mecanizada que vai tornar o plantio mais eficiente e reduzir o árduo e cansativo trabalho braçal”, disse o prefeito.

Em nome dos agricultores, o presidente da Associação Central agradeceu a doação. “Esse maquinário vem em boa hora e vai servir para alavancar a economia local, facilitando os trabalhos dos produtores de um modo geral. É uma grande conquista para nossa comunidade e em nome de todos os pequenos produtores, queremos agradecer ao deputado Ezequiel e ao prefeito Cristovão por investir a apoiar o pequeno homem do campo”, agradeceu o presidente da Associação, Carlos Antonio Vieira.


Ele também disse que a Associação vai gerir da melhor forma possível os equipamentos de forma que toda a comunidade seja atendida pela patrulha mecanizada. Segundo ele, mais de 500 famílias moradoras nos assentamentos Riozinho, Rio Branco, Jatobá, Paloma, Nova Conquista, Usiel Pereira e comunidades rurais serão beneficiadas.

fonte: http://www.novaolimpia.mt.gov.br/Noticias/2140/