terça-feira, 15 de maio de 2012

TERCEIRIZANDO NOSSAS RESPONSABILIDADES

Nos últimos tempos nada tem sido mais atingida do que a estrutura familiar, a família vem se decompondo a cada dia, a correria que os casais vêm sendo obrigados a manter no dia a dia tem feito com que sobre pouco tempo para se dedicar à família. Os filhos desta nova geração começam muito cedo tendo sua educação e até sua criação terceirizada e, a pior! Terceirizada por várias etapas, senão vejamos: os pais impossibilitados de estarem presentes no cuidado dos filhos, já que ambos trabalham fora, contratam uma babá ou na maioria das vezes uma empregada do lar que exerça função dupla, cuide da casa e ao mesmo tempo da criança.

Acontece que esta secretária, devido às inúmeras tarefas do lar, se vê impossibilitada também de cuidar da criança, diante disso, terceiriza este serviço para um canal de TV. Isto mesmo! Liga a TV, coloca a criança no carrinho de fronte ao televisor enquanto ela cuida da casa. Perceberam que na verdade quem cuida e principalmente educa a criança é a televisão? E, aí está aberta a receber qualquer tipo de educação. E, nós sabemos muito bem da baixa qualidade da maioria dos programas televisivos de nosso país. É assim que nossos filhos crescem. Carentes do afeto familiar, recebendo e absorvendo diariamente toda essa gama de informação que, repito na maioria das vezes são de péssima qualidade.

Quanto aos pais, estes estão tão atarefados com seu trabalho, e com as questões “aparência social" que se esquecem até dos filhos, outros, para monitorá-los instalam câmaras de vídeos nos cômodos da casa para estarem observando-os pelo computador. As famílias estão refém do capitalismo e estão criando filhos quem nem elas mesmas conhecem, já que não mais sobra tempo para aquele bate-papo, e entre uma brincadeira e outra ir extraindo da criança ou jovem o que ele tem feito ou intenção de fazer... Falta-nos este tempo o qual os pais precisam arranjá-lo se não quiser continuar terceirizando o futuro de seus filhos que enquanto criança fica a mercê da empregada ou babá, mas na seqüência vem os aliciadores para um mundo bem mais nebuloso: das drogas lícitas e ilícitas; da prostituição e de tantos outros maus caminhos.

Segundo dados; no Brasil o número de divórcios cresceu mais de 150%; pois é entre os brasileiros que está o maior índice de traição conjugal; a delinqüência juvenil aumentou em mais de 12% segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) e ainda segundo a Associação Italiana para a Defesa da Infância, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de sites dedicados à pornografia infantil. E como se ainda pudesse ficar pior o Brasil é o país da América do Sul com maior numero de consumidores de drogas.

Cuidado quando for terceirizar a formação, a educação e a companhia de seus filhos, pois há vários exércitos de traficantes e de transgressores cheios de astúcias e de boa aparência loucos para arregimentar nossos filhos.  

Ailton Santiago.

Um comentário:

  1. Parabéns Ailton, sempre fui admiradora de seus artigos, mas, este se não é o melhor certamente está entre uns dos mais bem escrito.
    Parabéns pelo seu blog, com este artigo voce prova que está realmente sintonizado aos acontecimentos e a família está realmente sendo prejudicada, esquecida e perdendo cada vez + seus valores.
    Abraços.

    ResponderExcluir