quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Município vai protestar contribuintes inscritos em Dívida Ativa

A Prefeitura de Nova Olímpia vai praticar uma nova modalidade de cobrança de impostos e taxas municipais: o protesto em Cartório. A medida começa em janeiro de 2016, haja vista que o governo municipal vai notificar todos os devedores oferecendo prazo de regularização dos débitos até 13 de dezembro de 2015.

A informação foi prestada pelo secretário de Indústria Comercio e Serviços, Ailton Santiago, argumentando que a intenção da medida é diminuir o alto número de inadimplentes, principalmente do IPTU que neste ano está em 79%. “Somente recebemos 21% do imposto lançado”, disse o secretário, destacando que o IPTU, se pago em sua totalidade geraria aos cofres públicos uma receita de mais de R$ 900 mil.

O secretário informou que na notificação que está sendo entregue nas residências, o contribuinte em débito ainda pode contar com o desconto de 90% nos juros e multa da Dívida Ativa. O secretário informa que a prefeitura vem recebendo constantes notificações do Tribunal de Contas para enquadrar os devedores nos sistemas de cobranças, porém até então, fez-se um trabalho de notificação e orientação dos contribuintes em atraso e incentivo com descontos nos juros e multas. “Mas não tem surtido efeito tão rápido como o Tribunal exige, com o protesto em Cartório, o contribuinte (seja pessoa física ou jurídica) é incluído imediatamente no Serasa e fica com restrição de crédito em todas as instituições financeiras, bancos e comércio em geral. “Com essa restrição, o contribuinte se interessa em quitar mais rapidamente a dívida e o retorno para o município é mais satisfatório”, espera o secretário.


Por: Nelson Alves.

Um comentário:

  1. Mas pra que pagar IPTU se na realidade isso deveria ser revertido em benfeitoria para o povo esse governo medíocre não faz nada para população uma vergonha esses secretários todos sangue suga um monte de puxa saco. sem medo de errar esse é o pior governo que nova Olímpia já teve.

    ResponderExcluir