terça-feira, 7 de julho de 2009

MAIS DINHEIRO PARA OS COFRES PÚBLICOS

Que o Brasil possui uma da mais alta carga tributária, todos sabemos. Sabemos também que se houvesse boa vontade política e coragem para combater de verdade a corrupção, principalmente a política, porque quando bilhões de reais deixarem de ser desviados dos cofres públicos sobraram recursos suficientes para manter a economia estável, e aí sim o governo poderá nos brindar com reduções dos impostos, é inaceitável que um trabalhador brasileiro tenha que trabalhar de 4 a 5 meses/ano apenas para pagar os impostos devidos, a carga tributária, desde que eu era garoto os empresários já se questionavam o abuso da cobrança e mais de 40 anos se passaram e a novela ainda é a mesma: a ”alta carga tributária”.

Se o governo quer ver este país crescer deverá tomar séria medidas que derrubem os juros e a carga tributária, maior produção e maior geração de empregos certamente estão atreladas à redução de impostos.

O governo precisa deixar de ser sócio majoritário das empresas, para se tornar parceiro delas - O volume de impostos arrecadados pelo setor público aumentou em 2008, devido, segundo o governo, ao crescimento econômico do país, o que pessoalmente discordo, aumentou pela fome vorás que o governo tem em arrecadar cada vez mais, quando na verdade deveria melhor distribuir e aplicar os recursos arrecadados.

A carga tributária foi equivalente a 35,80 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), informou a Receita Federal nesta terça-feira. Em 2007, a carga totalizou 34,72 por cento do PIB.
Em 2008, o PIB brasileiro totalizou 2,89 trilhões de reais e a carga tributária somou 1,03 trilhões de reais.

No ano passado, a arrecadação tributária da União correspondeu a 69,6 por cento do total, enquanto os Estados recolheram 25,8 por cento dos tributos e os municípios, 4,6 por cento.
É muito dinheiro arrecado que se fossem bem geridos poderiam de fato diminuir as diferenças sociais, sem que o governo tenha que dar ‘bolsas esmolas’ mais sim estimulando o empreendedorismo a produção e geração de novos empregos.

Ailton Santiago.

Um comentário:

  1. O que falta a grande maioria... é CONHECIMENTO de causa, para assim reivindicar conscientemente os seus direitos!
    Já dizia Platão: "Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles gostam."

    Danieli Santiago

    ResponderExcluir