terça-feira, 29 de setembro de 2009

NOVA OLÍMPIA SEM PREFEITO

A novela se repete, novamente o municiípio de Nova Olímpia está sem prefeito, por decisão da Justiça Eleitoral, Francisco Soares de Medeiros foi novamente cassado, pois logo após sua diplomação já havia sido cassado pelo Juiz da 13ª Zona Eleitoral.
O que isto representa para Nova Olímpia, por um lado, representa a seriedade da justiça eleitoral de mostrar aos cidadãos de que o erro e a mentira jamais deva prevalecer à verdade, como diz o ditado popular: "o crime não compensa".
Por outro lado, Nova Olímpia, desde as conturbadas eleições/2008, começou a perder credibilidade política junto às esferas estadual e federal, pois, não precisa ser nenhum expert para saber que nenhum deputado, seja ele estadual ou deferal, senador, governador e ou secretários, mesmo com juras de que atenderão as reivindicações do município, esses representantes, na hora de liberarem algum recursos ou emendas parlamentares, vai pesar a instabilidade política do municipio, pois todo recurso, toda emenda há uma contra partida em favor de quem oferece o benefício que no mínimo é o apoio do governante municipal à sua reeleição. E se este governante não é o legítimo escolhido pelo povo, o parlamentar não terá a garantia do seu apoio. Na dúvida, o recurso não vem, e se vier, serão apenas migalhas.
Todos os cidadãos novaolimpiense estão perdendo, o municipio parou! o desemprego cresceu assustadoramente, não há, ou pelo menos a população não conhece nenhuma politica de desenvolvimento que possa reverter a insegurança e coibir a evasão das centenhas de famílias que já estão buscando emprego e sustento em outros municípios e até Estados. Nova Olímpia até pouco tempo era migrante de pessoas, especialmente as nordestinas que aqui buscavam um porto seguro para sua família, hoje ha uma caminho inverso, estão indo embora em busca de novos horizontes. Isto tudo é facilmente percebido nas coversas e reuniões com os comerciantes, as vendas no comércio despencaram em torno de 20% comparadas com as de 2008, a falta de emprego tem aumentado a inadimplencia e muitos estabecimentos comerciais estão lutando para tentar se manter ativo.
Certa vez um amigo tangaraense (municipio que vive uma instabilidade política similar a de Nova Olímpia) me confidenciou: "é melhor ter um péssimo prefeito, do que os grupos políticos ficarem brigando, pois o único perdedor neste jogo é o povo" hoje entendo perfeitamente o que este amigo sentia naquele momento, pois Tangará da Serra até hoje luta para recuperar o desenvolvimento.
Cabe a nós novaolimpense, com cautela, sem exageros ou paixões partidárias, escolher àquele que melhor possa reconduzir Nova Olímpia ao rumo certo, porque senão os prejuízos serão ainda maior, e as consequências disso tudo recairá sobre todos nós.

sábado, 26 de setembro de 2009

ILUSÕES SOBRE O PRÉ-SAL

Todos nós sabemos muito bem que de bobo Lula nada tem, pelo contrário ele é muito esperto, consegue mobilizar massas a seu favor; se não fosse assim, não seria presidente. É verdade que ele tem mais apoio das classes C, D, E ..., os das classes A e B que o "apoia" é meramente pelo interesse pelo poder ou financeiro.
Lula é na minha opinião o expert em fazer campanhas politicas, sabe como ninguém manipular as massas especialmente as das classes sociais acima citadas.
Seu sonho neste final de gestão, é fazer seu sucessor na presidencia da República, e não é de hoje que ele se dedica pessoalmente a isso, tentando fazer com que o povo digira a sua preferida candidata Dilma, e o pré-sal agora está sendo usado como palanque eleitoral, como todas as ações do governo daqui para frente terão este único objetivo, vejamos abaixo o que o presidente do PSDB Ségio Guerra escreveu sobre isto:

"As reservas do pré-sal foram anunciadas em novembro de 2007. Vinte e dois meses depois, o presidente Lula apresenta um projeto de lei que ninguém conhecia, sobre o qual não houve nenhum debate prévio, e quer que o Congresso o aprove a toque de caixa, em apenas 90 dias. Por que toda essa urgência agora? Para variar, o presidente Lula troca o trabalho duro de governar pelo palanque eleitoral.
E vende ilusões, como já vendeu sobre o Fome Zero, o Primeiro Emprego, o biodiesel, o etanol, o PAC, a construção de 1 milhão de casas e outros anúncios bombásticos. Ilusões sobre o passado. Ele apresenta a expansão da Petrobras como obra sua, quando na verdade começou com a Lei do Petróleo proposta por FHC e aprovada em 1997, depois de dezoito meses de discussão no Congresso e contra o voto do PT.
Ilusões sobre o presente. Ele elogia a Petrobras da boca para fora, quando na verdade a entregou ao fisiologismo político dos “companheiros” e aliados. Gasolina cara e diesel poluente: estas são as marcas do jeito petista de governar a maior empresa do Brasil.
Diz que a Petrobrás é do povo brasileiro mas nega aquilo que FHC garantiu: o direito de usar o FGTS para comprar ações da companhia. Os trabalhadores que usaram esse direito em 2000 viram suas ações se valorizar 1.100% em dez anos. Quem vai lucrar com o novo modelo?
Ilusões sobre o futuro. Ele fala do pré-sal como se o petróleo fosse começar a jorrar amanhã, quando na verdade serão precisos pelo menos dezesseis anos de investimentos gigantescos e trabalho competente para isso acontecer.
Houve mais enganação no anúncio-comício. O presidente Lula exaltou o desempenho da economia brasileira, quando no seu governo o Brasil cresceu menos do que a média da América Latina e do mundo. No governo FHC, com todas as crises externas, o Brasil cresceu mais do que a América Latina. Gabou-se de ter reduzido os juros, quando na verdade o mundo inteiro reduziu seus juros muito mais do que o Brasil.
Continuamos a pagar aos banqueiros as taxas de juros reais mais altas do planeta. Nunca neste país os grandes bancos privados ganharam tanto dinheiro como no governo do Partido dos Trabalhadores. Mas não respondeu à grande questão sobre o pré-sal: por que tentar mudar a lei quando quase tudo o que o governo diz querer poderia ser obtido por decreto.
Aumentar a fatia do governo no petróleo produzido; fortalecer a Petrobras e aumentar a participação do governo no seu capital; preparar o Brasil para investir os recursos do pré-sal em educação, ciência e tecnologia e redução da pobreza: tudo isso pode ser feito de forma muito mais rápida e segura dentro do modelo atual.
O petróleo do pré-sal é muito importante para o nosso futuro e o futuro dos nossos filhos e netos. Por isso mesmo, não pode ser sacrificado ao oportunismo de um presente irresponsável, míope, cujo único projeto real é esticar a presença no poder de um partido cansado, de uma aliança forçada, sem ideias próprias sobre o Brasil e os brasileiros.
Enquanto vende ilusões, o presidente Lula põe sua tropa de choque para impedir que a CPI mostre a realidade do aparelhamento político da Petrobras. Enquanto impõe urgência ao Congresso, ganha tempo para seus “companheiros” continuarem mandando e desmandando na empresa.
O petróleo é nosso, ele diz. Será, um dia, quando conseguirmos extrai-lo. Enquanto isso, as nomeações sem critério técnico, os patrocínios sem prestação de contas e as polpudas vantagens “não contabilizadas” são deles. Ajude-nos a denunciar essa farsa. Passe adiante esta mensagem."
Sérgio Guerra
Presidente Nacional do PSDB"

sábado, 19 de setembro de 2009

REFLEXÃO DA SEMANA

"Diga a Verdade"
"Não mude de idéia para concordar com o que outros dizem; não tente andar em dois caminhos diferentes, como fazem os pecadores, que são fingidos.
Seja firme na sua maneira de pensar e seja uma pessoa de palavra. Esteja sempre pronto para ouvir, mas demore para responder.
Se você conhecer o assunto, responda a quem perguntar, mas, se não conhecer, fique calado. A fala pode trazer ou glória ou vergonha; a lingua pode levar uma pessoa à desgraça.
Não se torne inimigo ao invés de amigo de alguém; a pessoa de má fama é humilhada e cai na desgraça. E o mesmo acontece com a pessoa fingida."

ecl.5-6(parte)

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A VIOLÊNCIA EM NOVA OLÍMPIA

Sabemos que a violência corre solta em todo o país, prá não dizer em todo esse mundão de meu Deus, mas ultimamemente, parece ter aumentado consideravelmente, principalmente no interior, onde os crimes, furtos e roubos aconteciam com menos frequência.

Porém, a tranquilidade que antes reinava nas pequenas cidades, está sendo quebrada pelo larápios de plantão, mesmo em cidades pequenas como Nova Olímpia, é difícil passar um dia sem que haja uma ocorrência, principalmente a de roubo e furtos em residências e nos estabelecimentos comerciais.

A ponto de a sociedade estarem se reunindo e debatendo com as autoridades que atitude tomar para coibir ou pelo menos diminuir este índice de violência que vem tirando o sono e a tranquilidade dos moradores novaolimpienses.

Reuniões e audiências públicas estão sendo realizadas, porém, pouco ou quase nada tem sido colocado em prática para inibir esses bandidos, os comerciantes trabalham assustados, qualquer pessoa estranha que adrenta o estabelecimento causa um "frio de medo" na possibilidade do que pode advir.

Participe você também deste embate, deixando neste blog seus comentários a respeito do precisa ser feito para melhor a segurança pública de Nova Olímpia-MT., vote na enquete ao lado e poste seus comentários.

Participem!