A novela se repete, novamente o municiípio de Nova Olímpia está sem prefeito, por decisão da Justiça Eleitoral, Francisco Soares de Medeiros foi novamente cassado, pois logo após sua diplomação já havia sido cassado pelo Juiz da 13ª Zona Eleitoral.
O que isto representa para Nova Olímpia, por um lado, representa a seriedade da justiça eleitoral de mostrar aos cidadãos de que o erro e a mentira jamais deva prevalecer à verdade, como diz o ditado popular: "o crime não compensa".
Por outro lado, Nova Olímpia, desde as conturbadas eleições/2008, começou a perder credibilidade política junto às esferas estadual e federal, pois, não precisa ser nenhum expert para saber que nenhum deputado, seja ele estadual ou deferal, senador, governador e ou secretários, mesmo com juras de que atenderão as reivindicações do município, esses representantes, na hora de liberarem algum recursos ou emendas parlamentares, vai pesar a instabilidade política do municipio, pois todo recurso, toda emenda há uma contra partida em favor de quem oferece o benefício que no mínimo é o apoio do governante municipal à sua reeleição. E se este governante não é o legítimo escolhido pelo povo, o parlamentar não terá a garantia do seu apoio. Na dúvida, o recurso não vem, e se vier, serão apenas migalhas.
Todos os cidadãos novaolimpiense estão perdendo, o municipio parou! o desemprego cresceu assustadoramente, não há, ou pelo menos a população não conhece nenhuma politica de desenvolvimento que possa reverter a insegurança e coibir a evasão das centenhas de famílias que já estão buscando emprego e sustento em outros municípios e até Estados. Nova Olímpia até pouco tempo era migrante de pessoas, especialmente as nordestinas que aqui buscavam um porto seguro para sua família, hoje ha uma caminho inverso, estão indo embora em busca de novos horizontes. Isto tudo é facilmente percebido nas coversas e reuniões com os comerciantes, as vendas no comércio despencaram em torno de 20% comparadas com as de 2008, a falta de emprego tem aumentado a inadimplencia e muitos estabecimentos comerciais estão lutando para tentar se manter ativo.
Certa vez um amigo tangaraense (municipio que vive uma instabilidade política similar a de Nova Olímpia) me confidenciou: "é melhor ter um péssimo prefeito, do que os grupos políticos ficarem brigando, pois o único perdedor neste jogo é o povo" hoje entendo perfeitamente o que este amigo sentia naquele momento, pois Tangará da Serra até hoje luta para recuperar o desenvolvimento.
Cabe a nós novaolimpense, com cautela, sem exageros ou paixões partidárias, escolher àquele que melhor possa reconduzir Nova Olímpia ao rumo certo, porque senão os prejuízos serão ainda maior, e as consequências disso tudo recairá sobre todos nós.