sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Grau de Endividamento dos Clientes Assusta os Comerciantes

Quinta-feira (5) foi divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, o novo Índice de Expectativa das Famílias (IEF). Segundo o documento, quase 37% da população do país passa por apuros por conta de dívidas, sem condições de arcar com os débitos. De acordo com a pesquisa, 47,8% só conseguiriam quitar as dívidas de forma parcial e apenas 13,2% conseguiram pagar todos os débitos. Porém, o instituto frisa que 56,1% das famílias não possuem dívidas em relação à renda mensal. Para a pesquisa, o Ipea entrevistou no último mês de dezembro moradores de 3.810 domicílios distribuídos por mais de 200 municípios de todos os estados e do Distrito Federal.

Conversando com comerciantes de Nova Olímpia-MT., fica nítido que os dados da pesquisa do Ipea é também uma realidade por aqui. O proprietário de um supermercado da cidade disse: “estamos preocupados com a alta da inadimplência, pois muitos clientes estão indo embora da cidade e nem todos tem a consciência que precisam antes quitar seus débitos” outro comerciante afirma: “no ano passado (2011) perdemos muito com a evasão dos moradores para outras regiões, e ficou um rastro de dívidas deixadas pelos mesmos”

Os comerciantes afirmam também, da necessidade dos gestores públicos juntamente com a Associação Comercial, tomarem providências a respeito de buscar melhorias para a cidade,Cadê as ações da Secretaria Municipal de Industria e Comércio? “da forma que está é que não pode ficar” afirma o dono de uma loja de confecções, “é preciso reagir, buscar alternativas que possam incrementar o comércio local” desabafa outro empresário.

Com a palavra os gestores públicos e ACINO.

Ailton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário