quinta-feira, 22 de março de 2012

Manifesto das Águas

Por Nelson Alves

Hoje, 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, e nesta data, o mundo inteiro chama atenção para a preservação desse bem natural tão precioso.

Em Nova Olímpia, como é tradição, a ONG Esquadrão de Proteção à Natureza organiza o Manifesto das Águas que neste ano de 2012 entra em sua 10ª edição.

A partir das 07h30, no Centro de Eventos, está prevista para iniciar a passeata envolvendo alunos, professores, diretores de escolas, ambientalistas, lideranças religiosas e comunitárias, autoridades públicas e ambientalistas que vão percorrer as avenidas Carlos Bezerra, dos Ipês e Mato Grosso com destino ao Salão Paroquial da Igreja Matriz, onde encerra a manifestação.

Nesse percurso, os manifestantes, empunhando faixas e cartazes vão acompanhar um mini trio elétrico. “O movimento tem a intenção de despertar a consciência nas pessoas quanto a importância dos recursos hídricos. Todos sabem o quanto a água é essencial para a nossa vida, mas nem todo mundo se preocupa em preservá-la”, comenta o organizador do evento, Valdeci ‘Braddock’ dos Anjos Gonçalves, que é presidente da ONG e chefe do departamento de Meio Ambiente e Defesa Civil. Ele chama a atenção da comunidade para que a consciência ambiental não seja apenas numa única data, e sim nos demais 364 dias do ano.

O 10º Manifesto das Águas tem como parceiros a comunidade escolar, prefeitura e Câmara Municipal, Comunidade Religiosa, Comitê de Bacias Hidrográficas Sepotuba, Usinas Itamarati, Departamento de Meio Ambiente e Defesa Civil, DAE, Secretaria de Educação, Comunidade Organizada e Conseg.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido, e cerca de 0,008%, do total da água do planeta é potável (própria para o consumo).

E como se sabe, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, texto que apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário