terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O dinheiro acabou? Simples! Aumente os impostos.

Ah! Se as empresas pudesse usar da mesma artimanha do governo.
Faltou dinheiro em caixa?
O orçamento furou?
Faltou planejamento e responsabilidade?
Houve desvio de recursos financeiros?
Nada disso é problema se a empresa é pública.
A solução é simples para arrecadar mais, não precisa fazer cortes no supérfluo, nem mesmo buscar o equilíbrio financeiro entre receita e despesas, já que você não será diretamente responsabilizado, muito menos terá seu nome cadastrado na Serasa ou Cadim, já que a empresa é pública (governo) basta apenas aumentar os já abusivos impostos, dificultando ainda mais a vida dos cidadãos.
O ministro da fazenda Joaquim Levy já anunciou que os impostos sofrerão reajustes, não foi específico quais serão alterados, mas qualquer tipo de reajuste ou criação de um novo tributo é sempre desastroso para uma economia que já consome grande parcela do salário dos trabalhadores.
A solução poderia estar no estancamento da corrupção, já que bilhões foram e estão sendo desviados dos cofres públicos e mesmo os corruptos que estão presos não há confirmação de recuperação dos valores desviados. Dessa forma é muito fácil administrar, nem precisa ser economista muito menos entender de contabilidade ou de finanças.
O dinheiro acabou? Simples! Aumente os impostos.
Pena que os comerciantes, os industriais, os prestadores de serviços, bem como, o simples cidadão não têm o mesmo privilégio. Se esses têm dívidas, terão que recorrer a planejamentos, ajustes, cortes nas despesas, ou até mesmo vender todo seu patrimônio amealhado por anos afinco para quitar seus compromissos, ou responderão judicialmente pelas contas não sanadas. O que dificilmente acontece com os gestores públicos. Infelizmente!

Ailton Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário