quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A CRISE ECONÔMICA E SUAS CONSEQUENCIAS – (PARTE I)

Definitivamente, os brasileiros estão se preparando para um 2009 difícil segundo especialistas este período será um dos mais críticos desde a década de 20, e este ano será marcado pela desaceleração de consumo, o que acarretará uma mudança nos níveis de crescimento.

É importante, entendermos que o mundo mudou, o mercado brasileiro mudou, e que o comportamento dos consumidores também mudou. O Brasil está há anos consecutivos de inflação irrisória, ninguém se arrisca a prever uma inflação de mais de dois dígitos ao ano. As taxas de juros, idem. Apesar de ainda estar altíssima, a globalização inexorável da economia, ainda que o assunto da bola da vez seja a recessão, é preciso que os empresários usem de toda sua habilidade de gestor, pois as inúmeras crises sofridas por este país devem ter nos ensinado que, em momentos de dificuldades que se coloca em prática todo o conhecimento adquirido nos bancos das universidades, e das experiências adquiridas no dia-a-dia, nós brasileiros já estamos habituados com o perde-ganha, nascemos na crise, crescemos na crise e vivemos em crise. No entanto, cautela e análises são fundamentais na hora da negociação, para o mercado varejista, entendo que é importantíssimo rever os conceitos de administração, entender, além de compra, de venda, de custos e despesas, fundamentalmente, de rentabilidade. O lucro financeiro já era! O que interessa mesmo agora é o lucro operacional.

Evidentemente, isso tudo deva ser priorizado, no entanto, o empresariado, jamais deve esquecer-se do fator ATENDIMENTO este por sinal é a palavra chave, aliás, muitos consumidores atravessam toda uma cidade e atraentes pontos de vendas em busca da excelência no serviço prestado. Lembra da época de faculdade? Do mix clássico dos “4 Pês” (Preço, Ponto de venda, Produto e Propaganda), agora aparece o novo mix pragmático dos “7 Pês” (Preço, Ponto de venda, Produto, Propaganda, Prazo, Profissionalismo e Paciência). O momento requer maior atenção do empresário, e aí muitos terão que reciclar seus conhecimentos e a forma de gestão, isso se quiser manter-se neste mercado competitivo. Mas competitividade é um assunto para o próximo artigo.
Ailton Santiago.

Um comentário:

  1. Excelente!!
    muito informativo seu artigo, concordo plenamente, que nós empresários precisamos rever todos nossos conhecimentos adquidos.
    Confesso, tem momentos que penso não mais saber administrar minha empresa.
    Parabéns Ailton.
    Luis Carlos.

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