quinta-feira, 24 de março de 2011

A Ficha Sujou

É, ainda não foi desta vez que os fichas sujas serão punidos com a perda do mandato, infelizmente o Supremo Tribunal Federal desaprovou ontem (23), por 6 votos a 5, a aplicação da lei Ficha Limpa para as eleições de 2010, ao menos para políticos condenados por improbidade administrativa. A partir de agora, candidatos barrados no último pleito devem provocar uma enxurrada de ações na Justiça para mudar os resultados estipulados em 1º de outubro do ano passado.

O artigo 16 da Constituição Federal determina que qualquer mudança no processo só pode acontecer se for editada um ano antes do pleito, o que não aconteceu. Por isso, os adversários do dispositivo querem que a lei valha só para o pleito de 2012. Os patrocinadores da ficha limpa dizem que a iniciativa não mudou as regras. É uma pena que a justiça na maioria das vezes ou quase sempre não vê e nem sente o clamor do povo.

Resta-nos esperar que nas próximas eleições nem precisemos utilizar a tal lei, já que o brasileiro está cada vez mais consciente e votando certo. Piadinha é claro! O brasileiro precisa ainda se conscientizar de que se continuar a escolher mal representantes, evidentemente continuaremos a ter fichas sujas, independentemente de qualquer lei.

Ailton.

terça-feira, 22 de março de 2011

Água! Fonte da Vida.

hoje, Dia Mundial da Água, comemorado neste dia 22 de março, nos traz inúmeras reflexões. Aqui em Nova Olímpia-MT, mais uma vez o ambientalista Valdeci dos Anjos (Braddock) promove o 9º. “Manisfesto das Águas”, evento este que envolve alem das autoridades do legislativo e do executivo, envolve também educadores, crianças, jovens e adolescentes alunos dos colégios municipal, estadual e particular, bem como toda a comunidade é convidada a participar. Momento este em que é apresentada à sociedade novaolinpense a importância da preservação do meio ambiente, e em especial das nascentes dos principais rios que cortam o município.

Que o brasileiro é mal educado às questões ambientais, já escrevi neste mesmo espaço em artigo anterior, mas é interessante sabermos que este desleixo todo vem dos exemplos dos adultos e das autoridades que infelizmente muitos se espelham como modelo de vida a ser seguido. Não podemos continuar passivos diante dessa atitude. É necessário sair desse marasmo e colocar em prática ações concretas que venham coibir de fato atitudes irresponsáveis que polua e degrade o meio em que vivemos.

No Brasil existe a Lei nº 9.433, de 1997, que estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos e o Sistema Nacional de Recursos Hídricos. Ha, também, uma Agência – a ANA – dedicada exclusivamente ao tema. Portanto, os recursos de gestão de águas são mal utilizados, pois há falhas na cobrança pelo uso de água e a reutilização da água por atividades industriais também mereceria maior atenção e incentivo por parte do governo federal. O Brasil possui 12% das reservas mundiais de água e cuida muito mal desse recurso, se não vejamos: 40% de toda água tratada se perde no caminho da captação até a torneira da sua casa, ou por gambiarras, furtos, deficiência na manutenção ou o que é ainda mais grave por má gestão nas empresas de abastecimento.

É ilusório pensarmos que há água em abundancia, segundo estima a Organizações Unidas – ONU o século passado foi marcado por mais de 500 conflitos internacionais em torno da água e mais de 20 desses conflitos acabaram em guerras, por isso vamos pegar carona neste evento que hoje se realiza aqui em Nova Olímpia e em tantos outros municípios, aproveitemos também o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” da Campanha da Fraternidade deste ano da Igreja Católica que há mais de 40 anos vem levando os cristãos à reflexão das questões sociais. É dever nosso, sensibilizamos a essas questões, de maneira a nos colocarmos à ação para de fato não permitir que a “criação gema em dores de parto” como nos alerta o lema da citada CF.

Ailton Santiago

quinta-feira, 17 de março de 2011

Rede Cidadã - Nova Olímpia-MT

Com as presenças do secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, da coordenadora do Rede Cidadã, tenente-coronel Zózima Sales, prefeito municipal, e outras autoridades políticas e militar, foi inaugurado nesta quarta-feira,16 em Nova Olímpia a sede do Programa Rede Cidadã, que auxiliará o Conselho Tutelar e as polícias Civil e Militar do município no combate à criminalidade, trabalhando preventivamente de forma a inibir e tirar crianças e adolescentes do risco de vulnerabilidade social.

O projeto Rede Cidadã contempla uma reivindicação do Conselho Comunitário de Segurança Pública-Conseg, criado recentemente pela comunidade para ajudar o poder público municipal a combater o alto índice de criminalidade. E o Rede Cidadã é um projeto Social que atua dentro da comunidade desenvolvendo políticas educativas, culturais, esportivas e sociais.

Apesar do Projeto atuar mais na questão preventiva à criminalidade da criança e do adolescente, atuará também nos caso de família, pois segundo os coordenadores entendem que o principal trabalho deva ser na família, já que a família é a principal responsável pela formação da criança e do adolescente. Se a família está bem, a sociedade também vai bem. Por isso caso como os que envolvem a violência doméstica “Maria da Penha” também serão tratados pelo Rede Cidadã.

O Rede Cidadã de Nova Olímpia está localizado na Rua Maranhão, s/nº, centro (antigo Clube de Mães), e conta com uma equipe treinada e preparada para ajudar a população, é importante ressaltar que o denunciante não precisa se identificar, basta comparecer ao local; fazer a denuncia e seu nome será resguardado em sigilo absoluto. É importante também dizer que todos, órgãos públicos, autoridades e principalmente o cidadão novaolimpienses deve estar atento à sua responsabilidade no combate às drogas e a prostituição de crianças e adolescentes. É possível vivermos numa sociedade mais justa e humana, depende apenas de nós mesmos.

Ailton Santiago.

terça-feira, 15 de março de 2011

Nova Olímpia em foco

O site http://www.eficiencianews.com.br/ no dia 11/03 publicou matéria intitulada: “Em Nova Olímpia Câmara adquire imobiliário novo, mas morador levanta suspeitas”  não sei até que ponto isso tudo é verdade, mas o fato é que o caso requer uma explicação dos nobres vereadores, até mesmo para explicitar a verdade, afinal a Câmara Municipal é uma 'casa' Cidadã e é do povo que emana o seu poder. com a palavra a Casa das Leis Municipal.

- veja abaixo a integra do artigo.

"Em Nova Olímpia Câmara adquire imobiliário novo, mas morador levanta suspeitas.

O morador da cidade de Nova Olímpia, Orlando de Almeida, mostra toda a sua indignação com a atuação do Poder Legislativo municipal. Lá as coisas não são diferentes da maioria dos municípios brasileiros."A Câmara não tem independência e pouco cumpre o seu papel em relação a fiscalização do Poder Executivo. Os vereadores estão sempre fazendo o que o prefeito quer", alfineta Orlando.

Para aumentar ainda mais a indignação de Orlando, ele chama a atenção para um novo fato. Segundo ele, a Câmara Municipal renovou todo o seu imobiliário, até aí ele concorda, porém o homem, enquanto cidadão contribuinte, sai do sério e denuncia que a aquisição dos móveis "aconteceu fora das regras licitatórias".

Orlando denuncia que o Poder Público Municipal está gastando o dinheiro do povo, desrespeitando o princípio da transparência. "Ninguém sabe como esse dinheiro é gasto", o morador levanta a questão, deixando dúvidas no ar.

Após adquirir os novos e confortáveis móveis, Orlando chama a atenção para o fato de que a direção do Poder Legislativo doou os móveis usados para uma entidade local. "Mais uma vez, os vereadores desrespeitaram a legislação, fazendo a doação de qualquer jeito e isso, sem que o povo fosse informado. Isso é imoral", concluiu Orlando de Almeida".


Fonte: http://www.eficiencianews.com.br/index/paginas_ler/noticias

quarta-feira, 9 de março de 2011

Campanha da Fraternidade

A Igreja Católica lança nesta quarta-feira (9) em todo o Brasil a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e como lema “A criação geme em dores de parto”.

O objetivo da campanha, é contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

O cartaz(ao lado) da Campanha da Fraternidade 2011, escolhido por concurso pelo Conselho Episcopal da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) foi idealizado por um grupo de seis estudantes do 5º período de publicidade da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e retrata bem a realidade que ja estamos vivenciando. As pessoas ainda parecem não estarem atentas à gravidade do fato de não cuidarmos do meio em que vivemos.

Ha 40 anos a Igreja Católica vem fazendo campanhas sociais de alertas aos acontecimentos que afetam a nossa vida e o meio em que vivemos, para este ano a Campanha da Fraternidade foi muito feliz na escolha do tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” é preciso estarmos atentos às coisas erradas que estamos praticando de forma a ferir o nosso planeta, principalmente à aquelas que muitas vezes julgamos insignificantes como um simples jogar na rua o papel de um picolé, bala, lata de cerveja ou refrigerantes. É incrivel como o povo brasileiro é ‘mal educado’ prá não dizer porco mesmo, polui ambientes em que ele mesmo vive como o quintal de sua casa, rua onde mora etc. Outro dia fiquei indignado, aqui na minha cidade tem um cidadão conhecido por Braddock, ambientalista, membro da Defesa Civil e defensor da vida, e todo ano Braddock promove em parceria com as escolas do municipio o "Manifesto das Águas” ou seja: um grito em defesa das nascentes e dos rios de nosso município, manifesto este que envolve todos os anos mais de 500 pessoas entre educadores, autoridades e alunos, oportunidade em a comunidade recebe panfletos, participam de palestras, e assintem a vídeos educativos. Tudo para tentar incutir na cabeça da sociedade a necessidade de uma conscientização maior com relação às nossas ações para com a natureza.
Por incrível que pareça, quando o evento termina e que as pessoas vão embora, (isto porque era um evento de conscientização ao meio ambiente) a impressão que que temos é que naquele local despejou-se um caminhão de lixo, de tantos copos descartáveis, latas e garrafas pet e papeis que estão jogados ao chão. Isto, infelizmente ocorre em outros eventos como carnaval, bingos e demais festas, sejam elas públicas ou não. Quer prova maior de que o povo é mal educado e inconsciente? A revista Veja desta semana traz matéria a esse respeito: intitulada “Os cabeças-sujas e seu mundinho” o exemplo acima é praticado em todo o país e nos envoganha ser intitulados de mal educados.

Ailton.