quinta-feira, 24 de março de 2011

A Ficha Sujou

É, ainda não foi desta vez que os fichas sujas serão punidos com a perda do mandato, infelizmente o Supremo Tribunal Federal desaprovou ontem (23), por 6 votos a 5, a aplicação da lei Ficha Limpa para as eleições de 2010, ao menos para políticos condenados por improbidade administrativa. A partir de agora, candidatos barrados no último pleito devem provocar uma enxurrada de ações na Justiça para mudar os resultados estipulados em 1º de outubro do ano passado.

O artigo 16 da Constituição Federal determina que qualquer mudança no processo só pode acontecer se for editada um ano antes do pleito, o que não aconteceu. Por isso, os adversários do dispositivo querem que a lei valha só para o pleito de 2012. Os patrocinadores da ficha limpa dizem que a iniciativa não mudou as regras. É uma pena que a justiça na maioria das vezes ou quase sempre não vê e nem sente o clamor do povo.

Resta-nos esperar que nas próximas eleições nem precisemos utilizar a tal lei, já que o brasileiro está cada vez mais consciente e votando certo. Piadinha é claro! O brasileiro precisa ainda se conscientizar de que se continuar a escolher mal representantes, evidentemente continuaremos a ter fichas sujas, independentemente de qualquer lei.

Ailton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário