sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ficha Limpa é Constitucional

"mudar uma cultura perniciosa, deletéria, 
de maltrato, de malversação  da coisa pública, 
para implantar no país o que se poderia chamar
de qualidade de vida política, pela melhor seleção, 
pela melhor escolha dos candidatos,
candidatos respeitáveis”.
Ministro Ayres Britto.

Com o voto decisivo do ministro acima, a Lei Ficha Limpa finalmente foi considerada Constitucional com 7 votos a favor e 4 contra, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (16) e valerá a partir das eleições municipais deste ano. Com isso, não disputarão eleições por pelo menos oito anos vários políticos brasileiros que renunciaram ao cargo ou foram condenados por órgãos colegiados da Justiça. A decisão alcança casos anteriores à sua existência.

Com a decisão, a Corte decidiu que os condenados em segunda instância da Justiça não podem disputar eleições apesar da possibilidade de serem inocentados posteriormente. Os defensores da ideia advogaram que impossibilidade de candidatura não é pena, e sim pré-requisito.

Resta agora ao povo brasileiro ser mais consciente na hora da escolha de seu representante, o eleitor ainda precisa sair da sonolência despertando para uma realidade que é a política da qual todos nós dependemos. Se quisermos ter uma Nação, Estado e uma cidade mais próspera é preciso antes mudar nossa cultura de votar em qualquer um, simplesmente porque este lhe fez um favor ou lhe deu um agrado. Isso é corrupção passiva e ativa e quem vende o voto sentem na pele as consequências, veja o exemplo que estamos vivenciando aqui mesmo onde moramos. Não há uma política séria voltada para o desenvolvimento do município, pela geração de empregos, educação e da saúde, é tudo um faz de conta, e política não é brincadeira é coisa séria que envolve a minha, a sua e a vida e de todos os cidadãos, principalmente dos nossos jovens que estão sem perspectivas de serem inseridos no mercado de trabalho.

Você pode não acreditar, mas as coisas estão como está porque não aprendemos a gostar da política e principalmente porque não a exercemos com sabedoria, fiscalizando, cobrando e participando, não basta eleger um representante é necessário ajudá-lo a realizar aquilo que você espera dele como gestor ou legislador, pois quando alcançarmos essa maturidade certamente terá uma cidade próspera, onde você, seus filhos enfim toda sua família possa viver com dignidade encontrando o trabalho que garanta o sustento da família, o lazer, a educação e saúde pública ao alcance de todos.

Pense Nisto!

Este ano é ano de eleições!


Ailton.

Um comentário:

  1. Realmente precisamos saber em quem votar...acredito q através da aprovação da Ficha limpa, a política pode começar a mudar de cara...(esperamos isso...).Estamos orando para que entre na administração da cidade somente aqueles que querem realmente trabalhar para ver nossa cidade próspera e bonita e não somente por dinheiro, poder e status. Um abraço...Néia

    ResponderExcluir