terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mauro Mendes Vence em Cuiabá

O povo Cuiabano soube escolher entre aquele que representava o ‘mensalão’ dos irmãos ‘PeTralhas’ e o empresário Mauro Mendes, não que Mauro fosse a melhor opção, mas contra a artilharia de Silval, Lula, Dilma e os “petralhadas” a opção foi pelo empresário, que venceu com diferença de 28.890 votos, o candidato da coligação Um Novo Caminho para Cuiabá (PSB/PDT/PR/PPS/PV), Mauro Mendes, foi eleito prefeito de Cuiabá em segundo turno das eleições, neste domingo, 28 de outubro de 2012. O resultado oficial da eleição foi proclamado às 19:02 horas do domingo, no procedimento de totalização de votos mais rápido da história de Mato Grosso.

Na contabilidade dos votos válidos, Mauro Mendes venceu a eleição com 54,65%, contra 45,35% do candidato adversário Ludio Cabral, da Coligação Cuiabá/Mato Grosso/Brasil, que teve 140.798 votos, contra 169.688 votos do candidato vencedor.

O que chama a atenção é os 74.408 eleitores que não compareceram as urnas, o que representa 18,79% do eleitorado cuiabano, o que podemos fazer uma leitura de que o povo está desacreditado com a política brasileira, já que este índice de abstenção foi apresentado em todo o Brasil. As pessoas querem renovação, querem ver o fim dos caciques políticos e principalmente querem mudanças, o momento é de reflexão e principalmente de renovação, difícil é convencer os tais caciques a largar o osso e de que o seu tempo já acabou.

Ailton.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O Caos da Saúde Pública

A saúde pública sempre foi um grave problema para as prefeituras e para todos que dela depende, no entanto nos últimos meses as coisas se agravam ainda mais. Para nossos governantes principalmente os das esferas Federal e Estadual parecem ter olhos apenas para a copa do mundo, desde que o país foi escolhido para sediar os jogos da Copa-2014 que praticamente todos os recursos Federais e Estaduais estão sendo carreada para esse fim, a prioridade desses governos é mostrar ao mundo que temos condições de sediar uma copa do mundo mesmo com um futebolzinho medíocre que a nossa seleção vem apresentando, mas isso não importa o importante é que para a Copa-2014 vale tudo mesmo sacrificar pessoas em filas de espera por atendimento médico hospitalar.

Todos os recursos estão sendo desviada para a Copa-2014 e como a Capital é que sediará um ou dois jogos de alguma seleção, Cuiabá passa a ser privilegiada na captação de recursos e os municípios do interior fora da rota turística ficam sem recursos para investimentos em infraestruturas básicas, que se contente com as pouquíssimas migalhas que sobram. O site RDnews divulgou nesta quarta 24 a seguinte nota: “Municípios do Médio-Norte pedem socorro para atendimento a pacientes do SUS. Depois do hospital municipal de Barra do Bugres, que há um ano não recebe recursos prometidos pelo Estado para a área da saúde, foi a vez da unidade de Diamantino, tocado por uma OSS, também fechar as portas nesta terça, por causa do atraso no repasse de verbas pelo governo estadual. O prefeito de Nova Marilândia, Juvenal Alexandre (PR), disse que a região está em desespero porque os 2 hospitais não estão atendendo. Além de Nova Marilândia, Diamantino e Barra do Bugres, estão prejudicados pacientes de São José do Rio Claro, Nova Maringá, Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis, Santo Afonso, Nova Olímpia, Denise e Porto Estrela”.

E isso não irá melhorar a curto prazo, pois depois da Copa-2014 restarão as contas que a mesma deixará a ser pago, o que dificultará ainda mais a gestão dos futuros prefeitos.

Ailton Santiago.

sábado, 20 de outubro de 2012

PÓS-ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Passado se mais de dez dias pós-eleições municipais, a adrenalina vai voltando à sua normalidade, principalmente a dos candidatos, coordenadores e seus familiares, o tempo é o melhor remédio para curar as feridas causadas pelos gestos e atitudes que não deveriam ter sido tomadas, e pelas palavras que jamais num estado normal deveriam ter sido pronunciadas, principalmente a de alguns candidatos que na histeria de querer conquistar votos, mais perdeu do que ganhou por não saber interpretar aquilo que realmente o eleitor queria ouvir. Agora é o momento de curar as feridas, buscar justificação aos atos impensados, e para os humildes de coração pedir o perdão.

Todos nós somos falhos, e na vida o sucesso vem para quem menos erra, a pessoas que se comprometem demais, diz aquilo que vem à cabeça, não analisa as consequências e para essas o preço a ser pago é sempre mais alto, muitas ofensas foram trocadas entre um e outro, mas tudo agora deve ser esquecido o momento é de pensar com racionabilidade. Vivemos na mesma cidade, somos coirmãos de comunidade e o ar que respiramos é o mesmo. Vamos ser maior que nossas ações mesquinhas, nossas diferenças e pensar no bem comum. Na política não pode haver perdedores, todos lutavam acreditando e defendendo a sua proposta de uma vida melhor para todos. Pelo menos assim deve ser. Quem ganhou as eleições agora deve esquecer que havia adversários, divergiam apenas no campo das ideias, agora será vereador ou prefeito para todos tenham esses votados ou não para ele, e deverá igualmente tratá-los com respeito e dignidade, pois as diferenças devem permanecer apenas na maneira de pensar.

Saber perder é talvez a maior grandeza do ser humano, já que a derrota nos serve para amadurecer e para que no futuro possamos corrigir possíveis erros. O momento agora é de construção de um novo projeto que possa colocar os interesses coletivos acima de quaisquer sovinices para um bem maior que o da população, principalmente a dos menos favorecidos.

A vitória para quem ganhou representa maior responsabilidade, maior compromisso, porque terá que tirar do papel e fazer acontecer tudo que fora pregado enquanto campanha, e a cada cidadão tenha ele votado ou não nos vitoriosos, terá agora que exercer sua função de fiscalizador e cobrar para que tudo possa ser realizado com transparência e em prol da coletividade, pois se assim agirmos juntos construiremos uma Nova Olímpia melhor para todos.

Ailton Santiago.-

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

RECEITA FEDERAL ALERTA PARA FALSOS FISCAIS

A Receita Federal emitiu um alerta sobre falsos fiscais que atuam em nome da secretaria em busca de dinheiro de empresas. No comunicado, a insituição explica que qualquer estabelecimento abordado pelos fiscais recebe um documento com o número do mandado de procedimento fiscal (MPF) e senha de acesso.

Com essas informações, o empresário deve entrar na página da Receita Federal na internet e verificar o motivo da fiscalização, depois de clicar nos seguintes links: todos os serviços, fiscalização e consulta. A Receita informou ainda que valores devidos à União só podem ser quitados por meio de um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), pago somente em agências bancárias. Nenhum servidor público está autorizado a receber dinheiro em nome do órgão.

FONTE: CH.COM.BR

PRORROGADO PRAZO DE ENTREGA DO SINTEGRA-2007

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) alerta os contribuintes ainda omissos na entrega de arquivos junto ao Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (Sintegra), referente ao ano de 2007, que o prazo final para a entrega foi prorrogado para o dia 30 de novembro. Caso a situação não seja regularizada, o trânsito de mercadorias do contribuinte passará a ser afetado, já que as multas serão inseridas no Sistema de Conta Corrente Fiscal.
Ao todo, foram emitidos avisos de cobrança para 5.037 contribuintes que ainda estavam omissos. Inicialmente, no mês de maio, a Sefaz-MT notificou 39,3 mil empresas para regularizarem a entrega dos dados, sendo que estes cinco mil não sanaram a pendência e já receberam os avisos de cobrança. Somando todas as multas, foram enviados R$ 212,8 milhões em avisos de cobrança.
“As multas podem ser reduzidas, e muito, se a empresa entregar os arquivos do Sintegra. O foco desta ação da Sefaz é a informação, o controle fiscal sobre as operações realizadas no Estado. É feito um acompanhamento constante sobre o contribuinte onde estas informações são fundamentais, mesmo nas operações onde não há tributação. São informações necessárias para o acompanhamento da cadeia tributária e cruzamento de dados”, destacou o secretário de Estado de Fazenda, Marcel Souza de Cursi.
Sobre as reduções de multa, o contribuinte que simplesmente entregar os dados do Sintegra dentro do prazo já prorrogado, recebe cerca de 30% de redução sobre a multa. Ele ainda pode utilizar o Fundo Estadual de Desenvolvimento Social (Funeds), quitar em parcela única, e ter outros aproximados 60% de desconto sobre a multa. As penalidades pelo descumprimento da obrigatoriedade estão previstas na Lei nº 7.098/1998, cuja redação está disponível na internet pelo endereço: http://migre.me/9dbt0.
Atualmente, como regra geral, todos os contribuintes mato-grossenses estão obrigados à entrega de arquivos do Sintegra, sempre até o dia 15 de cada mês. Nestes arquivos devem constar todas as operações realizadas no mês anterior, conforme dispõe o Convênio ICMS 57/95 e a Portaria nº 80/99-Sefaz. Excluídos da regra geral de entrega de arquivos estão apenas os contribuintes usuários da Escrituração Fiscal Digital (EFD), o microprodutor rural, o Microempreendedor Individual (MEI), e os contribuintes com Inscrição Estadual Virtual.

A legislação que trata da obrigatoriedade do Sintegra é o Convênio ICMS 57/95, que estabelece as regras a serem cumpridas pelos contribuintes e encontra-se disponível no endereço eletrônico: http://migre.me/9dbyH , juntamente com seu anexo, o Manual de Orientação do Convênio ICMS 57/95, que trata da execução dos serviços destinados à emissão de documentos e escrituração de livros fiscais e a manutenção de informações em meio magnético.
Para cumprir com a obrigação da entrega do arquivo, o contribuinte/contabilista deve gerar um arquivo no leiaute estabelecido no Manual de Orientação do Convênio ICMS 57/95 e submetê-lo ao Programa Validador do Sintegra, em seguida deve transmiti-lo para a Sefaz, com o uso da internet.
O Programa Validador do Sintegra e o Programa de Transmissão Eletrônica de Doc. - TED estão disponíveis no portal da Sefaz, no endereço eletrônico: http://migre.me/9dbGB.
Fonte: Sefaz-MT.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

CRISTOVÃO MASSON É O NOVO PREFEITO

O resultado das urnas em Nova Olímpia apontaram realmente aquilo que as pesquisas vinham demonstrando desde o início da campanha, Cristovão Masson (PP) sempre esteve a frente do adversário em todas as pesquisas, e conseguiu manter a estabilidade até a reta final o que lhe proporcionou a grande vitória com 5.750 votos (61,13%) dos 12.353 eleitores cadastrados no município 10.033 compareceram às urnas , sendo que foram registrados 180 votos em branco e os votos nulos somaram 447. De acordo com o site do TRE, houve uma abstenção de quase 20%, totalizando 2.320, o adversário obteve 3.656 votos. Proporcionando ao candidato vitorioso uma vantagem de 2.094.

As eleições de 2012 em Nova Olímpia foram um pouco diferente das ocorridas anteriormente as quais eram praticamente disputadas entre dois grupos, o do atual prefeito e do ex-prefeito José Elpídio. Com a entrada na disputa do empresário e agropecuarista Cristovão Masson, morador há 48 anos no município, ficha limpa e pessoa muito bem relacionada com o povo, trouxe novo ânimo aos munícipes, fazendo-os acreditar na renovação, na esperança e na mudança de que tanto Nova Olímpia precisa. Esta foi sua principal bandeira de campanha a “mudança” mas não uma simples mudança: mudança na maneira de administrar, pensar e agir em prol do bem estar do povo, fazendo uma administração séria e transparente e com respeito aos cidadãos. “minha vida sempre foi pautada por estes princípios: temor a Deus, honestidade e respeito ao próximo e assim será também quando eu estiver na prefeitura” finalizou o prefeito eleito Cristovão Masson.

Ailton Santiago.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PESQUISA APONTA CRISTOVÃO MASSON VENCEDOR EM NOVA OLÍMPIA

O empresário Cristovão Masson (PP) lidera a corrida pela Prefeitura de Nova Olímpia, no Médio-Norte, e hoje seria eleito com 48% das intenções de voto, o que representa 57,7% votos válidos (excluindo brancos e nulos). Irmão do prefeito de Tangará da Serra Saturnino Masson (PSDB), Cristovão impõe uma vantagem de 12,8 pontos percentuais sobre o pecuarista Luiz Roberto Gonçalves (PPS), que registra 35,2% (42,3% dos votos válidos). Os indecisos somam 14,8%. É o que revela pesquisa do instituto Mark, feita em parceria exclusiva com o RDNews.

A amostragem, realizada nos dias 29 e 30 de setembro, está registrada sob o número MT- 00449/2012. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

Na espontânea, Cristovão aparece com o mesmo percentual de 48%, enquanto Luiz, que já disputou sem sucesso a prefeitura em 2004, conta com 34,4%. Neste caso, 15,2% dos eleitores entrevistados estão indecisos. Em relação à rejeição, Luiz tem 29,7%, enquanto Cristovão não teria hoje o voto de 23,8% do eleitorado.

O instituto Mark ouviu 256 eleitores de 19 bairros de Nova Olímpia, sendo 82% da zona urbana e 18% da área rural. Homens representam 51,6% dos eleitores entrevistados e, mulheres, 48,4%. Em relação à idade, 4,7% têm entre 16 e 17 anos; 23,8% de 18 a 24 anos; 23,8% entre 25 e 34; 19,1% de 35 e 44 anos; 18% entre 45 e 59 anos; e 10,5% mais de 60 anos.

Sobre o grau de instrução, 16% são analfabetos e/ou não concluíram o primário; 37,9% cursaram o primário e/ou têm o primeiro grau incompleto; 26,2% terminaram o primeiro grau e/ou não finalizaram o segundo grau; 16,8% contam com o segundo grau completo e/ou estão cursando o ensino superior; e 3,1% já concluíram a faculdade. Quanto à renda familiar, 3,9% ganham até 1 salário mínimo; 71,5% de 1 a 5 salários; 20,7% entre 5 e 10 salários; 2,7% de 10 a 20 salários; e 1,2% ganham mais de 20 salários.