segunda-feira, 22 de março de 2010

MANIFESTO DAS ÁGUAS

Nesta segunda-feira (22), o ‘comandante’ ‘coronel Bradocck’ o nosso amigo e implacável defensor da natureza, novamente mostrou sua capacidade de mobilização quando o assunto é meio ambiente.

Reuniu numa grande passeata autoridades das escolas municipais, estadual, particular e político, num grande “Manifesto das Águas” e a exemplo de anos anteriores este manifesto também foi um sucesso.

Um bilhão e meio de pessoas não tem acesso à água potável em quantidade suficiente; dois bilhões, à água de qualidade adequada. Se permanecer a atual tendência, em vinte anos esse número dobrará: mais de três bilhões não terão acesso à água potável segura e cinco bilhões enfrentarão problemas sérios de escassez e qualidade da água.

A poluição, a exploração desordenada, a destruição ambiental, o crescimento demográfico e os interesses mercantis estão diminuindo a qualidade e a distribuição democrática da água no mundo inteiro. É possível viver sem internet, sem petróleo ou mesmo sem conta bancária. Mas não se vive sem água.

O manifesto da água tem como objetivo demonstrar, simbólica, política e tecnicamente e embasado sobre a mais ampla e rigorosa base empírica, a necessidade urgente da revolução da água. É um apelo à ação. É interessante focalizar os interesses corporativos que controlam a indústria da água (os "senhores da terra" tornaram-se os "senhores da água"). Faz uma crítica do atual sistema orientado para o mercado que vê a água como mercadoria e não como um precioso bem comunitário e um direito humano fundamental.

O manifesto da água convoca os cidadãos novaolimpienses a se conscientizarem da necessidade de preservar, o meio ambiente, pois assim estaremos preservando este líquido tão precioso que se não houver uma ação de todos, muito em breve começará a a faltar também aqui para nós, pois quando lemos ou ouvimos falar da escassez da água no mundo, parece a nós tão distante, no entanto está mais próximo do imaginemos. Isto requer de nós uma mudança de atitude imediata.

Parabéns! Valdeci ‘Bradocck’ sabemos o quanto você luta para tornar a todos um ambiente mais puro e saudável. Cabe agora a nós fazermos nossa parte.

2 comentários:

  1. caro amigo santiago, agradeço pela materia referente a mais um manifesto das aguas em nosso municipio, fico feliz pelos parceiros e socio da ONG que sempre estão junto em prol à preservação de meio ambiente de modo geral. Pena que ainda temos atos que vem a destrui este bem tão valioso. Somos sabedores que não vivemos sem o meio ambiente e por atos de ganancia sempre ter mais, ataca o meio onde vivemos. Momento este que junto com a sociedade civil, religiosa e a comunidades escolar vem gritar para todos que nos somos mais impotante que a ganancia de atos destruidores. Tenho um esperança que um dia nos venceremos e possamos viver e realizar o tão sonhado desenvolvimento socio economico ambiental e repeitar o direito de todos de ir e vir
    pos somos e fazemos parte do meio ambiente.
    braddock

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Bradocck vc mostrou que é possível um mundo melhor, e para isto, não precisamos esperar por um milagre... apenas AGIR! fazer a nossa parte. Deus o abençoe sempre.

    Márcia Oliveira

    ResponderExcluir