O mês de junho começou com um forte protesto em frente ao prédio do TER de mato Grosso, com a ajuda de um caminhão pipa e de muitas vassouras, manifestantes lavaram as calçadas do prédio do Tribunal Regional Eleitoral, nesta terça, 1º de junho. Carros de som mantiveram o ritmo da manifestação, que foi organizada pelos servidores do Judiciário do Estado, que estão em greve. Os manifestantes querem o afastamento do presidente do TRE, Evandro Stábile, e do juiz eleitoral Eduardo Jacob de suas funções, por estarem supostamente envolvidos em um esquema de venda de sentenças. O caso está sendo investigado pelo Superior Tribunal de Justiça e por uma auditoria do próprio TRE. Pressionado ou não pela manifestação, Stábile pediu férias até o dia 30 de junho. Dessa forma, ele não deve participar da sessão da próxima terça (8), quando deve ser decidido se os juízes eleitorais deixam ou não os cargos até a conclusão da auditoria do Tribunal.
Segundo o coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Antônio Cavalcanti Filho, a preocupação maior é com as eleições deste ano, uma vez que a própria instituição responsável pela organização do pleito está com a imagem "trincada". "Não podemos ter um Tribunal Eleitoral sob dúvidas, sob suspeitas", ressaltou o coordenador.
O Ministério Público Federal, por sua vez, pediu agilidade por parte da auditoria do TRE. O MPF recomendou ao presidente da auditoria para que solicite ao STJ o acesso às provas do inquérito. Além disso, o procurador da república, Gustavo Nogami, sugeriu o afastamento temporário dos dois juízes. "Até que haja uma conclusão desse caso, para resguardar a imagem do Tribunal e para resguardar a credibilidade perante a sociedade", afirmou o procurador.
Sendo verídicas as denuncias, e se a justiça realmente for feita, sabemos que haverá muitas mudanças de sentenças já definidas e que prejudicaram em muito os municípios, mantendo nos cargos ‘elementos’ não confiáveis e muito menos dignos de estarem ocupando tais cargos.
Este assunto deve estar tirando o sono de muitos políticos, inclusive os daqui da ‘terrinha canavieira’.
Fonte: http://www.rdnews.com.br/noticia/manifestantes-lavam-calcada-e-pedem-afastamento-de-juizes
Nenhum comentário:
Postar um comentário