Terça-feira (01/02) tomaram posse os novos presidentes do Senado Federal, Câmara dos Deputados Federais e Estaduais bem como os presidentes das Câmaras de Vereadores. Começa-se uma nova jornada, ou pelo menos é o que a população espera. Mas em muitos casos não se renova quase em nada, é um jogo de cartas marcadas, quem está no poder não quer largar o osso. E assim o cidadão fica sempre com a impressão de que os políticos são sempre os mesmos. Se não vejamos:
Senado Federal:
Foi eleito para dirigir pela quarta vez o Senador José Sarney, ele mesmo! Aquele que no ano passado, foi alvo de diversas denúncias de corrupção, que não foram ‘comprovadas’ nem chegaram à justiça, apesar da oposição ter tentado processar e, inclusive, ter pedido sua destituição da Presidência do Senado.o mesmo que por muitos anos governou o Estado do Maranhão e que até hoje é governado pela sua filha e familiares, cujo Estado está na mídia como um dos Estado mais miseráveis em pobreza e recheados de escândalos políticos.
Câmara de Deputados Federal:
O deputado Marco Maia (PT) foi eleito na noite desta terça-feira (1º), como novo presidente da Câmara. Também foram escolhidos para compor a Mesa Diretora a deputada Rose de Freitas (1ª Vice-Presidência) e os deputados Eduardo da Fonte (2ª Vice-Presidência), Eduardo Gomes (1ª Secretaria), Jorge Tadeu Mudalen (2ª Secretaria), Inocêncio Oliveira (3ª Secretaria) e Júlio Delgado (4ª Secretaria). A eleição de Maia faz parte de um acordo costurado com o PMDB, maior aliado do PT. A proposta é que o líder peemedebista Henrique Eduardo Alves (RN) assuma o posto no último biênio do mandato da presidente Dilma Rousseff. A Câmara dos Deputados será renovada em apenas 43%, o que esperamos que esses possam fazer a diferença, moralizando a casa que se encontra em descrédito.
Câmara dos Deputados de Mato Grosso:
Concorrendo com chapa única, José Riva presidirá pela 5ª vez a Assembleia Legislativa do Estado, obteve 22 votos favoráveis dentre os deputados que tomaram posse na legislatura. Houve um voto contrário e uma abstenção. Dos 24 deputados estaduais que tomaram posse ontem (01/02) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, um terço deles (oito) é processado nas diversas esferas da justiça. O deputado estadual José Geraldo Riva (PP), o presidente da Assembleia, é o que mais se destaca. Ele é réu em 102 ações de improbidade administrativa, além de ser acusado de desviar da AL valores que, atualizados, chegariam hoje a meio bilhão de reais, de acordo com o Ministério Público Estadual (MPE).
Câmara de Vereadores de Nova Olímpia-MT
Para presidir o próximo biênio na Câmera Municipal de Nova Olímpia, assume a vereadora Marina Martins Salvador Gonçalves esposa do ex vice-prefeito Luiz Roberto Gonçalves que por sinal acaba de renunciar ao cargo, por alegar incompatibilidade administrativa com o atual prefeito Francisco M. Soares. Tudo indica havia um acordo com Francisco para que ele (Roberto) assumisse a prefeitura nesses 2 anos final de gestão (2011/2012) e o acordo não foi cumprido, causando o rompimento político entre ambos.
Quanto à presidente Marina, sabemos da sua capacidade, e precisará de fato de muita capacidade e habilidade para tirar Nova Olímpia do ostracismo, seu principal desafio será fazer com que o Legislativo e o Executivo trabalhem e trabalhe com seriedade em prol dos munícipes, na busca incansável pela geração de novos postos de trabalho, a evasão nos últimos 2 anos segundo IBGE passam das 4800 pessoas que estão indo embora porque aqui não encontram trabalho. Nova Olímpia está desnorteada e seu povo desmotivado, ninguém mais quer investir na cidade e grande culpa disso é do poder público, cabe aos Legisladores e ao Executivo a tarefa de criar mecanismo que atraiam novos investidores e que ao mesmo tempo estimule os que aqui estão.
Sabemos que não será fácil. No entanto, não é impossível reverter o estado de calamidade e abandono que se encontra a cidade, basta apenas vontade política e não de politicagem como vem ocorrendo com nossos gestores. Nova Olímpia merece mais! É triste andar pelas ruas da cidade e em cada quarteirão encontrar inúmeras casas fechadas e com placas de vende-se. Mau sinal! Sinal que muitos já foram embora em busca principalmente de emprego.
O desafio é grande! Mas você pode fazer a diferença.
Ailton Santiago.
eunice disse:
ResponderExcluirNão podemos nos esquecer que se Nova Olímpia estaá vivendo no ostracismo, foi o próprio povo, na sua maioria, que decidiu assim através de seu voto, mesmo sendo alertado durante o tempo todo.
CAMARA MUNICIPAL DE NOVA OLIMPIA-MT REFORMA TODO O SEU IMOBILIARIO.
ResponderExcluir.
BONITO ESSE TITULO NÃO. É ISSO SERIA BOM E BONITO SE TODOS ESSES IMOBILIARIO NÃO ESTIVESSE SIDO COMPRADO FORA DAS DITAS REGRAS QUE TODO ÓRGÃO PUBLICO TEM QUE RESPEITAR A CHAMADA LICITAÇÃO NENHUM MOVEIS DA BANCADA FOI LICITADO. VENHO ATRAVÉS DE ESTAS PALAVRAS CHAMAR A ATENÇÃO DA POPULAÇÃO NOVAOLIMPIENSE POIS, O PODER PUBLICO ESTA ACHANDO QUE PODE FAZER O QUE BEM QUER COM O DINHEIRO NOSSO..FORA ISSO AINDO DOOU OS MOVEIS VELHO PARA UMA ENTIDADE SEM O CONHECIMENTO DO POVO QUE COISA FEIA LEGISLATIVO
ASS: ORLANDO ALMEIDA