por: Nélson Alves – De Nova Olímpia
A missa dos Santos Óleos, esperada durante todo o ano como grande momento de fé cristã é celebrada no período quaresmal com a chegada da Semana Santa. Em Nova Olímpia, pela primeira vez em sua história, a celebração foi realizada reunindo milhares de fiéis que lotaram a Igreja Católica Matriz que acolheram o bispo Dom Antonio Emídio Vilar e os 42 sacerdotes das 22 paróquias da Diocese São Luiz de Cáceres.
O acontecimento se dá tradicionalmente na Quinta-Feira Santa, mas em Nova Olímpia, aconteceu na segunda-feira (18), data escolhida para facilitar a vinda de padres de regiões distantes, como Comodoro, Vila Bela da Santíssima Trindade, Mirassol, Jauru, Quatro Marcos, entre outras. O evento é tido como um marco, pois segundo a previsão da Igreja, em menos de 40 não voltará a ser realizado na cidade. “É um momento de júbilo para todos os fiéis de Nova Olímpia”, citou o padre José Maria Basílio, pároco local.
A celebração foi marcada por vários momentos emocionantes, como a apresentação dos párocos, a renovação do compromisso dos sacerdotes e a consagração e benção dos santos óleos que seguem para as paróquias e serão administrados nas comunidades por ocasião do Batismo, da Crisma, da Unção dos Enfermos e nas Ordenações Sacerdotais. “Para nós cristãos, os óleos simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para vivermos o evangelho de Jesus Cristo”, lembrou José Maria.
Ao proferir a bênção, Dom Vilar explicou que os óleos dos enfermos são a manifestação do Divino para curar as doenças do corpo e da alma. Em seguida, ele abençoou o óleo do batismo, enfatizando que serve para que os cristãos tenham forças antes de receber o sacramento, bem como o óleo do crisma, uma mistura de óleo e bálsamo, que significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo".
Dom Vilar enfatizou que a celebração de Santos Óleos significa a renovação do compromisso de todos os escolhidos de Deus para viver no mistério da fé. “Servir ao Senhor pelo ministério sacerdotal é a vocação de todo o clero da Diocese que renova nesta eucaristia o próprio sacramento da ordem, que os faz partícipe do seio dessa igreja particular, doando-se por amor ao Evangelho”, disse Dom Vilar, lembrando ainda que todo sacerdócio só tem sentido se estiver ligado a Cristo, sacerdote do Pai, e que o padre tem o múnus de ensinar, de apascentar o seu rebanho e conduzi-lo a perfeição, a santidade.
O bispo também lembrou que a Diocese de Cáceres comemora seu centenário de criação (05 de abril de 1910) pela Bula 'Novas Constituere' do Papa Pio X.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA
A programação da Semana Santa que iniciou com o domingo de ramos, com procissão, segue nesta quarta-feira (20) com adoração e Missa com Confissão Comunitária a partir da 18h30 na Igreja Matriz. No dia 21 (quinta-feira), a comunidade volta a se reunir na Missa do Lava Pés, momento em que o celebrante revive o gesto de humildade de Cristo que lavou os pés de seus discípulos. E haverá adoração até às 00h00.
Já na Sexta-feira Santa (22) haverá adoração nas comunidades, das 0700 às 12h00 e adoração ao Santíssimo, das 07h00 às 15h00, na igreja Matriz. Às 17h00, a tradicional Procissão, Via Sacra e Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, com saída na comunidade Santa Rosa (praça Padre Cícero) com destino a igreja Matriz. E ainda, no Cine Teatro, a encenação do Auto da Paixão de Cristo.
No sábado, dia 23, às 20h00 acontece a Vigília Pascal na igreja Matriz e no domingo, 24 (Páscoa) a celebração da Santa Missa nas comunidades São Paulo (08h00), Santa Rosa (10h00) e igreja Matriz, às 19h00.