Igreja Católica já definiu a programação da Semana Santa
por: Nelson Alves
A igreja católica já preparou a sua programação da Semana Santa em Nova Olímpia, promovendo as missas tradicionais que lembram a prisão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
O padre José Maria Basílio informou durante toda a quaresma, a Igreja Católica se prepara para a Semana Santa, cuja programação tem seu ápice a partir do dia 17, Domingo de Ramos, com a tradicional procissão, sendo a primeira às 07h30 na Comunidade São Paulo e a segunda às 18h30, saindo do Posto Tropical em direção a Igreja Matriz.
Na segunda-feira, dia 18, às 19h00, haverá a Missa Solene Santos Óleos na Igreja Matriz com a presença do bispo Dom Vilar e todos os padres das Paróquias da Diocese São Luiz de Cáceres. No dia 20, quarta-feira santa, programação com adoração e Missa com Confissão Comunitária a partir da 18h30 na Matriz.
No dia 21 (quinta-feira), a comunidade volta a se reunir na Missa do Lava Pés, momento em que o celebrante revive o gesto de humildade de Cristo que lavou os pés de seus discípulos. E haverá adoração até às 00h00.
A programação da Sexta-feira Santa (22) será mais extensa com adoração nas comunidades, das 0700 às 12h00 e adoração ao Santíssimo, das 07h00 às 15h00, na igreja Matriz. Às 17h00 haverá a tradicional Procissão, Via Sacra e Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, com saída na comunidade Santa Rosa (praça Padre Cícero) com destino a igreja Matriz. E ainda, no Cine Teatro, a encenação do Auto da Paixão de Cristo.
No sábado, dia 23, às 20h00 acontece a Vigília Pascal na igreja Matriz e no domingo, 24 (Páscoa) a celebração da Santa Missa nas comunidades São Paulo (08h00), Santa Rosa (10h00) e igreja Matriz, às 19h00.
O padre Zé Maria explica que a Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a Paixão de Cristo, sua Morte e Ressurreição. Segundo ele, cada dia da comemoração faz referência a um acontecimento. O Domingo de Ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a Páscoa Judaica. A quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, tradicional missa de lava pés. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da Oração e do Jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o Domingo de Páscoa, o dia em que ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário