sábado, 16 de abril de 2011

Missa dos Santos Óleos

Nova Olímpia sedia maior Encontro Sacerdotal da Diocese
Nélson Alves - O Liberal

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Nova Olímpia sediará na próxima segunda-feira, 18, o maior encontro Sacerdotal da Diocese São Luiz de Cáceres, que engloba 22 paróquias. Na oportunidade, além do bispo da Diocese, estarão presentes 42 padres que vão renovar as promessas sacerdotais.

Como parte alusiva a Semana Santa, celebra-se a Missa, chamada de bênção dos santos óleos onde participam os sacerdotes de todas as paróquias com uma delegação de fiéis para expressar, de modo todo particular, a união da comunidade eclesial. Na oportunidade, o bispo Dom Antonio Emídio Vilar consagrará "os santos óleos", que serão utilizados em todas as paróquias para a administração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.

O padre José Maria Basílio explicou que a Missa dos Santos Óleos, é tradicionalmente realizada na Quinta-Feira Santa, mas em Nova Olímpia, por questões geográficas e de forma a facilitar a participação de todos os 42 padres da Diocese, optou-se por celebrar na segunda-feira. Segundo ele, este acontecimento é impar na vida de todo sacerdote, pois, relembra através de Jesus Cristo, a instituição da Eucaristia (Missa) e se renova os votos de e as promessas do sacerdócio, revigoram a fé e o compromisso de pastores da evangelização.

OLEOS - O padre José Maria citou que na Missa dos Santos Óleos são abençoados os seguintes óleos:

Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”.

Óleo dos Catecúmenos - Que se prepara para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

Óleo dos Enfermos – que é usado no sacramento dos enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário