terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Doença do PresiMente Lula

Doença é coisa séria, só mesmo quem já passou por isto é que tem a real dimensão do tamanho do sofrimento. Sofrem todos, o doente que já é vitima e os familiares, amigos e parentes que de certa forma acabam se envolvendo devido ao grau de proximidade com a vítima. No entanto, quando o paciente e seus familiares não tem recursos aí tudo fica mais difícil, é fila de espera prá consulta médica, fila de espera prá conseguir vaga em hospitais, fila de espera prá conseguir agendar cirurgias que as vezes levam meses e até anos prá se conseguir, o que em muitos casos quando chega a vez de se tratar o tratamento já é tarde, ou porque a vítima já falecera ou porque os medicamentos já não fazem mais efeitos pois a doença já está em estágio avançado devido à espera e demora no tratamento.

Diferentemente acontece aos privilegiados ‘doutores’ políticos e grandes empresários que com o peso do poder que carregam abrem as portas e tem os melhores médicos à disposição, como o caso do ex ‘presiMente’ Lula que fora diagnosticado recentemente com câncer. Será que ele teria coragem de se internar pelo SUS? já que quando ‘presiMente’ afirmava de que a saúde pública funcionava perfeitamente! Creio que não! Tanto que procurou o Hospital Sirio Libanes um dos melhores do país.

Segundo informações do Tribunal de Contas da União - TCU, segundo reportagem da Folha. No ano passado, cerca de 60 mil pacientes não puderam se submeter aos serviços de radioterapia. Se já não bastasse, 80 mil não conseguiram ser operados para extração de um tumor.

Além de não conseguir atender a todos --na radioterapia o índice de não atendidos é de 34% e em cirurgia, de 53%-- os pacientes começam o tratamento muito depois do tempo devido.

No caso dos procedimentos de quimioterapia, o tempo de espera médio foi de 76,3 dias e apenas 35% dos pacientes foram atendidos com 30 dias (prazo recomendado pelo Ministério da Saúde).

Na radioterapia, o resultado é ainda pior: 113,4 dias de espera e apenas 16% atendidos no primeiro mês.

Deixando de lado, o deboche anti-lulista, nosso querido país, caminha a passos largos para o caos e falência dos serviços públicos, porque o que impera neste país é a mentalidade da ‘lei de Gerson’ que leva vantagem em tudo, isso cria nas pessoas que o certo não tem lugar na sociedade, o bonito é se der bem, mesmo à custa dos menos favorecidos. Isso vale prá todos, quanto maior o cargo ou o poder mais vantagem próprias o detentor quer arrancar.

Amo o meu País, o meu Estado e a minha cidade, mas não tenho orgulho de nenhum dos três. É como o pai que ama o filho que está preso, vai visitá-lo, mas não sente orgulho do filho pelo o que ele fez. Como posso orgulhar-me do meu Brasil, do meu Estado e de minha cidade? Se os que a dirigem estão movidos por uma fome voraz pelo ter, corrompendo tudo e a todos em benefício próprio, quando deveriam gerir em prol do povo que o elegeu. Então não posso ter orgulho do meu país onde as pessoas que governam são movidas pela desenfreada corrupção e, querem perpetuar no poder, enquanto milhares de pessoas morrem por falta de atendimento médico, e por tantos outros desatinos.

Ailton.

Um comentário:

  1. Isso é uma doença não uma brincadeira para ficar se perguntando se ele teria coragem de se tratar pelo SUS!!! Quantos artistas famosos já se trataram pelo hospital de câncer em barretos, vários.

    ResponderExcluir