sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Dia Internacional contra a corrupção

A corrupção é uma moléstia que vem acabrunhando todos os países, é muito difícil nos dias de hoje, ou de sempre, achar algum lugar onde a corrupção não faz parte, principalmente nos governos das mais diversas esferas e o Brasil nos passa a impressão de é qué campeão nesta modalidade, só em Brasilia já caíram 6 ministros em menos de um ano do novo/velho governo do PT e há uma lista de mais nomes que poderão ainda cair. Tudo graças a imprensa, porque se não fossem pela mídia, tudo estaria sendo varrido para debaixo dos longos tapetes da corrupção brasileira.

“Quando os fundos essenciais para o desenvolvimento são roubados por indivíduos e instituições corruptos, são os mais pobres e vulneráveis que são roubados de oportunidades de educação, cuidados de saúde e outros serviços essenciais.

Embora os pobres possam ser marginalizados pela corrupção, eles não serão silenciados. Nos acontecimentos em todo o mundo árabe e durante este ano, os cidadãos comuns uniram suas vozes para denunciar a corrupção e para exigir que seus governos combatam este crime contra a democracia. Os seus protestos provocaram mudanças no cenário internacional que meses antes dificilmente poderíamos imaginar” afirmou o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

O secretário-geral da ONU alertou ainda que: “Todos temos a responsabilidade de tomar medidas contra o câncer da corrupção. A Organização das Nações Unidas está ajudando os países a combater a corrupção, como parte de uma campanha mais ampla e sistemática para ajudar a fortalecer a democracia e a boa governança.

A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção é um importante instrumento nesta luta. Exorto todos os governos que ainda não a ratificaram a fazerem-no sem demora. Também recomendo a todos os governos que incluam medidas de combate à corrupção em todos os seus programas nacionais que promovam o desenvolvimento sustentável.

O setor privado também tem muito a ganhar com medidas anticorrupção. A corrupção distorce mercados, aumenta custos para as empresas e, em última instância, penaliza os consumidores. As empresas podem criar uma economia global mais transparente através de iniciativas anticorrupção, incluindo o Pacto Global das Nações Unidas”.

Aqui no Brasil, as pessoas infelizmente parecem não se importar muito com os atos ilícitos de seus representantes, pois sem assim não o fosse, já passou da hora de protestar, de sair às ruas e a exemplo de tantos países, exigir o fim de grande mal que assola o nosso país. Cadê os caras pintadas? Cadê os jovens estudantes e futuro de desse país? Estarão todos “vendidos” como os dirigentes da UNE?

Apesar do Brasil ser um pais altamente composto de governantes corruptos e as desigualdades entre as classes sociais serem exorbitantes, os brasileiros continuam na sonolência e na inércia de uma reação contra a corrupção. Poucos se organizam para marcar de vez sua indignação aos desgovernos, cadê as OAB’s, os Ministérios Públicos e os Procuradores deste país? Cadê o povo que reclama entre - si, mas não age?

Ailton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário