quarta-feira, 1 de agosto de 2012

INDUSTRIA DA COCA COLA SERÁ EXPULSA DA BOLÍVIA


Como resultado da oposição de Evo Morales ao que seu governo chama de imposições gastronômicas norte-americanas, McDonald’s e Coca-Cola encerrarão todas as suas atividades na Bolívia até o final deste ano.
Se, de um lado, a rede de fast foods McDonald’s anunciou sua falência após “14 anos de tentativas infrutíferas de se instalar na cultura local”, de outro, a Coca-Cola foi formalmente expulsa do território e terá até o próximo dia 21 de dezembro para encerrar totalmente sua operação.
De acordo com o ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, a decisão “estará em sintonia com o fim do calendário maia e fará parte das celebrações do fim do capitalismo e do início da cultura da vida”.
Ao lado do presidente Evo Morales, o chanceler acrescentou que "o dia 21 de dezembro de 2012 marca o fim do egoísmo e da divisão”. Por essa razão “o 21 de dezembro tem que ser o fim da Coca Cola e o começo do mocochinche (refresco de pêssego)”.
Além de critérios culturais, o governo também recorreu a questões de saúde pública, alegando que a Coca Cola, bem como a maioria dos refrigerantes industrializados, contém diversas substâncias capazes de gerar infartos e câncer.
Ah bom! A desculpa até que é convincente. Por um instante cheguei a pensar que industria dos refrigerantes  Coca-Cola estivesse sendo expulsa da Bolívia porque a coca que lá rola lá é na verdade a cocaína. O que também não deixa de ser verídica esta informação já que disputa entre o presidente ‘cocaleiro’ Evo Morales e Coca-Cola começou nos primeiros meses de 2010, quando o presidente anunciou o lançamento de uma bebida totalmente boliviana, a Coca-Colla. O projeto tinha como objetivo legitimar o consumo da folha de coca. Tá explicado. O Brasil está mesmo cercado de bons “cumpanheiros” travestidos de socialistas ditadores como os “mensaleiros” Lula/Dilma, os borra loucas Cristina Kirschner da Argentina, Hugo Cháves da Venezuela e o então cocaleiro Evo Morales da nossa vizinha Bolívia e os ditadores irmãos Castros de Cuba, todos por sinal protegidos do nosso ex-presiMente Lula. Com todas estas figurinhas carimbadas, o que esperar do futuro desses países e do Mercosul.
Ailton. 
fonte de pesquisa: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/23388/bolivia+anuncia+falencia+de+mcdonalds+e+expulsa+coca-cola+de+seu+territorio.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário