quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CONSEG DISCUTE SEGURANPA PÚBLICA EM NOVA OLÍMPIA

O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Nova Olímpia – CONSEG realizou ontem às 19 horas no auditório da Assovale, reunião com autoridades da Polícia Militar, do Executivo e com o Legislativo Municipal, gestores das escolas municipais e estaduais e entidades de classes representativas e ainda com um bom número de cidadãos que se fizeram presentes.
Na oportunidade o presidente do CONSEG Valdeci dos Anjos Gonçalves-Braddock explicou que o Conselho tem sido cobrado pelas entidades representativas do Município, na realização de ações que possam oferecer maior segurança pública aos munícipes, por isso convocou esta reunião, onde juntos, comando da Polícia Militar, Executivo e Legislativo e aliados aos diretores das escolas, professores e sociedade em geral, possa encontrar meios para inibir a violência, o uso de drogas e outros males que hoje deparamos em nossa sociedade novaolimpiense.
Vários cidadãos fizeram uso da palavra, diretores de escolas e dirigentes de igrejas fizeram verdadeiros desabafos: denunciando e relatando fatos de vandalismo nas escolas, praças e ruas da cidade, causados principalmente por usuários de drogas. Levantou-se também questões relacionadas a acidentes de trânsito ocorridos principalmente no trecho da rodovia que cruza o município. A sociedade ali representada por aqueles cidadãos cobraram mais ações das autoridades ao mesmo tempo em que se colocam a disposição para ajudar naquilo que lhe for possível, no entanto querem com mais freqüência a Ronda Policial nas escolas conversando com alunos professores e inibindo o traficante e o próprio usuário de drogas, que hoje faz isso à luz do dia, agenciando e drogando nossos jovens e adolescentes.
O Tenente Coronel Alves da regional da Policia Militar ressalta a importância da participação da sociedade, segundo o Coronel a questão da segurança pública é um problema de todos nós, são pequenas ações que a princípio podem parecer insignificantes nesse momento, mas que darão resultados extraordinários num curto prazo. É importantíssima a participação dos gestores e de todo o corpo docente das escolas nas ações de busca por uma segurança pública melhor e os educadores tem um papel fundamental no diagnóstico do problema, através dos alunos passam a conhecer a realidade de cada um e de seus familiares. E aí entra a questão social, econômica e financeira. É preciso trabalhar em várias frentes, mas o que é mais importante é estar aqui ouvindo o relato dos senhores, para que a Polícia Militar de posse dessas informações possa desenvolver ações para derrubar esses índices de violência, E vocês podem contar como apoio da PM de Nova Olímpia e do Comando Regional Tangará da Serra. Finalizou o coronel.
O prefeito municipal  Cristovão Masson, por sua vez se diz estar muito preocupado com a violência e principalmente com a nossa juventude que parece estar desorientada, sem estrutura familiar e a sociedade que não sabe como agir nas questões mais crítica que sãos as drogas lícitas e ilícitas, precisamos conscientizar a nossa juventude e sobre tudo os pais desses jovens para buscar ajuda e, aqui coloco a minha equipe para ajudar a trazer esses jovens e até seus familiares a participar nos projetos que a Ação Social já vem desenvolvendo como: PET, Projovem e outros cursos profissionalizantes, temos também o Conselho tutelar que em parceria com as assistentes sociais podem realizar ações que envolva de maneira mais ampla os familiares e a sociedade no enfrentamento desse grande vilão que são as drogas e finalizou cobrando mais ações da Polícia Militar na realizações de britz nas escolas e ruas da cidade.
Ao final da reunião foram pontuadas três questões prioritárias para serem trabalhadas: mapeamento dos infratores; combate às drogas nas escolas e campanhas de conscientização da responsabilidade da sociedade, para que na próxima reunião a ser realizada no dia 05 de dezembro possa ser apresentado um plano de trabalho para cada uma delas.
São iniciativas como essas que criam uma sociedade mais justa e humanitária, o problema da segurança pública não é meu, é nosso, é de todos nós.
Você também é chamado a responsabilidade. Participe!

Ailton Santiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário