quinta-feira, 19 de maio de 2011

E aí, vai ficar parado?

Há muito que a política não é bem vista pela sociedade brasileira, quando se fala de política, logo se ouve: detesto política! São todos uns bando de corruptos!”. Na verdade não é a política que nos envergonha, é a politicagem e, nem podemos generalizar, há sim político bem intencionado. Claro que não conheço. Pois a maioria dos políticos faz da política um trampolim para se darem “bem” na vida.

‘Nunca antes na história desse país’ tivemos uma geração de tão maus políticos, nunca os brasileiros estiveram tão mal representados, são verdadeiros cartéis da incompetência e da corrupção. Tirar vantagens em benefícios próprios passou a ser algo corriqueiro no dia a dia do político. Basta acompanharmos os noticiários, de cada 10, sete são noticias de desvio de recursos públicos, corrupção, improbidade administrativa, más gestões de presidente, senadores, câmaras e prefeitos.

Mato Grosso não tem sido diferente, é difícil encontrar um município que não está passando por problemas de gestão pública, prefeitos e vereadores cassados e que acaba sempre voltando protegidos por uma lei que mais parece privilegiar o errado, ou o criminoso do que o cidadão honesto. Temos aqui mesmo no município o mau exemplo, o município está entregue as traças, ou melhor, aos ‘ratos’, não ha desenvolvimento, pelo contrário está ocorrendo evasão em massa da população. Não ha projetos, muito menos obras em andamento, os moradores apesar da sua enorme culpa, estão desacreditados e coloca seus bens à venda, e partem em busca de um lugar melhor.

Tudo é desanimador, no entanto, quando olhamos para os nossos municípios visinhos deparamos praticamente com os mesmo problemas, prefeitos e secretários sendo cassados, investigados pela polícia e em alguns casos até sendo presos. Única diferença do nosso é que nesses municípios a câmara de vereadores e a população se uniram em prol de melhorias, e estão fazendo oposição aos desmandos dos governantes. Um município onde o prefeito faz o que quer, por falta de fiscalização e de uma oposição acirrada, é o mesmo que prender a raposa dentro do galinheiro. Claro! Com as galinhas dentro.

Cabe a população, mesmo porque ela é a principal responsável, por não ter sabido escolher seus representantes, cobrar melhorias, transparência e principalmente cobrar ações que possam gerar mais empregos, é preciso descruzar os braços e parar de culpar o outro. A culpa é tua, é minha, é nossa! Esta cidade não é de apenas meia dúzia de gatunos que se julgam donos do poder, não podemos continuar achando que tudo isso é normal, vamos seguir o exemplo de Tangará da Serra onde mais de 800 pessoas pressionaram os vereadores e juntos conseguiram mais uma vez afastar o prefeito. Se vão conseguir mantê-lo fora da prefeitura é outro caso, o que importa é mostrar sua indignação e que você não comunga com toda essa balbúrdia acometida por esses larápios que se julgam nossos representantes e, agem como se fossem os patrões, quando na verdade é exatamente o contrário. É do povo que emana o poder, assim sendo o povo é patrão e somente ao povo cabe demitir, escorraçar e banir esses malfeitores. É preciso mudanças de comportamentos, não podemos continuar passivos a tudo e fingir que nada está acontecendo, 4 anos de má gestão, representam na verdade uma década perdida, mesmo vindo na próxima um bom gestor, ainda assim levará tempo para reconduzir a cidade e todo o município ao desenvolvimento, projetos bem elaborados e atitudes em busca dos recursos necessários para realização desses projetos levam tempo e dependem principalmente de boa articulação política nas esferas superiores. E aí, vai ficar parado? Ou vai unir aos seus vizinhos, associações de bairros ou entidades representativas para discutir e traçar ações que possam mudar este cenário? Comece por você. Você pode fazer a diferença. Pense nisto!
 
Ailton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário