terça-feira, 3 de maio de 2011

Manda quem não pode e só desobedece quem tem juízo

CARTA ABERTA 003/2011

À
Câmara Municipal de Nova Olímpia/MT

Senhores Vereadores,


Saudações.

Tomo a liberdade de me dirigir aos senhores pedindo que vossas excelências determinem a imediata publicação no site oficial dessa Casa de Leis de todos os documentos referentes a compra dos móveis novos que segundo os senhores foram adquiridos dentro da mais absoluta legalidade e que a este cidadão o acesso a tais documentos foram negados.
Se essa é uma Casa de Leis pautada pela transparência e acessibilidade porque estão me impedindo de fiscalizar as conta públicas sob gestão dessa Câmara, principalmente, os gastos com publicidade e propaganda?
Podem os senhores explicarem a sociedade os motivos do empréstimo da caminhonete da presidência dessa Casa de Leis a Polícia Militar para que aquela fosse promover segurança a um baile em um assentamento rural? Se nós só temos uma equipe de plantão da polícia militar, quem garantiu a segurança pública na área urbana quando do deslocamento do efetivo de plantão? Houve ou não essa situação? Quem custeou as despesas com o deslocamento do veículo?
No site do Ministério da Saúde consta que o vereador e médico Demétrio Lopes Rodrigues Neto possui quatro vínculos empregatícios com diferentes instituições custeadas com o dinheiro público, além, é claro, da função pública como vereador de Nova Olímpia. Está tudo isto correto? Por se tratar de cidades como Diamantino(33 horas semanais) e Tangará da Serra(24 horas semanais), quais são os dias e horários que ele dedica-se a vereança?
Levando-se em conta que o custo dessa Casa de Leis oscila em torno de R$13.000,00 por vereador/mês(Segundo o APLIC/TCE 2010) eu acho que o retorno dos serviços prestados pelos senhores a sociedade está muito aquém do desejável. Tô mentindo?!
Poderiam os senhores publicarem no site oficial dessa Casa de Leis um relatório pormenorizado e individual sobre seus atos desde 2009, bem como, permitirem desde já que qualquer cidadão possa conferir se todo o material publicado condiz com os originais arquivados nessa Casa de Leis? Não é por nada não. Vejam só, as contas do executivo de 2009 foram reprovadas pelos técnicos do TCE, bem como, pelo Ministério Público de Contas e todos os senhores resolveram seguir o voto do relator de um dos membros do "Grande Conselho do Crime", ou seja, o TCE/MT. Ou os senhores não sabem que os Conselheiros do TCE/MT são tendenciosos e suspeitos já nas suas indicações aos cargos? Outra coisa, como pode um réu(vereador Ari) julgar o seu próprio processo? A vereadora Marina por ser esposa do vice-prefeito e ter sido eleita puxada pelos votos do vereador Ari Cândido Batista, também, não é ela igualmente suspeita para votar as contas de 2009? Nem digo que seja ilegal, mas, imoral com toda certeza sim. E por qual motivo os senhores negam a sociedade conhecer suas opiniões pessoais sobre suas escolhas unânimes na aprovação das contas do executivo de 2009 apesar de existirem pareceres pela reprovação? Seria porque os senhores se quer leram os relatórios e deram graças a Deus pela "aprovação" das contas pelo "Grande Conselho do Crime"? Ficou mais fácil assim, não foi mesmo? Como é receber salários sem uma contrapartida significativa?
Tendo em vista que fora criado a Lei Complementar Federal nº 131, a Lei da Transparência, os senhores não acham que poderiam propor um projeto de lei criando a Sala da Transparência contendo computadores ligados ao sistema da prefeitura e dessa Casa de Leis, bem como, a internet; máquina de xerox; impressora; mesas e cadeiras para pesquisas e leituras; funcionando no horário noturno, inclusive. Promovendo, assim, a acessibilidade e a fiscalização cidadã das contas e dos atos públicos em tempo real, no momento em que as coisas acontecem.
Afinal de contas é ou não é interesse dos senhores que a sociedade acompanhe ativamente todos os atos e gastos públicos promovidos pelos poderes legislativo e executivo novaolimpiense?
Poderiam propor, inclusive, no projeto de lei que cria a Sala da Transparência a criação da Tribuna Livre. Que tal?! Já pensou o povo podendo fazer uso da palavra nas sessões plenárias dessa Casa de Leis? Imaginem o povo falando o que pensa, da mesma forma responsável que os senhores fazem na Tribuna. Não seria um ótimo exemplo de acessibilidade, democracia e transparência? Acredito que seria uma grande demonstração de uma CASA CIDADÃ de fato e de direito, não é mesmo? Ou os senhores temem o debate público com a sociedade? O vereador Florisvaldo disse que alguns cidadãos são covardes e que só agem escondidos atrás de computadores. Eu já penso que são muitos de nossos vereadores novaolimpienses que se acovardam atrás dos microfones da Tribuna. Falam o que querem, inclusive, proferindo coisas absurdas como "cidadãos que fazem serviços voluntários são vagabundos", além, de ofender e humilhar os desempregados chamando-os de "Traficantes, vagabundos e gigolôs". Os senhores não acham que vindo de um vereador isto é, digamos, no mínimo inaceitável? Ao contrário de ofenderem os desempregados de Nova olímpia os senhores não acham que cabem aos vereadores promoverem a implantação urgente do Distrito Industrial de Nova Olímpia, o que geraria mais emprego e distribuição de renda evitando assim que os desempregados fossem humilhados nessa Câmara Municipal de Nova Olímpia. Que tal os senhores entrarem com uma ação civil pública contra os governos estadual federal pedindo a devolução das nossas cotas-partes dos orçamentos estadual e federal e que estão sendo roubadas do povo novaolimpiense para que os corruptos da Capital possam investir na Festa Copa 2014? Isto é ou não é um direito nosso? O quê?! Não entendi?! Aahhh, sim! É verdade. Vocês não podem agir contra os seus seus colegas da inércia e da corrupção. Seria antiético segundo as leis das Organizações Políticas e Criminosas do Brasil(OPCB).
Bem! Eu tenho várias propostas para melhorarmos as perspectivas futuras de nossa Nova Olímpia e, por consequência, de seus habitantes, apesar dos meus poucos dias vivendo aqui. Os senhores me agraciariam com a oportunidade de fazer uso da palavra na Tribuna dessa Casa de Leis para apresentarmos nossas propostas ao povo novaolimpiense ou nessa Casa de Leis só predomina o coronelismo, sendo assim, fechada e restrita a novas idéias e conceitos futuristas?
Como minhas idéias irão instigar no povo o pensar sobre si mesmos e suas importâncias pessoais e coletivas nas transformações sociais de Nova Olímpia, do Estado de Mato Grosso e do Brasil, talvez, os senhores vereadores ainda não estejam preparados para abrirem mãos das doces ilusões que suas vaidades lhes servem diariamente como néctares constantes a atenderem as necessidades de suas infantilidades morais.
Abrem suas sessões plenárias clamando pela presença de Deus e fazendo uso das palavras do Altissimo proferem lindas mensagens, porém, ao fecharem a bíblia, dão início as maiores demonstrações de hipocrisia e demagogia.
Quem dentre os senhores é imparcial e impessoal? Quem dentre os senhores não faz uso da coisa pública para tirar proveito próprio ou, que sabendo de tal irregularidade, denuncia publicamente o seu colega? Quem dentre os senhores faz jus ao título e salário de vereador?
Eu, mais uma vez, deixo registrado que estou em busca de emprego em outra localidade. Se aqui eu não posso exercer livremente a minha cidadania, nada mais tenho a fazer aqui.
Não vou viver em um município onde o povo vive acuado e com medo de alguns poucos coronéis corruptos, demagogos e hipócritas. Eu tenho outra idéia de felicidade, democracia e liberdade de expressão.
Eu só lamento que os Ministérios Públicos Estadual e Federal ficam nos seus camarotes da inércia assistindo uma sociedade inteira sendo transformada em reféns do medo e da opressão.
Mas, em terra de Coronel, manda quem não pode e desobedece quem tem juízo. Como eu não tenho juízo...

Glaudiston da Silva Cabral
RG 183728 SSPMT // CPF 406.050.511-00
Rua Wilson de Almeida, 453E
Jd Ouro Verde I
78370-000 Nova Olímpia/MT

12 comentários:

  1. Nova Olimpia tem um povo engraçado, tem uns "formadores de opiniões" que espera vir um picareta de fora querendo se alto promover para se manifestar através do tal. as mazelas desta cidade ja vem de longas datas, desde o primeiro mandato do Sr João Gregório quando hou o escandalo das caixas dáguas que era pra serem distribuidas à população e acabaram virando coxo para gado em sua fazenda. tivemos ainda em seu segundo mandato um banheiro na praça matriz que custou aos cofres públicos a mixaria de 50 mil reais, e por ai foi com seus secretário fazendo o maior carna val na administração, tais como o Sr Roberto Rinco. o Dr Max, Vivaldinno e outros.
    Veio a era do Prefeito Ze Elpidio que de certa forma foi mais ou menos no primeiro mandato, mas no segundo foi um desastre com muitas falcatruas cometida pelo seu secretariado, só ele é que não sabia sobre o Sr Idemar Tiago e Idamildo Dunga Lira. quanto ao Dr francisco foi um desastre no dois mandatos. aí eu vos pergunto quém questionou sobre tudo isso ao longo desses anos? è preciso aparcer um paraquedista que não se sabe de onde pra debater isso, acorda Nova Olimpia, onde estão os formadores de opinião?
    Juarez de Souza

    ResponderExcluir
  2. Esse tal Glaudiston é fod... mesmo!
    O cara pode até ser um contraventor, contrabandista de celulares do Paraguai e até mesmo ser o Bin Lader de Nova Olímpia, mas, uma coisa não podemos negar! O cara é ta falando a mais pura verdade. N.Olímpia ta na merda mesmo, esse governo municipal não ta fazendo nada e até o pagto dos funcionários está atrasado.
    Agora, pelo fato do graudistone estar respondendo a processos na justiça, nada impede dele criticar uma má administração, me parece até que nem o prefeito mora + aki? Quem sempre mandou e agora + do que nunca é dona zezita. Ela mesma! Aquela 1ª dama que na primeira gestão desviava remédios do posto de saúde para seu hospital particular.
    Quanto a esses borra-botas que se acovardam, não se identificam e ainda apóiam os corruptos de nova Olímpia, no mínimo é um ladrão igual a eles ou um tremendo idiota que não percebe que o que estão roubando é patrimônio público, ou seja do povo, mesmo de idiotas ignorantes como ele.
    Fábio de Freitas Silva
    fabfreitas@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ana Lucia dos Santos4 de maio de 2011 às 12:35

    Não conheço esse tal de Glaudiston, no entanto, independentemente de ele ser bom ou mal, o que não podemos negar é que ele realemnete está cobrando das autoridades e cambada de puxa-sacos aquilo que nós como moradores a mais tempo aqui, não temos a coragem de fazer.
    Parabéns, Glaudiston!

    Ana Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Fabão vc no minimo foi eleitor do Peba, e como não conseguiu uma têta pra mamar tá revoltado agora, KKKKKKKKKKK, seu discurso é tipico de quém ficou a ver navio, bém feito pra vc por apoiar quem ja provou que n sabia governar.
    Quanto a esse tal glaudiston, também é corrupto, pois leza o errario publico vendendo mercadoria contrabandeada e sem nota ficscal, e se vc apoia isso vc é igualzinho a ele um corrupto passivo, que diferença tem dos corruptos q vc acusa?
    Jair Costa Pereira

    ResponderExcluir
  5. Caro Jair C. Pereira,
    pelo jeito vc não entendeu nada. O que eu quis dizer é que independentemente se Glaudiston é o Bin Laden de N.O. ou qualquer outra pessoa, isso não o impede de fazer cobranças por melhorias da nossa cidade.
    Coisas que eu e inclusive você não estamos fazendo, estamos nos acovardando ao permitir que corruptos adm. o que é nosso. Agora se vc. Está feliz c/a adm. do peba, vcs. 2 se merecem e devem ser iguaizinhos... cor... e corruptos. Kakakakaka!!!!!
    Fabão.

    ResponderExcluir
  6. Caro fabão, eu não sei o que o povo de Nova Olimpia quer, elegeu o pebinha pela segunda vez e com uma vantagem esmagadora, o povo que aguente, quem mandou vender o voto, eu to igual ao Pilatos, lavando as mãos e rindo da caras dos trouchas como vc que ou votou no Zebedeu, ou no Pebra, trocaram seis por meia duzia KKKKKKKKKKKKKK
    se vira nos trinta Nova Olimpia
    Jair C P

    ResponderExcluir
  7. Caro colega, Jair C. P.

    Você tem razão! Também não entendo o que este povo de N.O. tem na cabeça, mas quem sabe, com uma participação maior da população no sentido de se concientizar de que que nem Zé e nem Peba prestam, nas próximas eleições passe a votar em candidato neutro. Ou seja: em pessoa que realmente não tenha nenhum vínculo com nenhum desses dois. E você pode ajudar nisso, divulgando, opinando e tentando convencer essa gente de cérebro miúdo a votar no novo. Que pode derrepente até a ser vc. Por que não?

    Fabão.

    ResponderExcluir
  8. Fimalmente chegamos num acordo fabão, mas infelizmente n tenho talento pra política, ja dizia meu avô la na Paraíba: 'um homem virar político, é muito fácil, agora, um político virar homem' É f..... um abraço
    Jair C P

    ResponderExcluir
  9. Ana Claudia.
    Sou pedagoga formada e tambem formadora de opinião.
    Para mim o Glaudiston é um guerreiro, se ele é ladrão ou ja foi, se é corrupto, qual é o problema??? isso é fichinha sobre o que esta acontecendo nessa cidade. corrupção é a administração de nova olimpia. O prefeito atual e os vereadores, presidentes da camara etc. São todos corruptos estão dando na cara de todos nós, isso sim é ser vagabundo, isso seim é ser desonestos, trapaceiros, e pior a maioria são quase leigos sobre o conhecimento e estudos de certos moradores da cidade. Gente pelo amor de Deus, vamos ser honestos conosco mesmo. o Glaudiston é o cara, até hoje ainda não tinha visto um cara escrever um artigo, fazer denuncia serias, ser chingado dentro da camara cidadã que de cidadã não tem nada e publicar em video, manchetes, artigos para o publico em geral, colocando o seu nome, telefone e endereço. Isso sim é mostrar indignação e porque não unimos ao glauditon contra essa poluição toda que esta essa cidade?? porque escondemos atras de codinomes e escritas anonimas? pra que? Gente vamos refletir.

    ResponderExcluir
  10. Ana Cláudia entendo perfeitamente o que vc. Está sentindo. No entanto, vejo que as pessoas parecem não se incomodarem de estarem sendo lesadas todos os dias: é remédio que faltam na farmácia/Unidade Mista, é recepcionistas e médicos que atendem mal, é sujeira nas ruas da cidade, buracos e tantos outros desmandos. Pelo que sei não estão fazendo nenhuma obra, nenhuma construção está sendo erguida pelo governo municipal e mesmo assim, dizem que não tem dinheiro. Até a merenda das escolas estão economizando e da Creche iam cortar, mas quando viram que as mães já estavam prontas para protestar voltaram atrás e disseram ter sido um mal entendido, deixando na saia justa as professoras, diretoras e coordenadoras da creche que tinham já comunicado oficialmente às mães das crianças o corte da merenda. Nem o pagamento dos funcionários estão pagando em dia. Então pergunto: onde está o dinheiro? Nas fazendas do prefeito? No hospital particular dele? Que aliás ninguém mais se trata ou é internado no hospital municipal, todos são encaminhados ao hospital do prefeito, assim ele ganha 2 vezes.
    Tudo isso, é uma vergonha, e o povo assiste a tudo na mais tranqüilidade, como se fosse normal, Agora que o peba botou nos cornos da zezita a prefeita mais do que nunca é ela, e quem conhece zezita sabe que a ‘cobra’ é ligeira prá desviar recursos e até remédios da farmácia pública para o seu Hospício ops! Hospital, quem não se lembra de Zé Elpídio cobrando a devolução dos remédios quando de sua posse como prefeito. Mais de 2000 mil pessoas testemunharam isso. E o que aconteceu? Nada. Votaram nela de novo e agora nossa cidade ta nessa merda toda. Mas nós cidadãos podemos tirá-la do poder, basta nos unir para puxar de vez a descarga para que essa cambada de ladrões vão boiar em outro lugar.
    Ana Cláudia concordo que precisamos nos unir, que tal começar com uma passeata dos professores e alunos e demais simpatizantes em protestos a má administração. É nosso direito e penso que os professores que são os responsáveis pela formação dos nossos jovens esta passeata reforçaria nos jovens o conceito de cidadania, de brasilidade e de lutar por melhorias, porque como estão caminhando as coisas, se não fizermos nada, e a sua classe de pedagoga e formadora de opinião tomar providências, tudo tende a piorar ainda mais. Desculpe-me o desabafo, é que os professores são os maiores responsáveis por esta má administração que aí está.
    Um forte abraço e parabéns pela sua coragem e iniciativa.

    Luiz Paulo.
    Morador do bairro O. Verde/Nova Olímpia-mt.
    tel. 8114-7865

    ResponderExcluir
  11. Meu caro sobrinho Glaudiston da Silva Cabral, ao ler a carta aberta assinada por sua pessoa e direcionada à Câmara de Vereadores de Nova Olimpia-MT, senti muito orgulho de ti, pois mostrou que você realmente é uma pessoa que, além de corajosa e mostrar a cara, é totalmente honesto e coerente em suas atitudes.
    És um homem como os demais de nossa família, que não se curvam aos poderosos, mas que não hesitam em socorrer aos mais fracos, oprimidos, excluídos e desinformados, levando sempre a sua palavra esclarecedora àqueles que tem sede de justiça social.
    Conheço quase nada da história recente desse majestoso Município, porém sei que em todo lugar existem TIRICAS e políticos corruptos. Então meu sobrinho, mostre aos maus políticos dessa comunidade que sua ARMA é e sempre será a sua PALAVRA! Jamais se curve aos ARGUMENTOS da autoridade, mas sim a AUTORIDADE do argumento.
    Em todos os lugares existem os “maus”, porém entre eles existem muito mais pessoas boas. Recentemente vimos no noticiário que a polícia botou prá correr toda a bandidagem e traficantes do Morro do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro. Foi necessária somente vontade política para isso acontecer. E o que sobrou depois? Respondo-te: sobraram as pessoas de bem daquela Comunidade. Cidadãos que acordam de madrugada para irem trabalhar e ganhar o pão de cada dia para suas famílias. Sobraram crianças que hoje vivem longe do tráfico, que vivem brincando pelas ruas do Morro que antes era dominado pela milícia comandada por poderosos traficantes. O Obama, Presidente dos EUA, visitou aquela Comunidade e pôde assistir a um espetáculo de dança apresentado por crianças daquela Comunidade, tão sadio e seguro está o Complexo do Alemão.
    Nova Olímpia não é diferente. Existem muitos políticos corruptos por ai também. Mas, por outro lado, existem muito mais pessoas decentes e honestas. Entre elas existem muitos trabalhadores urbanos labutando diuturnamente; existem vários servidores públicos que se envergonham diariamente dos chefes políticos que as comandam; e existem também uma enormidade de trabalhadores rurais que acordam de madrugada para irem labutar nas lavouras cortando cana, mas todas essas pessoas ganham com dignidade o pão de cada dia. Ajude-as a viverem com um pouco mais de dignidade e justiça social.
    Ensine a essas pessoas a perderem o medo. A terem coragem de lutar pelo que é certo e justo. Ensine a essas pessoas de bem que reivindicar direitos garantidos constitucionalmente somente lhes trará melhorias de vida. Ensine também a essas pessoas o PODER DO VOTO, pois somente ele poderá transformar o País, o Estado e o Município em que vivemos.
    Você já não está só em sua luta, pois suas palavras de denuncias estão reverberando na sociedade Nova Olimpiense. Os comentários postados anteriores ao meu, demonstram que mais pessoas de bem estão se unindo a ti e, juntos, vocês serão a maioria que irá banir para sempre os “maus políticos” que espoliam e dilapidam o patrimônio público. Lidere-as com sua força e coragem contra as forças do Mal.
    Meu caro sobrinho, você não é filho sem pai, homem sem família e muito menos pessoa sem amigos.
    Nada temas, pois enquanto estiver trilhando esse caminho de busca por justiça social, sempre poderá contar com meu apoio e ajuda para garantir o seu direito de sempre dizer a verdade e fazer as cobranças necessárias, doa a quem doer!

    Seu Tio,

    Doutor Mauro Bosco Cabral – Advogado
    OABMT 8.878-B

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Como me sinto feliz em ler os comentários acima. Saí de Nova Olímpia decepcionada por pensar que a população nunca ia perceber que precisamos sair do círculo vicioso Peba/Zebedeu.
    Os professores precisam enxergar que se o Zé humilha, o Peba finje de bonzinho só pra ganhar eleição e sempre dá uma banana pra eles depois. Está na hora de formar outros grupos, ter mais opções de voto e que surjam pessoas que realmente pensem na melhoria de Nova Olímpia, que está abandonada. Enquanto que nos demais municípios do Mato Grosso se ouve e se vê muita prosperidade e desenvolvimento, Nova Olímpia segue o caminho inverso. Até quanto deixaremos nossa cidade ser sugada por esses vampiros famintos de poder e grana!
    Vocês leram uma revista de MT que tem uma entrevista de nossa digníssima presidenta da Câmara??? Quase chorei... de nojo! Uma mulher que nunca se importou com Nova Olímpia, nunca deu as caras pra nada, nunca fez um trabalho voluntário, nunca encampou nenhuma bandeira surge agora como líder, exemplo de mulher! Só porque é esposa de um cara que tem muitos funcionários que foram obrigados a votarem nela! O que estão fazendo com você minha querida Nova Olímpia ? Eu que sonhei viver, aposentar e terminar meus dias aí...

    ResponderExcluir