segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Creche Proinfância é inaugurada em Nova Olímpia

Com capacidade de atender 370 crianças com idades entre 06 meses aos três anos, foi inaugurada na tarde de sexta-feira (16) a creche Proinfância ‘Aparecida Portilho Bento de Azevedo’ em Nova Olímpia.
Trata-se de penúltima obra a ser inaugurada pela Administração ‘Unidos Crescemos Mais’, sob a batuta do prefeito Cristovão Masson. Até o final do ano, ainda será entregue a Unidade Básica de Saúde da Família-UBS ‘Mario Gallardo’, localizada no bairro São João.

Estiveram presentes na inauguração, autoridades municipais como o prefeito Cristovão, primeira dama Selma Masson, vice Milton Lopes, vereadores atuais, liderados pelo presidente da Câmara Sérgio Schefer, vereadores eleitos, secretários municipais, representados pelo professor Marcos Antonio dos Santos Lima, titular da pasta da Educação, o ex-prefeito Francisco Soares de Medeiros e o prefeito eleito José Elpídio, reunindo em um único local passado, presente e futuro. “Estamos aqui com duas importantes figuras da história política do município, demonstrando que acima de interesses pessoais está o interesse pelo município. Dr. Francisco começou a obra da Creche, eu (Cristovão) concluí a construção e o Zé Elpídio vai continuar, administrando bem essa obra e os destinos de Nova Olímpia”, destacou o prefeito atual.

“Hoje, meus caríssimos, entregamos uma nova creche municipal. Não é apenas uma bela obra de estrutura física, mas uma obra que em seu bojo tem o mais importante: as pessoas que nela trabalham com garra, determinação e onde serão atendidas 370 crianças. Serão elas que farão com que essa obra torne-se um bem educacional”, destacou o secretário Marcos Antonio, parafraseando o padre Antonio Vieira: “para falar ao vento bastam apenas palavras; para falar ao coração são necessárias obras”. Ele agradeceu a equipe da sua secretaria, direção da creche, colegas secretários e acima de tudo ao prefeito, por proporcionar a concretização de mais um sonho. “Hoje vemos obras por todo município e a sociedade acompanha um governo que trabalha pelo povo”, concluiu.

Por sua vez, o prefeito Cristovão enalteceu o trabalho do ex-prefeito Francisco por iniciar a obra, mesmo sabendo que não conseguiria concluir em seu mandato. “Buscou o recurso, porque pensou no bem da nossa população e agora está aqui participando desse ato”. Ao futuro prefeito Zé Elpídio, ele destacou que acredita na sua capacidade e experiência administrativa. “Passará por muitas dificuldades e provações, e vai conseguir tirar de letra e conduzir bem os destinos de Nova Olímpia”, frisou.

Cristovão também agradeceu e elogiou sua equipe, enaltecendo as qualidades de todos aqueles que doaram e contribuíram para a realização de mais uma obra, destacando a contribuição do deputado federal Ságuas Moraes junto ao FNDE, bem como ao Conselho do Fundeb, representado pelo presidente professor Edivaldo Roberto que também foi parceiro na liberação de recursos para concluir a Creche. “Temos aqui vários atores sociais que nos ajudaram. Somos gratos a cada um, por contribuírem para a qualidade de vida da nossa população”, concluiu o prefeito Cristovão.


Fonte: Por Nelson Alves/Assessor de imprensa PMNO

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Proposta pretende endurecer pena para crimes graves e de corrupção

Medidas mais severas para quem cometer delitos contra a administração pública ou utilize meios agressivos contra as vítimas. Uma proposta pretende aumentar o tempo de cumprimento de pena em regime fechado para quem for condenado por corrupção ativa e passiva ou tenha cometido crimes graves, com o uso de violência.
A proposta deve ser enviada ao Congresso até o final do ano. O objetivo do governo é manter por mais tempo em regime fechado quem cometer crimes graves, como integrantes de facção criminosas.
O projeto para alterar a Lei de Execução Penais tem o apoio do presidente Michel Temer e está sendo elaborado com a supervisão do Ministério da Justiça. Segundo a assessoria da pasta, a proposta está sendo preparada junto com as secretarias de Segurança Pública de todos os Estados no novo Plano Nacional de Segurança. Com isso, essa será uma das medidas.
A crítica é que, com a regra atual de progressão da pena, pessoas que praticaram crimes mais leves acabam ficando na prisão pelo mesmo período de quem cometeu infrações mais violentas. A punição mais severa para quem pratica crime de corrupção já vem sendo discutida no Congresso. Esse é um dos itens do pacote enviado pelo Ministério Público Federal, que trata das dez medidas contra a corrupção.
Fonte: Agência CNM, com informações da Agência Estado
http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/proposta-pretende-endurecer-pena-para-crimes-graves-e-de-corrupcao


terça-feira, 11 de outubro de 2016

Prefeitura faz chamada pública licitação para venda de terrenos no Distrito Industrial

por: Nelson Alves
Com vistas a atrair novas empresas e, consequentemente, fomentar a geração de emprego e renda em Nova Olímpia, a Prefeitura de Nova Olímpia, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, abre novo processo licitatório para a comercialização de centenas de terrenos públicos no Distrito Industrial.

Conforme observado o secretário titular da pasta, Ailton Santiago, os terrenos são destinados a pequenos, micro e grande empresários, dos mais diversos ramos, encontram-se localizados no Loteamento Comercial e Industrial, às margens direita da Rodovia MT-358, próximo aos bairros Itamarati e Jardim das Oliveiras. Conforme ele os empresários interessados devem procurar a secretaria, na Prefeitura de Nova Olímpia, para participar do processo licitatório que será realizado no próximo dia 25, com início previsto às 08h00. O edital encontra-se no site - novaolimpia.mt.gov.br, onde há um link direcionando ao edital.

Segundo Ailton Santiago, os valores dos terrenos são simbólicos, uma vez que o município não pode fazer a doação direta. “O preço é acessivo, partindo de sete reais o metro quadrado, até 15 reais, que são os lotes mais privilegiados, com rodovia e pavimentação”, explica, destacando que é uma área bem privilegiada, pois trata-se de um prolongamento da cidade. “Não é um espaço isolado. Está muito bem localizado, de fácil acesso e de fácil logística”, destaca.

O loteamento foi criado em 2007, com 222 lotes e atualmente há pouco mais de 150 à disposição e de acordo com o secretário, são lotes de 20X48 metros quadrados e disponíveis de acordo com o projeto. “Foi dividido em lotes pequenos, para dar também a oportunidade para pequenos e microempresários se estabelecerem, assim como outros maiores. Se a empresa precisar de mais lotes, estaremos atendendo”, afirma.
 

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Eleições 2016: Últimos dias

Em apenas sete Estados haverá proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas no dia da eleição, a chamada Lei Seca. A regra vai valer, ao menos parcialmente no Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná e Tocantins.

O período de duração da restrição de uso e comércio de bebidas varia também de acordo com cada localidade. No Paraná, por exemplo, a lei seca só estará em vigor no período em que as urnas estiverem abertas entre 8h e 17h do próximo domingo. Já no Amazonas, a lei seca já entra em vigor na noite anterior.

Nos Estados de Alagoas, Amapá, Paraíba e Rondônia os Tribunais Eleitorais ainda aguardam por uma definição de qual será a regra. Mas tendo ou não uma regra estadual, a recomendação geral foi a de que o eleitor deve ficar atento aos juízes eleitorais da região em que vota, já que por ser uma eleição municipal, podem existir regras específicas para cada localidade.

Acompanhe apuração
O eleitor vai poder acompanhar em tempo real a apuração dos resultados das Eleições Municipais 2016 de quatro formas diferentes. A primeira delas pelo “Divulga”, sistema produzido pela Justiça Eleitoral para o acompanhamento dos resultados de votação de candidatos, partidos e coligações das eleições.

Outra forma de acompanhar a apuração dos resultados em tempo real é pelo aplicativo “Resultados”. Por meio dele, é possível acompanhar os dados de cada Município com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno. Os resultados do primeiro turno serão divulgados a partir das 17h (horário local) do dia 2 de outubro.

Outra possibilidade é via aplicativo “Boletim na Mão”, também disponível para download gratuito. A ferramenta permite que o resultado do pleito municipal de 2016 seja conferido por meio do código QR.

Já o DivWeb apresenta o mesmo conteúdo do aplicativo “Resultados”, mas permite ao usuário acompanhar a apuração do resultado das eleições pela internet, sem necessidade de instalação de qualquer software adicional em seu computador.

Informações sobre candidatos
O primeiro passo para a conscientização política de um sistema representativo como o Brasil passa, obrigatoriamente, pela escolha dos candidatos que elegemos. Para isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dispõe, em sua página na internet, do sistema DivulgaCandContas, no qual o eleitor pode localizar informações sobre os candidatos que vão participar das eleições municipais de 2016. Esse sistema traz informações sobre a declaração de bens do candidato, seu programa de governo (no caso de candidato a prefeito), a situação do registro de candidatura, arrecadação e gastos de campanha, entre outros tópicos.

Força Nacional
Foi aprovado no Plenário do TSE por unanimidade, na sessão administrativa desta terça-feira, 27 de setembro, o envio de forças federais para 55 Municípios de quatro Estados: Amazonas, Maranhão, Sergipe e Rio Grande do Norte. Os pedidos de envio de tropas federais para essas localidades foram feitos ao TSE pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos Estados.


Fonte: http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/eleicoes-2016-faltam-apenas-5-dias

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

CRISE FECHA AS PORTAS DE PREFEITURAS

"Uma bomba-relógio está prestes a implicar na carreira política de prefeitos de Municípios espalhados por todo o país, transformando-os em fichas-sujas. Sem receber repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), representantes municipais não conseguem mais arcar com programas sociais e correm risco de se tornarem inelegíveis por oito anos”. A afirmação foi publicada pelo jornal Correio Braziliense, nesta segunda-feira, 26 de setembro. 

O texto Crise fecha as portas de prefeituras traz dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e entrevista com o presidente Paulo Ziulkoski. De acordo com estimativa da entidade municipalista, passadas as eleições, deve ocorrer uma onda de demissões e cortes de cargos comissionados pelo interior do país para enxugar os gastos. Como já têm ocorrido em algumas Prefeituras, a tendência é de outras reduzam a jornada de trabalho para meio expediente.

"Eles (prefeitos) têm de optar entre pagar o salário ou recolher à Previdência. Depois da eleição, isso vai explodir. Por enquanto, ainda está tudo escondido, porque nenhum prefeito vai admitir que está mal", observou o presidente da CNM. Ele adiantou que, a partir de 5 de outubro, haverá uma corrida de prefeitos a Brasília para tentar conseguir apoio para o Município.

Realidade
Levantamento recente da CNM mostrou que pelo menos 14% dos Municípios não receberam nada de FPM em julho deste ano. O estudo aponta que um total de 1.527 unidades tiveram mais de 70% do Fundo retido no primeiro decêndio de julho, por dívidas previdenciárias. Desse grupo, 827 não receberam nenhum centavo do recurso. Já no segundo decêndio, 114 municípios sofreram com a retenção na faixa de 70% a 99,9%. Enquanto isso, 503 registraram o bloqueio total do repasse.

Ziulkoski explicou que houve problema com outros repasses. "Existem problemas também nos repasses chamados de transferências voluntárias, que são programas do governo federal, como alguns repasses do Bolsa Família, por exemplo, que estão atrasados há sete, oito meses", disse. Isso causou um efeito cascata de atrasos nas Prefeituras.


Fonte: http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/crise-fecha-as-portas-de-prefeituras-materia-do-correio-traz-entrevista-com-ziulkoski

terça-feira, 13 de setembro de 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO e LOA/2017 E PRESTAÇÃO DE CONTAS

por: Nelson Alves/Assessor de imprensa
          Na tarde de sexta-feira (09), foi realizada audiência pública para prestação de contas das metas fiscais do 3º quadrimestre de 2015 e primeiro quadrimestre de 2016 e debate para coleta de contribuições para a elaboração da proposta para as Leis de Diretrizes Orçamentária-LDO e de Orçamento Anual–LOA/2017.
          A audiência foi realizada no plenário da Câmara Municipal e teve a presença de membros da sociedade, servidores públicos, vereadores, secretários municipais e do prefeito Cristovão Masson.
Conforme observou o secretário de Indústria e Comércio, Ailton Santiago, a LDO é uma peça de planejamento que norteia a elaboração do orçamento anual, definindo metas fiscais e outras prioridades para o exercício fiscal do próximo ano.
          Segundo os dados, a previsão até o momento é de que orçamento do município chegue a R$ 48.707.520,00 em 2017. Porém, o valor ainda é uma previsão, e pode ser alterado até o envio Lei Orçamentária Anual-LOA à Câmara, que deve ocorrer nos próximos dias.
          Na Lei que estabelece as metas e prioridades da Administração Pública Municipal, foram apresentadas diretrizes para a elaboração orçamentária do município como: equilíbrio entre receitas e despesas; controle de custos e avaliação de resultados; transferências de recursos à entidades públicas e privadas; limitação de empenho; disponibilização dos estudos e estimativas de receitas; cronograma de execução mensal de desembolso e as metas bimestrais de arrecadação.

PREVISÃO POR ÓRGÃOS: Câmara Municipal (R$ 1.780.000,00); Chefia do Executivo (R$ 1.318.910,00), Secretaria Municipal de Administração (R$ 1.822.000,00), Secretaria Municipal de Finanças (R$ 2.002.350,00), Secretaria Municipal de Educação Cultura, Esporte e Lazer (R$ 13.473.630,00), Secretaria Municipal de Saúde (R$ 12.774.955,00), Secretaria Municipal de Assistência Social (R$ 1.908.250,00), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (R$ 4.407.105,00), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (R$ 1.053.570,00), SIMPREV (R$ 5.929.610,00), Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (R$ 672.215,00), Secretara Municipal de Planejamento (R$ 1.564.925,00), totalizando R$ 48.707.520,00.

terça-feira, 28 de junho de 2016

SEDER ENTREGA PATRULHA MECANIZADA A PEQUENOS AGRICULTORES

por: Nelson Alves/Assessor de imprensa
Um domingo de festa para os pequenos produtores de cinco assentamentos rurais de Nova Olímpia. A comunidade recebeu uma patrulha mecanizada com trator, grade aradora, roçadeira, pulverizador, carreta, distribuidor de calcário e semeadeira. A entrega aconteceu no salão da igreja Católica do Rio Branco, na manhã do dia 26.

O prefeito de Nova Olímpia, Cristovão Masson, acompanhado dos deputados Ezequiel Fonseca (federal) e Saturnino Masson (estadual), secretário de Agricultura (SEDER), Ailton Santiago, vereadores Genibaldo Almeida (Nico), Ronaldo Alencar e Eguinaldo Feitosa (irmão Guina), presidentes de Associações e lideranças políticas, fez a entrega oficial ao presidente da Associação Central dos Pequenos Produtores Rurais Assentados, Carlos Antonio Vieira. A patrulha foi cedida em comodato para a Associação que vai gerir os equipamentos na prestação de serviços aos cinco assentamentos da localidade.

A patrulha no valor de R$ 197 mil foi adquirida através de emenda parlamentar do Ezequiel Fonseca junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA e contrapartida financeira da Prefeitura de Nova Olímpia. Segundo o secretário Ailton Santiago, a aquisição é fundamental para comunidade. "Podemos dizer que essa comunidade está realizando um sonho. Esses equipamentos serão utilizados pelas famílias do campo em todas as etapas da produção agrícola, desde o plantio até a comercialização", disse Ailton Santiago. 

“É uma satisfação imensa estar aqui hoje para fazer a entrega dessa patrulha mecanizada. Certamente fará uma grande diferença na qualidade de vida das pessoas que aqui vivem”, citou o deputado federal Ezequiel Fonseca, autor da emenda parlamentar. Ele também elogiou honestidade do prefeito Cristovão Masson na gestão dos recursos destinados ao município. “Temos destinado recursos para pavimentação asfáltica do bairro São João, construção de uma Unidade de Saúde no bairro Itamarati e para a patrulha mecanizada e o prefeito Cristovão tem aplicado cada centavo de maneira muito coerente”, disse o deputado.

Por sua vez, o deputado Saturnino Masson, elogiou a atitude do prefeito em ceder os equipamentos aos produtores. O deputado que é filho de agricultor enfatizou a diferença em se trabalhar segurando um cabo da enxada e mudar para um trator agrícola, uma vez que, com o equipamento, dá para fazer desde a aragem da terra até o plantio. “Essa patrulha vai servir para os agricultores familiares melhorarem e aumentarem a sua produção, e vai fazer toda a diferença, já que irá gerar renda na comunidade”, ressaltou o deputado, destacando que esse é um grande avanço para os pequenos produtores rurais.
Já o prefeito Cristovão Masson demonstrou sua alegria em realizar mais uma ação de governo em favor da comunidade rural: “é com muita satisfação que fazemos a entrega desses equipamentos. Esse trabalho só foi possível pelo compromisso do deputado Ezequiel Fonseca, que destinou os recursos para aquisição da patrulha mecanizada que vai tornar o plantio mais eficiente e reduzir o árduo e cansativo trabalho braçal”, disse o prefeito.

Em nome dos agricultores, o presidente da Associação Central agradeceu a doação. “Esse maquinário vem em boa hora e vai servir para alavancar a economia local, facilitando os trabalhos dos produtores de um modo geral. É uma grande conquista para nossa comunidade e em nome de todos os pequenos produtores, queremos agradecer ao deputado Ezequiel e ao prefeito Cristovão por investir a apoiar o pequeno homem do campo”, agradeceu o presidente da Associação, Carlos Antonio Vieira.


Ele também disse que a Associação vai gerir da melhor forma possível os equipamentos de forma que toda a comunidade seja atendida pela patrulha mecanizada. Segundo ele, mais de 500 famílias moradoras nos assentamentos Riozinho, Rio Branco, Jatobá, Paloma, Nova Conquista, Usiel Pereira e comunidades rurais serão beneficiadas.

fonte: http://www.novaolimpia.mt.gov.br/Noticias/2140/

quinta-feira, 28 de abril de 2016

OFICINA PARA O MICROEMPREENDEDOR


por: Nelson Alves
No período de 02 a 07 de maio, o SEBRAE realiza a 8ª Semana Nacional do Microempreendedor Individual - MEI, e no dia 05 de maio, uma equipe da agência de Tangará da Serra realizará uma oficina para microempreendedores novaolimpienses. A oficina está marcada para acontecer no plenário da Câmara de Vereadores no período das 19h às 23h.

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e a Associação Comercial e Industrial (ACINO) são parceiras no evento que terá como tema “Sei Controlar Meu Dinheiro” e estão recebendo as inscrições (gratuita) dos interessados. “É a oportunidade para microempreendedores tirarem dúvidas, terem informações sobre empreendedorismo, tributação e legislação possibilitando o aprimoramento da gestão, aumento da qualidade, produtividade e competitividade da empresa”, disse o secretário Ailton Santiago, frisando que a Oficina visa estimular as formalizações de profissionais autônomos nessa categoria jurídica e também dar condições para que Microempreendedores Individuais já cadastrados desenvolvam o negócio e expandam a atuação. Ailton cita que existem em Nova Olímpia 452 MEI’s formalizados e espera que grande parte desses microempreendedores participe do evento.


MICROEMPREENDEDOR O MEI é a pessoa que trabalha por conta própria e que tem um empreendimento formalizado, com faturamento anual de até 60 mil reais. O custo para a formalização é zero. Trabalhadores inscritos nessa categoria contribuem com pagamento mensal de valor correspondente a 5% do salário mínimo (R$ 39,40, de acordo com o valor de 2015) para o INSS, de R$ 1,00 de ICMS (se for comércio) e de R$ 5,00 de ISS (se for prestador de serviço). São mais de 480 atividades que podem se inscrever como Microempreendedor Individual, entre elas: açougueiro, agente de viagens, alfaiate, animador de festas, artesão, barbeiro, barraqueiro, borracheiro, cantor, carpinteiro, chaveiro, costureiro, fotógrafo, jardineiro, lavador de carro, manicure, pedicure, mecânico, pedreiro, relojoeiro, sapateiro, taxista, vendedor ambulante, comerciante, fabricante de produtos diversos.

fonte: www.diariodaserra.com.br

sábado, 19 de março de 2016

SOCIEDADE x MANIPULADOS

Deu-se ontem (18/03) a manifestação em pró-Dilma e Lula, onde segundo o Instituto de Pesquisa Datafolha estimou que 95 mil pessoas estivessem na mesma Avenida Paulista em São Paulo, que no dia 13/03 (domingo) foi ocupada por uma manifestação contra a corrupção, Dilma/Lula e a favor do Brasil, segundo o mesmo Instituto, no domingo compareceram 500 mil pessoas que em coro gritavam palavras de ordem pelo fim da corrupção, pela saída da presidente Dilma e pela não nomeação do ex-presidente à casa civil.
Se fizermos um comparativo entre as duas manifestações, podemos destacar pelo menos dois pontos distintos entre elas:
1º - A manifestação do dia 13 foi uma manifestação onde as pessoas foram convocadas entre si pelas redes sociais a participar espontaneamente, e isso ficou claro quando  famílias inteiras inclusive com bebes caminhavam pela a avenida empunhando cartazes e faixas, protestando pacificamente, sem bandeiras partidárias, numa clara demonstração da indignação de tudo que vem ocorrendo nesse governo, a sociedade e o país não suporta mais tanta corrupção.
2º - Já a manifestação de ontem, via-se o oposto, via-se militantes do Partido do PT e de aliados, do MST e CUT, o que demonstra ser uma manifestação organizada por partidos políticos e sindicatos ligados à base de sustentação do governo.  Inclusive com depoimento de vários militantes dizendo que para participar estavam recebendo certa quantia em dinheiro, o PT e aliados disponibilizaram meios de transportes e vales alimentação, sem contar que montaram palanques para os políticos da base do governo discursar e artistas contratados para fazer shows, um verdadeiro comício.
O Manifesto de ontem, foi uma tentativa (frustrada) de o governo mostrar à sociedade que o povo está do seu lado, cujo tiro saiu pela culatra, segundo Datafolha, a manifestação do dia 13 em desfavor ao governo foi infinitamente superior, registrou 405 mil pessoas a mais. O que se viu foi aquilo que as pesquisas de opinião pública, vêm demonstrando, que 10% dos brasileiros apoiam o governo, e o perfil desses apoiadores ficam claros quando por traz esta os partidos governistas e suas agremiações, cuja história denota forte apelo de manipulação da massa.
Ailton Santiago

www.terceiravianews.blogspot.com

sábado, 5 de março de 2016

ALETHEIA – “VERDADE DESVELADA”

“Nunca antes na história desse país”, tivemos um ex-presidente sendo conduzido coercitivamente à Polícia Federal para depor contra escândalos de corrupção. A operação Lava-Jato deflagrada ontem 04/03, pela Polícia Federal, deixa com raras exceções de alguns ‘PTmanias’, nosso país um pouco mais leve da corrupção, e dos escândalos políticos. A partir desta data, creio que começa de vez o sepultamento de mais de uma década em que o povo foi governando à base da falácia que fora repetidas milhares de vezes e, como diz o ditado popular: “uma mentira repetida inúmeras vezes, acaba parecendo verdade”.
Com essa operação denominada de Aletheia que no Grego antigo quer dizer: “a verdade objetiva – verdade desvelada” espera-se sepultar também aquele que se intitulou de ‘mito’ salvador da pátria, aquele que se endeusava e se julgava acima de todos e da lei, para nosso alívio muitos dos que hoje ainda insiste em segurar a alça do caixão nessa marcha fúnebre, também estão na mira da Polícia Federal.
O Brasil está sendo passado a limpo, ainda há muita sujeira a ser desvendada, cabe a nós simples e humildes cidadãos, não apenas assistir, mas participar dessa faxina, pois o trabalho é árduo e não pode ficar apenas nos ombros da polícia federal e do corajoso e destemido juiz Sérgio Moro.
Vamos à luta, vamos mostrar nossa indignação apoiando e participando ativamente das manifestações em favor de um Brasil melhor, O juiz Moro, precisa desse apoio, caso contrário, todo trabalho executado pela PF pode vir por terra se as instâncias superior do judiciário, Supremo Tribunal Federal, do Congresso e do Senado Federal não sentir pressionados pelo povo. Nossa constituição reza: “todo poder emana do povo”. Vamos à luta, nem tudo está perdido, ainda podemos reconstruir esse país.
Faz-se urgente e necessário o despertar do povo brasileiro dessa sonolência, não podemos ser coniventes, entorpecidos a tudo que está acontecendo, é inconcebível ficarmos de braços cruzados enquanto essa quadrilha que está no poder surrupia os cofres públicos.
Parabéns juiz Sérgio Moro!
Prisão aos usurpadores do nosso Brasil.

Ailton Santiago

www.terceiravianews.blogspot.com / santiago.ailton@gmail.com

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Campanha Municipalista

Prezado(a) Cidadão(ã),

Seja você Municipalista ou não, já deve ter ouvido ou lido algo sobre a crise que atinge a grande maioria dos Municípios há alguns anos.

Portanto, não é de agora. Mas, nos últimos anos, alcançou níveis que deixaram os gestores sem qualquer condição de investir nas obras e melhorias que você, cidadão, pede. Os poucos recursos arrecadados pelo Município são empregados em áreas que a União e os Estados deixaram de atender como manda a Constituição. Entre elas, citamos a saúde, a educação e a segurança.

Para piorar este quadro, os repasses destinados aos programas oferecidos pelo próprio Governo Federal têm atrasado constantemente.

O convite é para que a Comunidade se junte aos gestores municipais nesta luta que tem que ser comum a todos: a de reivindicar que uma parte maior do bolo arrecadado pelos Municípios e enviado para o cofre da União seja dividido de forma mais democrática com a sua cidade.

Contamos com o seu apoio.

Paulo Ziulkoski
Presidente da CNM

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CAMPANHA DA FRATERNIDADE EM NOVA OLÍMPIA

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) laçou ontem (10) a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. O tema deste ano é Casa Comum, Nossa Responsabilidade e o lema "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca", com foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida.
Dados divulgados pelo Conic mostram que, mesmo figurando entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. “O Estado brasileiro tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água e do esgoto e à coleta de lixo”, informou a CNBB.

Em Nova Olímpia-MT, a abertura oficial da CF-2016 ocorreu ontem (10), Quarta-feira de Cinzas, às 18h30, na sede da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, deu-se também a Abertura da Porta Santa da Misericórdia, a onde os fiéis em estado de graça receberão indulgências, aconteceu também a Santa Missa de Cinzas,  oportunidade em que contou com a participação de centenas de féis e a cerimônia foi presidida pelo Pároco Padre Marcílio Norberto. 

Campanha ecumênica
A primeira campanha da fraternidade ecumênica foi realizada em 2000, com o tema Dignidade Humana e Paz e lema "Novo milênio sem exclusões". A segunda, em 2005, teve como tema Solidariedade e Paz e lema "Felizes os que promovem a paz". A campanha de 2010 tratou de Economia e Vida, a partir do lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro".

Ailton Santiago.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

SEDER E DAE SOB NOVO COMANDO

O ex-secretário municipal de Desenvolvimento Rural-SEDER e Planejamento, Edson Noel (Edinho) se despediu na última quinta-feira (28), dos servidores da SEDER e do DAE. Participaram da reunião, o secretário de Indústria e Comércio, Ailton Santiago e o chefe de departamento de meio Ambiente e Defesa Civil, Valdeci ‘Braddock’ dos Anjos Gonçalves.

Na oportunidade, Edinho agradeceu o esforço e o empenho da equipe na condução dos trabalhos confiados a cada um dos funcionários ao longo dos últimos anos. “Muito me orgulha ter participado, ser parceiro de cada um de vocês nas ações que desenvolvemos”, disse o ex-secretário.

Edinho explicou que após esses mais de 12 anos voltados à vida pública vai se dedicar ao trabalho de consultoria e assessoria na área agropecuária. Ele também comentou que está chegando o pleito municipal e há a intenção de colocar seu nome à apreciação para concorrer às eleições.


Na oportunidade, foi apresentado o secretário de Indústria e Comércio, Ailton Santiago que já assumiu interinamente a secretaria de Planejamento e possivelmente ficará responsável pela SEDER que terá um chefe de Departamento de Agricultura. Já no DAE, Ailton atuará contando com apoio da chefe do DAE, Lucimar Pereira de Carvalho e ainda com a parceria do chefe do departamento de Meio Ambiente, Valdeci Braddock. “Estamos aqui para sermos parceiros. Ninguém faz nada sozinho, e neste momento de dificuldade em que passa o município, é necessário que damos as mãos e estejamos ainda mais unidos para fazer a diferença nos nossos setores de trabalho”, disse o secretário Ailton Santiago.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Prefeito anuncia novos ajustes para equilibrar as contas

Nélson Alves - Assessoria de Imprensa

Em uma carta aberta à população novaolimpiense e entrevista à imprensa local, o prefeito de Nova Olímpia Cristóvão Masson anunciou medidas visando a redução gastos na administração municipal. Os ajustes começam a vigorar no dia primeiro de fevereiro. “Temos que tomar atitudes, atitudes dolorosas, mas boas para o nosso município. Muito não vão aceitar de imediato, mas depois, vão entender que estamos fazendo a coisa certa. Haverá muitas críticas, mas com fé em Deus, essas críticas serão transformadas em elogios, porque estamos fazendo o que deve ser feito, pois estamos no nosso último ano de administração e devemos chegar ao seu final com as contas zeradas”, justificou o prefeito na Carta, destacando que está estampado em todos os noticiários, nos rádios, jornais e TV, que o país passa por seu momento mais crítico e isso tem gerado grandes reflexos na vida de todas as pessoas, nos órgãos públicos e principalmente os pequenos municípios que necessitam de repasses para fazer frente aos serviços prestados à comunidade.

“Não temos como fazer milagres com os escassos recursos que chegam a Nova Olímpia, por isso temos que tomar medidas sérias e dolorosas que jamais queríamos tomar. Todos me conhecem, sabem da minha história e da história da minha família nesta cidade e devem compreender que o que vamos fazer é por força da obrigação para que Nova Olímpia seja governável e não entre em colapso financeiro”, justificou o prefeito Masson destacando que para fechar as contas em dezembro de 2016, precisa economizar R$ 135 mil por mês, ou seja 1.620.000,00 no ano.

Segundo o prefeito, as medidas são: vacância no cargo de Chefe de Gabinete; Transformar a Secretaria de Desenvolvimento Rural em Departamento de Desenvolvimento Rural, deixando vago o cargo de Secretário, Fusão das Secretarias de Planejamento com a de Indústria e Comércio, que ficará responsável por outros setores; Alterar o horário de expediente da Prefeitura no horário das 07h00m às 13h00m; Cessar o transporte de alunos à faculdade por meio dos ônibus da prefeitura e terceirizados; reduzir um turno de atendimento na Unidade Mista de Saúde, ou seja, das 23h00 às 07h00 da manhã. Nesse período, o atendimento será prestado pelo SAMU-192 (24horas), que através da regulação vai designar a Unidade até o local e o transporte será feito ao Hospital Conveniado.

Foi decretado que as férias de servidores somente serão liberadas com anuência do prefeito.  Corte da concessão de horas extras, que somente serão concedidas em urgência/emergência desde que liberadas pelo Prefeito. E a concessão de licença prêmio, somente em caso de extrema necessidade e excepcionalidade, desde que não haja oneração aos cofres públicos.Também foi acordado com os secretários para diminuir drasticamente as aquisições nas secretarias e se assim necessitar, somente as prioritárias.“Temos que economizar R$ 135 mil por mês e é por isso que estamos fechando a torneira, apertando o cinto e cortando na carne”, comentou o prefeito.

De acordo com ele, com todos os cortes anunciados, estima-se gerar uma economia de R$ 1 milhão neste ano. “Porém, ainda teremos que encontrar outros meios de economizar 600 mil. E para isso, estamos levantando outras situações. E desde que não haja grandes prejuízos á população, vamos ter que tomar”, anunciou.

Ao finalizar, o prefeito disse: “Quero ainda frisar que são medidas que não gostaríamos de tomar. Dói no coração ter que chegar no final de gestão fazendo cortes, cessando serviços. Mas se assim estamos fazendo, é porque somos obrigados por força de lei, porque sou o gestor e sou eu que serei responsabilizado administrativo, civil e penalmente pela gestão do município. Peço a Deus que nos dê força e sabedoria para passarmos por essa fase.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

ACINO – 23 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA

No ultimo dia 09, a Associação Comercial e Empresarial de Nova Olímpia, realizou mais um sorteio da campanha: “Sonho de Natal”, a exemplo das campanhas realizadas nos anos anteriores e apesar da forte crise que assola o país e por consequência o comercio local, a ACINO manteve a premiação de um carro O km e mais sete prêmios menores.

Segundo a Associação Comercial, foram distribuídos pelos comerciantes participantes da campanha, mais de 50 mil cupons, o que proporcionou aos consumidores novaolimpienses e da região a chance de ser contemplados com a premiação, que este ano teve a felizarda senhora Edna Cláudia Pinheiro que ganhou o Fiat palio zerinho.

O trabalho da associação comercial de Nova Olímpia, tem sido de suma importância para o desenvolvimento empresarial local, apoiando e incentivando o comercio. Podemos destacar dentre tantos outros pontos importantes, esses que considero de suma importância:

A FUNDAÇÃO – há 23 anos (1993) nascia a Associação Comercial e Industrial de Nova Olímpia, do desejo de lideranças empresarias que via na sua fundação a importância de ter uma entidade que pudesse representa-los e defender os interesses do comércio e da indústria local, oportunidade em que tive o prazer e a honra de ser o primeiro presidente fundador.

 O PRESIDENTE – O atual presidente o empresário Gonçalo da Trindade, que com grande habilidade administrativa vem desempenhando um belíssimo trabalho a frente da ACINO, inovando e abrindo novas frentes de prestações de serviços aos associados.

O ASSOCIADO – É preciso e necessário que todo comerciante, ou industrial, independentemente do seu porte ou segmento, faça parte do quadro associativo da ACINO, afinal é a única entidade que o representa de fato, se quisermos ter um comércio ou uma indústria mais forte, é preciso que haja união para que se tenha mais força e poder para cobrar as melhorias e parcerias dos governantes.

O CONSUMIDOR – Aqui nos cabe uma reflexão.  Que tipo de cidade queremos? Como melhorar o comércio local? Como gerar mais empregos? A resposta não está apenas nas mãos dos comerciantes de nosso município ou dos governantes, mas está em nossas mãos. Somos todos responsáveis pelo desenvolvimento da cidade, ou você é do tipo que quando tem dinheiro compra em cidades vizinhas e desfaz de tudo que sua cidade tem? Pense nisso! Vamos juntos mudar esse cenário, vamos valorizar o comércio local, porque agindo assim tudo tende a melhorar, são mais impostos gerados que podem ser melhores investidos na infraestrutura do município, melhorando as vendas, mais empregos são gerados, fazendo suas compras no comércio local, estimula o comerciante a cada vez mais trazer novidades, e comércio forte estimula que novos empresários se estabeleçam na cidade. Não fale mal da cidade que você e sua família vive, defenda-a, afinal é aqui que você tem o seu labor e garante o sustento de sua família.

Como disse John F. Kennedy, “Não pergunte o que seu país (cidade) pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país (cidade)".

Ailton Santiago 

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Carnaval Popular não será realizado em Nova Olímpia

Não vai dar samba no Centro de Eventos Municipal de nova Olímpia. A crise econômica no país e que está atingindo principalmente os pequenos municí- pios, provocou o cancelamento do tradicional Carnavolímpia, um dos mais animados e tradicionais da região. A exemplo de grande número de cidades de Mato Grosso, como Tangará, Nortelândia, Campo Novo, Alta Floresta, Sinop, Lucas, Nova Mutum entre outras, o prefeito Cristovão Masson avaliou o atual cenário financeiro – que aponta ‘arrocho’ este ano – e não autorizou gasto com a festa popular. Conforme pontuou o prefeito, Nova Olímpia passa por dificuldades financeiras e na sua opinião não é o momento de gastar recursos pú- blicos com festa, quando se tem outras prioridades como pagamento de salários dos servidores, gastos com Saúde Pública, Assistência Social, Educação, obras e serviços e fornecedores, entre outros. “A nossa comunidade vai entender que na atual conjuntura, não podemos gastar um dinheiro que vai fazer falta em outra área”, disse o prefeito, destacando que um evento no nível do que é realizado em Nova Olímpia, o gasto fica entre R$ 50 a R$ 100 mil, recursos que sai na grande maioria dos cofres públicos, haja vista que o comércio também está em crise.

O prefeito ainda disse que a orientação dos órgãos estaduais e principalmente da AMM é de ‘pisar no freio’, haja vista que o momento que o Brasil atravessa merece atenção redobrada, uma vez que a perspectiva de queda na arrecadação dos municípios é de redução gradativa. Segundo dados da AMM, boa parte dos municípios mato-grossenses enfrenta dificuldades em cumprir os compromissos financeiros, especialmente a folha de pagamento dos servidores. De acordo com a Associação, 30% das prefeituras não conseguiriam pagar este ano o 13º salário. Alguns prefeitos chegaram a anunciar que irão renunciar em janeiro devido as dificuldades em administrar as cidades.

CENTRO DE EVENTOS – Outra questão que contribui para o cancelamento do Carnavolímpia é a estrutura do Centro de Eventos ‘Luiz Cavalcante Lins’ que segundo laudo do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil precisa de passar por melhorias no que tange a segurança da população. “De acordo com a normativa da Defesa Civil todo local onde aglomera grande número pessoas, precisa apresentar Alvará de Pânico e Risco e para-raios. Temos o Alvará, porém e a prefeitura não possui condições financeiras de implantar o para-raios e sem este, os órgãos de fiscalização não liberam o local”, informou o chefe do departamento de Defesa Civil, Valdeci dos Anjos, o Braddock.

Por: Nelson Alves/Assessoria de imprensa

Fonte: http://www.diariodaserra.com.br/pdfs/65282.pdf