segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Prefeitura instala rede elétrica no Jardim Industrial em Nova Olímpia

Por: Nelson Alves
Assessoria
Visando garantir a instalação de novas empresas no município de Nova Olímpia, a Prefeitura Municipal, através da secretaria de Indústria e Comércio implantou nesta semana parte da rede de energia elétrica no Jardim Industrial, beneficiando duas empresas já instaladas bem como outras seis que estão no aguardo da rede para iniciarem suas construções. Nessa etapa, na localidade defronte da Rodovia, foi implantada rede de eletrificação trifásica, de alta e baixa tensão, transformadores e seis postes de concreto.

A prefeitura, conforme informou o secretário Ailton Santiago, custeou o serviço com recursos próprios, oriundos da venda dos lotes aos empresários que desejam instalar suas empresas naquela localidade. Quatro empresas já estão funcionando e mais 20 aguardando as redes de energia e água serem instaladas para iniciarem suas atividades no Jardim Industrial.

Ailton Santiago disse que a vontade do prefeito Cristovão Masson e da sua secretaria é dotar todo o Jardim Industrial com energia elétrica, porém, a prefeitura não dispõe de recursos financeiros para custear toda a obra que está orçada em R$ 499 mil. “Já que não conseguimos fazer toda a rede, vamos implantando aos poucos”, disse o secretário.

Durante a instalação da rede, o prefeito Cristovão Masson e o secretário Ailton, juntamente com os empresários Paulo Pedro de Jesus (MP Auto Elétrica) e Flávio Souza (Souza Auto Elétrica) acompanharam o serviço. O prefeito disse que a proposta da administração municipal é incentivar a vinda de novos empreendimentos e a geração de mais empregos para a comunidade.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Nova Olímpia poderá contar com Centro de Atendimento Empresarial

O prefeito de Nova Olímpia, Cristovão Masson recebeu na manhã desta terça-feira, 24, em seu gabinete, a visita do superintendente de Programas Especiais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sebatião Francisco de Moraes que veio apresentar o projeto do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) para ser implantado no município. Também participaram da reunião, o secretário de Indústria e Comércio, Ailton Santiago e o presidente da Associação Comercial, Gonçalo da Trindade.

Sebastião Moraes destacou que o CAE tem o intuito de fomentar o desenvolvimento empresarial, garantindo maior apoio aos microempresários. Segundo ele, no CAE pode ser feita a formalização e ainda toda a orientação sobre a organização da empresa, facilitar o acesso às linhas de créditos disponíveis para os Micro Empreendedores Individuais sem nenhum custo. “O objetivo é o fortalecimento do comércio, incentivar a saída de empresários da informalidade, orientar com informações às linhas de crédito, além disso, estimular à criação de novos empreendimentos e geração de emprego e renda, entre outras ações em benefício aos empresários”, disse.

Entretanto, para que o CAE torne-se realidade, faz-se necessária a parceria, onde o Estado entra com todo o material de escritório, como móveis, equipamentos de informática e suporte técnico e a prefeitura entra com espaço físico, servidor público e arca com os custos de manutenção. O prefeito Cristovão Masson, mostrou-se interessado e destacou que a Prefeitura fará um estudo para viabilizar a efetivação da parceria.

Por sua vez, o presidente da ACINO, Gonçalo da Trindade, enfatizou que a instalação do posto do CAE será um importante instrumento de assessoria a empreendedores individuais, e a micro e pequenos empresários locais, pois vai estabelecer o fortalecimento do comércio e o estímulo a criação de novos empreendimentos, vai incentivar a saída de empresários da informalidade, bem como poderá reorganizar a classe empresarial, com programas de qualificação e acesso aos incentivos do Estado.

O CAE também conta com a parceria da Junta Comercial, MT Fomento, Metamat, Ipem-MT e Sebrae.
Nélson Alves - Assessoria
fonte: http://www.diariodaserra.com.br/mnoticia.asp?codigo=163585#.Vlb9qtKrTIU

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Município vai protestar contribuintes inscritos em Dívida Ativa

A Prefeitura de Nova Olímpia vai praticar uma nova modalidade de cobrança de impostos e taxas municipais: o protesto em Cartório. A medida começa em janeiro de 2016, haja vista que o governo municipal vai notificar todos os devedores oferecendo prazo de regularização dos débitos até 13 de dezembro de 2015.

A informação foi prestada pelo secretário de Indústria Comercio e Serviços, Ailton Santiago, argumentando que a intenção da medida é diminuir o alto número de inadimplentes, principalmente do IPTU que neste ano está em 79%. “Somente recebemos 21% do imposto lançado”, disse o secretário, destacando que o IPTU, se pago em sua totalidade geraria aos cofres públicos uma receita de mais de R$ 900 mil.

O secretário informou que na notificação que está sendo entregue nas residências, o contribuinte em débito ainda pode contar com o desconto de 90% nos juros e multa da Dívida Ativa. O secretário informa que a prefeitura vem recebendo constantes notificações do Tribunal de Contas para enquadrar os devedores nos sistemas de cobranças, porém até então, fez-se um trabalho de notificação e orientação dos contribuintes em atraso e incentivo com descontos nos juros e multas. “Mas não tem surtido efeito tão rápido como o Tribunal exige, com o protesto em Cartório, o contribuinte (seja pessoa física ou jurídica) é incluído imediatamente no Serasa e fica com restrição de crédito em todas as instituições financeiras, bancos e comércio em geral. “Com essa restrição, o contribuinte se interessa em quitar mais rapidamente a dívida e o retorno para o município é mais satisfatório”, espera o secretário.


Por: Nelson Alves.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Em Busca de Recursos Para o Distrito Industrial

O prefeito Cristovão Masson esteve reunido na última quarta-feira, dia 21, com o diretor-presidente do Grupo Energisa, Wilson Couto no sentido de buscar uma solução para a instalação da energia elétrica no jardim Comercial de Nova Olímpia.

A reunião foi agendada pelo deputado Saturnino Masson, que em razão de atividades parlamentares não pode se fazer presente, mas foi representado pelo assessor Wilson Ferro (Xororó). O secretário de Indústria e Comércio Ailton Santiago também participou da reunião.

Na reunião foram expostas as dificuldades dos empresários em se instalarem no Jardim Comercial em razão da falta da rede de energia elétrica. “Temos mais de 20 empresas com os projetos prontos para se instalarem”, informou o prefeito. Por sua vez, Wilson Couto pediu para o prefeito Cristovão agendar uma reunião com os empresários e a Energisa enviará seus engenheiros para verificar a situação do Jardim Comercial e estudar meios para resolver o problema.

por: Nelson Alves.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

IEPTB treina servidores de Nova Olímpia-MT

Três representantes da Prefeitura de Nova Olímpia (a 205 Km de Cuiabá) participaram, no Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT), de um treinamento para a utilização da ferramenta que permitirá levar as dívidas de tributos para serem cobradas pelos  cartórios de protesto de forma rápida e eficaz. A expectativa é aumentar a recuperação do crédito de Imposto Predial e Territorial Urbano, já que atualmente a inadimplência é de aproximadamente 79%.
O secretário Municipal de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, Ailton Santiago, recebeu a recomendação do Instituto de Protesto por parte do prefeito de Arenápolis, José Mauro Figueiredo, que conseguiu um resultado excepcional em relação ao IPTU. “O prefeito nos contou que tinha 80% de inadimplência e só 20% de quitação e, hoje, esse percentual se inverteu. Percebemos que há muito mais vantagem no protesto, é mais barato e estamos empenhados para implantar o sistema. Agora, com o protesto no cartório, esperamos conseguir melhorar as contas do município num momento importante onde a crise já está afetando as prefeituras”, afirmou Ailton Santiago.
Um dos funcionários que atua diretamente na cobrança do IPTU, Ingresso Bispo Campos, destacou que em Nova Olímpia foram feitos quatro mutirões fiscais com descontos de até 90% nas multas “e mesmo assim não obtivemos resultados. Se tivéssemos o serviço antes, evitaríamos muitos problemas”.
A agente de serviços administrativos da Prefeitura de Nova Olímpia, Suzane Passarelo Araújo, que realizará os procedimentos, ressaltou que ficou muito interessada quando ouviu o relato do prefeito de Arenápolis e considera o protesto “uma novidade que deveria ser levada a outras prefeituras do Estado”.
Como funciona
O protesto de Certidão de Dívida Ativa (CDAs), títulos utilizados pelo Poder Público para cobrar aqueles que não pagam impostos pelas prefeituras municipais só é possível porque há um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT) e a Associação dos Notários e Registrados do Estado (Anoreg-MT) para a padronização dos procedimentos. A prática é também autorizada junto aos cartórios pela Corregedoria-Geral da Justiça por meio do Provimento 19/2007. 
A presidente do IEPTB-MT e diretora de protesto da Anoreg-MT, Velenice Dias de Almeida e Lima, pontuou que basta a Prefeitura procurar o Instituto para aderir à opção pela remessa eletrônica dos títulos ao protesto, realizar o treinamento e obter detalhes acerca da ferramenta. No caso em que o município faz a opção por encaminhar as CDA’s pela Central de Remessa de Arquivos – CRA/MT, nenhum custo terá com o protesto. Todas as despesas, inclusive as de intimação do devedor e os emolumentos, ficam por conta do devedor.
“O procedimento é simples. A prefeitura apresenta o título para a Central de Remessa de Arquivos – CRA do IEPTB-MT - de forma eletrônica via sistema WEB, para que seja lavrado o protesto extrajudicial. Depois o devedor é intimado a quitar a dívida no cartório do município em três dias úteis. O inadimplente, ao receber a carta de intimação, tem duas opções: pode quitar a dívida no próprio cartório onde está registrado o protesto ou pagar o boleto no banco. Quitada a dívida, o tabelionato repassa o dinheiro para o município”, explicou.
Se a dívida não for quitada no prazo acima, o devedor não poderá mais pagá-la no cartório. O título é protestado e o nome do devedor registrado no cartório de protesto e nos órgãos de restrição ao crédito. Se o devedor for uma empresa, por exemplo, ficará com restrição para contratar com o poder público, com instituições financeiras, entre outras.
Nesse caso, o devedor deve procurar o município e quitar a sua dívida. Após essa quitação, o município autoriza o cartório a cancelar o protesto e a retirar o nome do devedor de seus registros. Essa quitação também é utilizada para retirar as restrições do nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito.
Fonte:Assessoria IEPTB-MT

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

LEI ORÇAMENTÁRIA PARA O EXERCÍCIO/2016 SERÁ DISCUTIDA.

A Prefeitura de Nova Olímpia vai apresentar, em audiência pública a ser realizada em parceria com a Câmara de Vereadores na manhã de sexta-feira (09) na Câmara Municipal, a proposta de Lei Orçamentária Anual-LOA para o exercício financeiro de 2016. A audiência está programada para iniciar às 08h00.

Na audiência serão apresentadas as estimativas da receita líquida prevista para a Administração direta no próximo ano que são de R$ 48.671.265,00.

Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Ailton Santiago, a LOA consolida a proposta orçamentária de todos os órgãos, prevendo a receita e fixando a despesa para o exercício financeiro do próximo ano, em conformidade com as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Na LOA são detalhadas todas as fontes de recursos e como os mesmos serão investidos.
“Trata-se de uma oportunidade que os cidadãos de Nova Olímpia têm para debater a destinação do orçamento do ano que vem. A audiência pública serve para nossa população tomar conhecimento de que forma os recursos do nosso município serão investidos. É um momento de transparência e de acesso a uma política participativa”, explicou o secretário.

PREVISÃO POR ÓRGÃOS: Câmara Municipal – R$ 1.717.000,00; Chefia de Executivo - R$ 1.199.530,00; Secretaria Municipal de Administração - R$ 1.596.637,00; Secretaria Municipal de Finanças - R$ 1.928.926,80; Secretaria Municipal  de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Desporto - R$  12.182.190,00; Secretaria Municipal de Saúde - R$ 11.664.260,00; Secretaria Municipal de Assistência Social - R$ 1.896.430,00; Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos - R$ 4.456.000,00; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural R$ 1.123.700,00; Simprev -  R$ 5.885.000,00; Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços - R$ 835.160,00; e Secretaria Municipal de Planejamento - R$ 1.476.558,20.

por: NELSON ALVES/assessor de imprensa/PMNO




quarta-feira, 5 de agosto de 2015

ACINO realiza Liquida Nova Olímpia

A Associação Comercial e Industrial de Nova Olímpia-ACINO realiza dos dias 05 a 12 de agosto mais edição da campanha Liquida Nova Olímpia. A Campanha visa incentivar e fortalecer as vendas exatamente na semana comemorativa ao Dia dos Pais.

Segundo informações obtidas na ACINO, 16 empresas dos mais variados ramos confirmaram a participação na Campanha. Diferentemente dos anos anteriores em que estandes eram montados em um único local, o Liquida Nova Olímpia vai acontecer nos recintos das próprias lojas que estarão identificadas com a campanha e ainda estarão indicando os produtos em promoção com descontos que variam entre 10 a 50%, ou até mais nas compras à vista.

Ainda conforme informações da ACINO, no dia 04, os Associados vão fazer uma carreata com fogos passando defronte a cada loja participante da Campanha. E ainda, haverá atendimento diferenciado até as 19h00m, somente nos que aderiram ao Liquida.

A expectativa da Associação é que o consumidor novaolimpiense seja atraído pelas promoções e vão às compras no período da Campanha.

por: Nelson Alves

sábado, 18 de julho de 2015

DEP. BOLSONARO (RJ) PODE DERRUBAR PRESIDENTE

Você acha que a crise está chegando ao seu final? Se prepare porque pelo menos politicamente falando, ela está apenas começando. E como política tem tudo a haver com finanças, acho bom preparar nossos bolsos porque a guerra de poder vai começar.

Ontem 17, depois do presidente da Câmara declarar rompimento com o grupo de Dilma, fez vários despachos que podem complicar ainda mais a frágil governança da república, veja abaixo matéria do jornalista Josias de Souza publicada no site uol.com:

“Após romper com o governo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), desengavetou os 11 pedidos de impeachment protocolados contra Dilma Rousseff na Mesa diretora da Câmara. Um deles é de autoria de Jair Bolsonaro (PP-RJ). Em ofício datado desta sexta-feira (17), Cunha abriu um prazo de dez dias para Bolsonaro “emendar a denúncia” que formulou contra a presidente da República, “adequando-a aos requisitos da Lei número 1.079/1950 e do regimento interno da Câmara dos Deputados.”

A lei mencionada por Cunha define os crimes de responsabilidade. Bolsonaro protocolou o pedido de enquadramento de Dilma nessa lei há quatro meses, em março. No documento, o deputado responsabilizou a presidente pelos desvios na Petrobras, sob investigação na Operação Lava Jato.
Bolsonaro anotou: “Mais do que despreparo, mostra-se evidente a omissão da denunciada [Dilma] ao deixar de adotar medidas preventivas e repressivas para combater o câncer da corrupção em seu governo, mantendo, perto de si e em funções de alta relevância da administração federal, pessoas com fortes indícios de comprometimento ético e desvios de conduta. Deixou de agir em defesa da sociedade da qual é responsável máxima na administração pública.''

Com seu ofício, Cunha oferece a Bolsonoro a oportunidade de adensar o pedido de impeachment. O deputado poderá, por exemplo, adicionar ao documento a denúncia do delator Ricardo Pessoa. Dono da construtora UTC e coordenador do cartel que desviou pelo menos R$ 19 bilhões da Petrobras, Pessoa disse que parte da verba roubada (R$ 7,5 milhões) foi repassada ao comitê de campanha de Dilma, em 2014.

Não é usual que um presidente da Câmara peça a autores de pedidos de impeachment para emendar suas denúncias. Normalmente, as petições considerados insubsistentes são remetidas ao arquivo. Quando presidiu a Câmara, o atual vice-presidente da República Michel Temer arquivou prontamente pedidos de afastamento protocolados na Câmara contra o então presidente Fernando Henrique Cardoso.

A movimentação de Eduardo Cunha dá ideia do que está por vir em agosto, depois das férias dos congressistas. Dias atrás, em conversa com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Cunha revelara a intenção de submeter os pedidos de impeachment ao plenário da Câmara”.


Fonte: http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2015/07/17/cunha-desengavetou-pedidos-de-impeachment/

quarta-feira, 8 de julho de 2015

GOLPE DO BOLETO BANCÁRIO

Apesar de dias atrás já ter sido abordado este mesmo assunto, volto a insistir que os comerciantes tenham redobrada atenção quando do pagamento de boletos bancários, na data de hoje o site uol.com.br/notícias, publicou a seguinte matéria:
"O boleto bancário é uma modalidade de pagamento bem característica do Brasil. Ele se popularizou no país, pois é uma alternativa para as pessoas que não têm conta em banco pagarem títulos ou para quem não tem um cartão de crédito. Dada a popularidade desses títulos, vários golpistas aproveitam esse tipo de documento para enganar os consumidores.
"O sistema de boletos é da década de 1980 e, com a modernização, o processo para gerá-los na internet passa por uma página web, o que dá margem para alteração de dados", explica Fábio Assolini, analista sênior de segurança da empresa de antivírus Kaspersky,  sobre os perigos da forma de pagamento.
De acordo com especialistas consultados pela reportagem, há diversas formas de burlar boletos pela internet ou mesmo maneiras "offline" que são usadas por gente mal-intencionada. Veja a seguir como eles funcionam e como evitar esse tipo de golpe:

Correspondência

Alguns golpistas conseguem enviar correspondências muito parecidas com as cobranças originais. "A pessoa paga a fatura falsa e só vai perceber que era a errada quando chega uma nova cobrança dizendo que a fatura está em aberto", explicou Soraia Panella, coordenadora de atendimento do Procon-Rio.
Nesses casos, os golpistas alteram os dados bancários do documento: em vez do dinheiro ir para o banco X vai para uma conta do banco Y.
O que fazer: O usuário que suspeitar do boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do banco Itaú que comece com o número 237 (do banco Bradesco) é falsa, pois o número do banco é341.  Os códigos dos bancos podem ser encontrados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): http://www.febraban.org.br/arquivo/bancos/sitebancos2-0.asp
 

Comparação entre um boleto falso (acima) e um boleto verdadeiro (abaixo). No primeiro, o boleto está com logotipo do Banco do Brasil, mas começa com o número 341, do Itaú; note também que a sequência "Nosso Número" (segundo grupo de 12 números) está diferente no 1º
Outro problema é que boletos falsos geralmente têm o código de barras alterado para não serem lidos em leitores de caixa eletrônico ou de aplicativos bancários de celular.

Caso seja impossível realizar a leitura, o cuidado com os números digitados deve ser redobrado, pois esse truque geralmente é feito para forçar a pessoa a digitar o número alterado".
Fique atento!

terça-feira, 30 de junho de 2015

CORRUPÇÃO: O MAL DO BRASIL

O empreiteiro delator da “Lava Jato”, afirmou conforme noticiado no jornal Folha de São Paulo desta dada, que para não perder contratos com a Petrobras sua empresa a UTC foi coagida a contribuir com a campanha da presidenta Dilma Rousseff com a bagatela de R$ 7,5 milhões. Ricardo Pessoa, dono do grupo empresarial, disse ainda ter investido desde 2010 a 2014 o montante de R$ 53,6 milhões ficando assim distribuídos entre os partidos políticos:

  • PT = R$ 22,3 milhões;
  • PSDB = R$ 9,2 milhões;
  • DEM = R$ 4,8 milhões;
  • PMDB = R$ 3,9 milhões;
  • Outros = R$ 14,4 milhões.

Prestem atenção senhores leitores, estamos citando dados de apenas um grupo empresarial. Quantas outras igualmente não contribuíram para que a nossa digníssima presidenta fosse eleita?

E para a oposição e demais políticos, quantos milhões foram injetados?

Por que uma empresa investiria R$ 53,6 milhões em campanhas políticas?

Empresas não visam lucro?

É obvio se empresas são capitalistas e visam lucros, elas investem em campanhas políticas para garantir que seu capital e consequente lucro seja ainda maior.

É por isso que a reforma política não será de fato concretizada, pois enquanto for financiada pela iniciativa privada, haverá sempre jogo de interesses, as campanhas deveriam ser bancadas pelo governo, com contas específicas e controladas pelo TCU, MPF, PF e sociedade civil. Cujos recursos devem ser distribuídos igualitariamente para que todos os partidos tivessem condições de concorrer em pé de igualdade. Venceria o candidato que melhor proposta apresentasse e não aquele que mais dinheiro tivesse.

É claro que tudo isso só funcionaria adequadamente a partir do princípio de que o cidadão fosse conscientizado a não vender seu voto, mas infelizmente a corrupção está intrínseca entre as partes, o lado político que para ganhar se corrompe oferendo vantagens, a empresa que para ter lucro e vantagens se submete a bancar políticos e o brasileiro que na ponta se deixa corromper quando aceita favores em troca do voto.


Ailton Santiago.  

GERANDO EMPREGOS

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, vem a público parabenizar e agradecer ao empresário Flávio Nascimento de Souza, pela recente inauguração de sua Auto Elétrica no Loteamento Jardim Comercial/Distrito Industrial de Nova Olímpia.

A Prefeitura Municipal parabeniza o empresário Flávio e toda sua equipe pela visão empreendedora e por acreditar no potencial de Nova Olímpia, sabemos das dificuldades econômica e financeira por que passa o País, Estado e o Município, no entanto ser empreendedor é correr riscos calculados, é acreditar na força do trabalho e no profissionalismo de sua equipe, e a Auto Elétrica Souza está mostrando que veio pra ficar, pois, além de prestar o melhor serviço em auto elétrica, dispõe ainda de um amplo e variado auto peças para melhor atender o consumidor novaolimpiense e da região.

O Executivo Municipal através da Secretaria de Indústria e Comércio não tem medido esforços para que outras empresas venham a se instalar no "distrito industrial" e a maior dificuldade está em conseguir levar a rede de energia elétrica naquele loteamento, cujo investimentos ultrapassam os R$ 500 mil, porém, governador e deputados estão empenhados para a conclusão desta tão importante obra que é fator preponderante para que novas empresas possam alí se instalar, gerando mais empregos e renda.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

CUIDADO REDOBRADO COM OS BOLETOS BANCÁRIOS

Antes de pagar qualquer boleto bancário, o consumidor deve verificar os dados impressos, como número do banco, se o número do código de barra corresponde ao da parte de cima da fatura, CNPJ da empresa emissora do boleto, data de vencimento do título e se o valor cobrado corresponde ao devido pelo consumidor. A dica vale tanto para os boletos impressos pelo consumidor através de sites na internet quanto para os que chegam na residência pelos Correios.

O alerta é dos órgãos de defesa do consumidor, que registram casos de fraude em boletos bancários. De acordo com o diretor jurídico da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro(Procon-RJ), Carlos Eduardo Amorim, quando a autarquia recebe esse tipo de reclamação, verifica se houve falha na relação de consumo ou descuido da pessoa. Mas, como se trata de um crime, o consumidor lesado deve procurar a polícia.

"No Procon há gente que reclama que fez a compra e o produto não foi entregue. Aí a gente tem que ver se houve fraude ou se é problema na relação de consumo. Se o boleto foi enviado para a casa da pessoa por um criminoso, é questão de polícia, não é questão de Procon. Pelo boleto, a polícia consegue identificar para que conta esse depósito foi feito e descobre um laranja ou outra pessoa e consegue chegar ao fraudador", disse.

Amorim ressalta que, caso o boleto falso tenha sido emitido no site da loja, a empresa também é responsável. "Se o boleto foi realmente emitido no espaço seguro da loja, a loja é responsável, mas se é um boleto que a pessoa recebe por e-mail e paga ou pelo correio e a empresa não enviou, isso é fraude. Há muita coisa que é golpe, questão de polícia. Mas se você entra no site da empresa, o verdadeiro, não o site forjado, emite o boleto e o boleto sai forjado, aí é responsabilidade da empresa".
Para a coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Maria Inês Dolci, as empresas podem ser responsabilizadas por possíveis fraudes, já que é dever delas se cercar dos cuidados necessários para que o consumidor não seja penalizado.
"Se o consumidor for vítima do golpe, deve fazer contato com a empresa, mostrar os comprovantes de pagamento realizados. Mesmo que seja uma fraude de terceiros, esse é um vício oculto de serviço, que o cliente não tem como identificar e portanto a empresa emissora do boleto tem que ser solidária e tem que responder por esse problema", disse.

De acordo com ela, é possível que a fraude ocorra na emissão de segunda via dos boletos e também que a abordagem ocorra por telefone. "O estelionatário liga, se passa pelo credor e o consumidor acaba repassando os seus dados, inclusive os dados do boleto original para o falsário, que emite um novo documento com alteração da fonte que vai receber o valor a ser pago".

De acordo com a Polícia Civil, o crime que envolve boleto falso é registrado como fraude e entra nas estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP) como estelionato, sem tipificação específica. Os dados do ISP mostram que, de janeiro a abril desde ano, houve 11.470 casos de estelionato no estado, que incluem também outros tipos de tentativa de se obter vantagem indevida com prejuízo alheio.
Fonte: uol.com.br


quinta-feira, 30 de abril de 2015

Tornozeleira Não. Coleira Sim.

O site UOL desta terça-feira (28), noticia que, Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC, e mais oito empreiteiros que foram presos pela Polícia Federal por suspeita de participação na operação Lava Jato receberam liberdade condicional por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Os réus passam a usar tornozeleiras eletrônicas e cumprirão prisão domiciliar. Recente no Brasil, a tecnologia é adotada como alternativa para frear o encarceramento em massa no país.

Seu uso se tornou mais comum há cinco anos, a partir da lei 12.258/2010, que alterou a Lei de Execução Penal (7.210/1984), para que o aparelho pudesse fiscalizar a saída temporária e a prisão domiciliar de condenados que receberam tais benefícios.

Posteriormente, a lei 12.403/2011 alterou o Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689/1941) para incluir a monitoramento eletrônico como medida cautelar, em vez da prisão. A estratégia visa reduzir a quantidade de réus que aguardam presos o julgamento de seus processos --o equivalente a 41% da população carcerária nacional, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça.

Penso que, assim como os bandidos que ficam presos nos presídios usam seus respectivos uniformes (laranjas/amarelo) para serem identificados como “presidiário” igualmente os presos privilegiados com as tais tornozeleiras, deveriam ser substituídas por "COLEIRAS" e usá-las não escondidas por debaixo da barra das calças, mas sim presas em volta de seus respectivos pescoços, para que todo cidadão de bem soubesse com quem estaria lidando quando de seu contato com o meliante.

Ailton.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Seja Você também um(a) Municipalista

A Luta pela distribuição igualitária dos royaltes de petróleo e gás natural continua. Há mais de dois anos, uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) impede que a Lei 12.734/2012 seja efetivamente cumprida. Para mostrar aos ministros da Corte, em especial à Cármen Lúcia, autora da liminar, o quanto esses recursos são importantes para a sobrevivência dos entes municipais, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) lançará uma petição.

Um abaixo-assinado feito por meio da internet deve recolher assinaturas de prefeitos, vereadores, secretários e até mesmo dos cidadãos comuns para dar peso a esta petição. O objetivo é manifestar o interesse e a grande relevância desta decisão que só cabe ao STF. Aqueles que assinarem pedirão “atenção especial” ao tema por parte do Supremo. Vamos trabalhar para alcançar o expressivo número de 5 milhões de assinaturas. E garantir, assim que o STF decida com a máxima urgência sobre a matéria.

Todos devem assinar, a partir do prefeitos, vice prefeitos, secretários municipais, vereadores, presidentes de Conselhos Municipais, de entidades, Associações Comerciais, Sindicatos enfim, toda a sociedade.

Vamos mostrar a força e a união do Movimento Municipalista.

Ailton Santiago
fonte:http://www.royalties.cnm.org.br/abaixo-assinado/

terça-feira, 31 de março de 2015

Comissão de Constituição e Justiça Consegue Aprovar Redução de Maioridade Penal

Aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, a proposta que reduz a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos promete colocar ainda mais "água na fervura" dessa já acalorada discussão.

Apesar da oposição de deputados ligados ao governo, a CCJ, fortemente influenciada pela a Frente Parlamentar da Segurança Pública, conhecida como Bancada da Bala, aprovou a constitucionalidade da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) nesta terça-feira (31).

Agora, a Câmara criará uma comissão especial para analisar a proposta. Só depois de ser votada duas vezes na Câmara e de passar pelo Senado (também em duas votações) é que poderá, se for aprovado, virar lei. A tramitação da PEC ainda pode ser questionada no STF (Supremo Tribunal Federal).

O UOL consultou juristas, artigos e ONGs e selecionou argumentos contra e a favor da redução da maioridade penal. Confira:

CONTRA
A redução da maioridade penal fere uma das cláusulas pétreas (aquelas que não podem ser modificadas por congressistas) da Constituição de 1988. O artigo 228 é claro: "São penalmente inimputáveis os menores de 18 anos";

A inclusão de jovens a partir de 16 anos no sistema prisional brasileiro não iria contribuir para a sua reinserção na sociedade. Relatórios de entidades nacionais e internacionais vêm criticando a qualidade do sistema prisional brasileiro;

A pressão para a redução da maioridade penal está baseada em casos isolados, e não em dados estatísticos. Segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública, jovens entre 16 e 18 anos são responsáveis por menos de 0,9% dos crimes praticados no país. Se forem considerados os homicídios e tentativas de homicídio, esse número cai para 0,5%;

Em vez de reduzir a maioridade penal, o governo deveria investir em educação e em políticas públicas para proteger os jovens e diminuir a vulnerabilidade deles ao crime. No Brasil, segundo dados do IBGE, 486 mil crianças entre cinco e 13 anos eram vítimas do trabalho infantil em todo o Brasil em 2013. No quesito educação, o Brasil ainda tem 13 milhões de analfabetos com 15 anos de idade ou mais;

A redução da maioridade penal iria afetar, preferencialmente, jovens negros, pobres e moradores de áreas periféricas do Brasil, na medida em que este é operfil de boa parte da população carcerária brasileira. Estudo da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) aponta que 72% da população carcerária brasileira é composta por negros.

 A FAVOR
A mudança do artigo 228 da Constituição de 1988 não seria inconstitucional. O artigo 60 da Constituição, no seu inciso 4º, estabelece que as PECs não podem extinguir direitos e garantias individuais. Defensores da PEC 171 afirmam que ela não acaba com direitos, apenas impõe novas regras;

A impunidade gera mais violência. Os jovens "de hoje" têm consciência de que não podem ser presos e punidos como adultos. Por isso continuam a cometer crimes;
A redução da maioridade penal iria proteger os jovens do aliciamento feito pelo crime organizado, que tem recrutado menores de 18 anos para atividades, sobretudo, relacionadas ao tráfico de drogas;

O Brasil precisa alinhar a sua legislação à de países desenvolvidos com os Estados Unidos, onde, na maioria dos Estados, adolescentes acima de 12 anos de idade podem ser submetidos a processos judiciais da mesma forma que adultos;

A maioria da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal.Em 2013, pesquisa realizada pelo instituto CNT/MDA indicou que 92,7% dos brasileiros são a favor da medida. No mesmo ano, pesquisa do instituto Datafolha indicou que 93% dos paulistanos são a favor da redução.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/03/31/caminho-da-proposta-que-reduz-a-maioridade-penal


sábado, 21 de fevereiro de 2015

Rompimento de Rodovia Isola Trafego à Jangada-MT

As fortes chuvas que tem ocorrido nos últimos dias, foram a causa da obstrução de parte da Rod. MT-246, mais precisamente a 18 km de Barra dos Bugres sentido ao Distrito de Currupira.

O abandono e a má conservação de nossas rodovias por parte do governo Estadual além de prejuízos aos motoristas que veem seus veículos serem danificados, há o prejuízo ainda maior à economia do Estado e do País que ao transportar alimentos como soja milho e demais produtos agrícolas, que devido aos solavancos causados pelos buracos das péssimas rodovias, grande parte da carga se perde pelo caminho. Sem falar das centenas de vítimas fatais ocasionadas por acidentes entre veículos.

O que nos deixa tristes não é apenas esse fato, porque este não é um fato isolado, todas as rodovias de nosso Estado estão em péssimas condições de trafegabilidade, sem acostamentos, sem sinalizações, esburacadas e sem conservação adequada.

De nada nos vale sermos o Estado celeiro em grãos, ou com maior rebanho bovino do país, se o que se perde, dariam para fomentar a economia do Estado e fazê-lo modelo para o mundo. Resta-nos confiar e apostar na seriedade que vem demonstrando até o memento do neo-governador Pedro Taques que a princípio nos parece estar bem intencionado.

Ailton Santiago

foto: http://www.radiopioneira.com.br/index.php/new/26515/mt-246-que-liga-barra-do-bugres-a-jangada-esta-interditada

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Deputado Victório Galli anuncia emenda parlamentar para Nova Olímpia

Nova Olímpia recebeu na tarde de quarta-feira (18), a visita do Deputado Federal Victório Galli (PSC). Ele foi recebido pelo prefeito Cristovão Masson (PP) e pelo vereador Eguinaldo Rodrigues Feitoza (Irmão Guina), também do PSC. A recepção aconteceu no gabinete do prefeito. O deputado também visitou o bairro Jardim Itamarati e concedeu entrevista na emissora comunitária Rádio Cultura.

Victorio Galli destacou que sua vinda a Nova Olímpia tinha três objetivos: o primeiro é agradecer os 528 (7,09%) votos obtidos na eleição de 2014; o segundo foi retribuir a visita do prefeito ao seu gabinete em Brasília na semana passada, e o terceiro, atendendo ao pedido do vereador e do prefeito, anunciar a destinação de emenda parlamentar na ordem de R$ 300 mil para obras de pavimentação asfáltica no perímetro urbano.

"Aproveitando o recesso de carnaval, estamos percorrendo alguns municípios de Mato Grosso para agradecer a votação obtida nas eleições passadas e também retribuir esse apoio destinando recursos para obras que melhorem a qualidade de vida da nossa população (...). O prefeito Cristovão esteve em nosso gabinete e apresentou várias reivindicações e uma em especial do vereador Irmão Guina que diz respeito a pavimentação", disse o parlamentar que faz parte da bancada evangélica no Congresso Nacional.

O deputado também frisou que seu gabinete está de portas abertas para atender aos pleitos de Nova Olímpia, inclusive com uma assessora para acompanhar os trâmites dos projetos de Nova Olímpia nos Ministérios. "O prefeito e toda autoridade deste querido município podem contar com o nosso gabinete como ponto de apoio em Brasília", citou Galli.

O prefeito Cristovão reforçou que na sua última viagem a Brasília recebeu toda assistência do deputado e sua equipe em projetos na Ministério da Agricultura e na Integração Nacional. Ele também destacou que a atitude de Galli demonstra comprometimento com Nova Olímpia e região. Ele fez agradecimentos pelo atendimento das reivindicações, afirmando que as verbas a serem destinadas vão garantir a realização de obras prioritárias em ruas da cidade.

Já o vereador líder do PSC em Nova Olímpia destacou a importância da visita do deputado, dizendo que Galli dá uma resposta muito positiva para a população que acreditou em sua força de trabalho. "Vem a Nova Olímpia para trazer resultado. Agradecemos muito a ele por olhar para nossa cidade", citou o vereador Irmão Guina.

Além de Nova Olímpia, o deputado também esteve em Diamantino, Barra do Bugres e Tangará da Serra.

por: Nelson Alves.